verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frigideira de bacalhau com quiabo

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Frigideira de bacalhau com quiabo


Bacalhau com quiabo é uma combinação inusitada e que dá muito certo, certíssimo! Liberte seu quiabo da companhia do frango - uma dupla campeã, sem dúvida - e experimente colocá-lo junto com outros tipos de carne. A frigideira de bacalhau com quiabo é daqueles mexidinhos que não dão trabalho nenhum (comprei o bacalhau já dessalgado, mão na roda), bem temperados e com ingredientes muito simples. E ainda tem um truque que aprendi com a chef Roberta Sudbrack. Sou chique? Comprei o quiabo a centavos o quilo, baratinho.

O que seria um camarão com quiabo, virou uma frigideira de bacalhau com quiabo, pois, uma vez no supermercado, tudo pode mudar. Para essa receita, usei o bacalhau que se compra congelado e já dessalgado, uma mão na roda para um jantar para dois. Paguei R$ 10 em uma embalagem de 1/2 kg, a diferença de preço para o bacalhau seco nem foi tão absurda. É tirar da embalagem e usar, nota 10 em praticidade. Vou falar do truque do quiabo ao longo da receita, vi a chef Roberta Sudbrack dando a dica no programa Mais Você e resolvi testar em casa: o quiabo não perde a baba (que eu adoro), mas também não fica melequento, fica uma textura ótima. Faça o teste e veja se também lhe agrada, que o assunto "baba do quiabo" é coisa muito pessoal :)


Frigideira de bacalhau com quiabo
(Rende 4 porções)

5 quiabos grandes (aproximadamente)
300 g de bacalhau dessalgado (aproximadamente)
1 folha de louro
Sal
1/4 de cebola cortada em pétalas*
1 tomate em cubinhos
2 colheres de sopa de salsinha picada
Azeite

*A cebola pode ser picadinha. É que tenho frescura para comer cebola e coloco grande para poder catar depois. Mas também acho que fica mais bonito os pedaços grandões.

Truque do quiabo: lave os quiabos - e apenas isso, não corte, não faça nada - e leve-os inteiros para tostar em uma frigideira grande untada com azeite, na temperatura média. Vá virando os quiabos com uma pinça ou espátula (sem furar) para tostar em todos os lados. Quando tiver meio queimadinho, tire do fogo. Não deixe ficar mole, por isso o fogo tem que ser de médio para alto. Deixe esfriar um pouco e, aí sim, corte em pedaços, desprezando o topo e a pontinha. Reserve.


Cozinhe o bacalhau na água (o suficiente para cobrir), com o louro e um pouco de sal. Quando estiver macio, retire a pele e as espinhas, e vá retirando lascas com a mão, pedaços grosseiros mesmo. Reserve. Na mesma frigideira que tostou os quiabos (para não lavar outra panela, rá!), acrescente mais azeite e refogue a cebola até ficar meio transparente. Junte o bacalhau em lascas e refogue mais um pouco. Acrescente os pedaços de quiabo e refogue com mais apuro, para cozinhar o quiabo. Ele não deve ficar mole. Junte o tomate e a salsinha, e deixe mais um pouco, só para esquentar o tomate, a ideia é que os pedaços não fiquem se desfazendo. Corrija o sal, se necessário. Desligue o fogo, regue com mais azeite, sirva e seja bem feliz.

>> Bolinho de bacalhau no forno? Sim, esse é sem fritura.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: frigideira de bacalhau com quiabo.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Adri,
    Você já viu alguma receita que leva bacalhau ficar ruim...rs?
    Acho que o quiabo é uma ótima companhia, por que não?
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Gina, não tem como, né? Rss. A não ser que o bacalhau não esteja dessalgado no ponto, aí fica difícil de comer! Sou suspeita porque adoro quiabo, mas vou te dizer que ele acompanhou o bacalhau lindamente :) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de de cozinhar adorei essa receita e acrescentei batata junto à essa receita ficou uma delícia

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...