verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Tabule de beterraba

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tabule de beterraba


Se a gente acrescentar a colorida e adocicada beterraba à campeã receita de tabule, leve, fresca e aromática? O resultado é um tabule de beterraba de cor linda e sabor delicado, que ganha um toque a mais com a leve doçura do legume. O sabor da beterraba combinou muito bem com a receita (quase) tradicional do tabule. Assim, você ganha uma opção diferente e muito saborosa de salada, que é quase uma refeição completa: o trigo ajuda a dar saciedade e segura a fome até a próxima refeição.


Tabule de beterraba
(Rende duas porções, se for prato único)

1/2 beterraba grande crua ralada*
Suco de 1/2 limão
Sal
5 colheres de sopa cheias de trigo para quibe hidratado
3 colheres de sopa de hortelã picada
3 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de café de pimenta síria em pó
1 colher de café de cominho em pó
1 colher de sopa de xarope de romã (opcional)
4 colheres de sopa de azeite

*Recomendo fortemente o uso de luvas descartáveis para manipular a beterraba, sob o risco de ganhar mãos cor-de-rosa :)

Tempere a beterraba ralada com o suco de limão e sal a gosto, misture. Junte o trigo, a hortelã, a salsinha, a cebola, a pimenta e o cominho, misture tudo bem. Acrescente o de romã e o azeite, misture novamente. Em resumo, é só misturar tudo, simples assim, com a ressalva de banhar a beterraba sozinha com o suco de limão, para garantir a acidez que realça o sabor do legume. Sirva frio e regado com mais azeite.

>> Aprenda a hidratar o trigo para quibe e veja a receita do tabule tradicional.

Tinha feito um quibe de forno e exagerei (de propósito) no trigo a ser hidratado, assim pude guardar um pouco dele já pronto para usar em saladas. Em pote bem fechado, dura alguns dias na geladeira. Se você for hidratar o trigo do zero, a quantidade do grão cru é mais ou menos metade da quantia dele hidratado.

------------------------------------------------

O bolo cappuccino (confira a receita AQUI) já andou aparecendo em outras cozinhas. A Valquíria deu um toque a mais na receita e usou creme de leite no lugar do leite. Virou um bolo cappuccino com creme, aprovadíssimo!

Foto: Valquíria Santana
E o charme do formato de coração? É café, é creme, é muito amor! A Valquíria é fotógrafa e, além de fazer arte na cozinha, também tem um ateliê (AQUI) onde cria lembrancinhas e vários artigos personalizados diretamente de Aracaju.

Fez uma receita do Casa, Coisas e Sabores, aprovou, tirou foto? Manda para cá!



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: tabule de beterraba.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

5 comentários:

  1. Hummmmmmm, deve ficar muito bom, adoro beterraba e esse tabule é uma forma de não enjoar. Mais uma receita para a lista da dieta.
    Vi que você também está de dieta, a minha é sem glúten e sem lactose, bem complicado também, visto que trigo e leite são produtos que quase toda receita tem, mas tenho conseguido substituir e estou me dando bem, mas tenho que rebolar, o marido adoro um pão e é difícil conseguir bons resultados sem trigo, até agora me dei bem...rs!
    Tenho feito muita salada e a receita desse tabule vai me ajudar muito.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Adri, que linda a cor deste tabule! E super saudável. Adorei a dica! bj.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante essa receita, que na verdade nunca tinha visto, super original!

    Gostei do toque do xarope de romã, deve ser muito bom isso,

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adri querida que receita original. adoro beterraba, hj mesmo publiqui uma saladinha de beterraba, simples que adoro. A cor ficou linda desse tabule e pra mim é novidade, vou experimentar. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Rachel, imagino sua dificuldade! Ainda bem que hoje em dia já há mais recursos para dietas restritivas, mas, mesmo assim, não é fácil. Os sabores do tabule combinaram muito bem com a beterraba, é um jeito diferente de usar o legume :) Beijos!

    Monica, essa cor da beterraba é apaixonante, né? Gosto muito de beterraba, a cor já me abre o apetite :) Beijos!

    Renata, o xarope de romã não é muito comum de se encontrar, fica uma coisa com carne de porco! Ele é doce e ácido ao mesmo tempo, uma delícia.

    Josy, salada de beterraba nunca é demais! Eu também adoro, simples ou mais incrementada. Até a beterraba cozida com um fio de azeite já é uma maravilha! Beijinho!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...