verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Geleia de maçã caseira

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Geleia de maçã caseira


Se você nunca fez geleia caseira ou acha que por algum motivo não vai conseguir dar o ponto, a receita de geleia de maçã é ótima para começar a perder esse trauma. Fácil de fazer, sem segredos, em pouco tempo você prepara e enche um pote de vidro, abandonando de vez a geleia industrializada. A geleia de maçã também é base para outras geleias.Tomando cuidados no armazenamento (vou dizer quais são) e mantendo na geladeira, tem boa durabilidade e você consegue consumir o pote até o fim. Se bem que, aqui em casa, a geleia vai embora em poucos dias.

A maçã é uma fruta rica em pectina, justamente a substância que ajuda a dar o ponto da geleia. Isso quer dizer também que você consegue usar pouco açúcar, pois ele é apenas para adoçar, não para dar ponto. Sabe aquelas maçãs que já estão ficando meio tristes, tristes demais para serem consumidas in natura? Geleia delas!


Truque importante: a maçã também serve de base para preparar outras geleias, principalmente de frutas mais "aguadinhas" e que não ficam tão cremosas se levadas ao fogo sozinhas. Acrescente suco de maracujá, kiwi processado, melão batido - entre outros - à receita de geleia de maçã e tenha uma receita de geleia diferente toda semana. Já coloquei no Twitter do Casa, Coisas e Sabores (@Casa_Sabores) essa sugestão de geleia com kiwi, veja AQUI como fica linda.

Geleia de maçã
(Rende um pote de 180 ml)

3 maçãs médias
2 colheres de sopa de açúcar
1/4 de xícara de água
Suco de 1 limão

Retire as cascas das maçãs, corte em quatro na longitudinal e retire o miolo com os caroços. Corte as maçãs em cubos pequenos e, enquanto isso, vá regando os pedaços com suco de limão. Leve os pedaços de maçã ao fogo médio, junto com a água, o açúcar e o suco de limão que tiver sobrado. Deixe os pedaços de maçã cozinharem até ficarem bem macios, acrescentando mais água, se necessário para não grudar na panela. Retire a panela do fogo e triture as maçãs na própria panela com um mixer ou amasse com um pilão/amassador de batatas (você também pode levar ao liquidificador). Volte a panela para o fogo baixo e deixe apurar, até ficar na consistência desejada.

Armazenando a geleia: coloque um pote de vidro e sua tampa (usei um pote de geleia indistrializada), bem lavados, dentro de uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Depois de começara  ferver, deixe uns 10 minutos. Retire o pote e a tampa de dentro da panela com uma pinça ou outro utensílio - o importante é não meter a mão - e coloque-os de boca para baixo em cima de um papel toalha ou pano de prato limpo, para secar. Coloque a geleia ainda quente dentro do pote já seco e tampe bem. Fechado o pote, a geleia dura muitos dias. Depois de aberto, mantenha na geladeira, dura pelo menos uns 7 dias.

Você também pode substituir o açúcar pela quantidade equivalente de adoçante culinário (aquele que pode ir ao fogo) para obter uma geleia diet. Se você quiser aproveitar as fibras da casca das maçãs e evitar o desperdício, bata a maçã com casca e tudo (sem o miolo) no liquidificador/processador antes de levar ao fogo, fica uma textura mais fibrosa, uma delícia também.

>> Veja AQUI como fazer uma geleia de casca de abacaxi, aproveitando algo que iria para o lixo para incrementar seu café-da manhã ou lanche.
>> Veja AQUI uma receita para usar sua geleia de maçã substituindo a geleia de gengibre em um frango assado delicioso.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------

O blog Nacozinha tem uma receita de geleia de maracujá (AQUI) que usa a própria casca da fruta para obter a pectina, aproveitando a fruta quase que completamente. Adoramos.

Atualização: Olha o Nacozinha de novo (Gina, rainha da geleia). ESSA postagem mostra como obter pectina caseira de casca de laranja e ainda dá dicas para fazer geleias.


37 comentários:

  1. Adorei as dicas e a geleia .. ficou divina. Parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir
  2. Geléias caseiras sempre são mais gostosas né Adri. Essa sua ficou linda e renho certeza que deliciosa. Adorei a dica de juntar outras frutas a essa. ótima receita. Bjos excelente semana

    ResponderExcluir
  3. Taí um sabor que ainda não fiz. Nos sabores que fazia, não costumava utilizar pectina e, se uso, é a caseira. Prefiro as geleias com alto teor de pectina.
    Há alguns anos, fazia e vendia, mas depois que deixei de vender, não me animei mais a fazer, porque o marido não liga muito para geleias.
    Maçã é boa em tudo, né?
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Adri querida, amei amei a receita! Você sempre ensina de um jeito que quase to pegando as panelas, Adri!
    Delícia! Amo maçã!!!
    Obrigada sempre por compartilhar!
    Bjosssssssssss e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Andréa, obrigada! Tomara que você se anime de fazer a sua :)

    Josy, as geleias caseiras são mesmo deliciosas, gosto de fazê-las também porque posso dosar o açúcar, prefiro geleias que pareçam um purê de frutas :) Beijinho!

    Gina, sim, maçã é boa em tudo, falou e disse :) A maçã contém muita pectina, é ótima para dar a consistência para outras geleias sem usar pectina industrializada. Vou aproveitar seu expertise em geleias e tirar umas dúvidas, ainda não acertei em geleias cítricas...beijos!

    Vero, estou esperando o dia em que você vai correr para as panelas! Rs. Também adoro maçã, êta frutinha boa para tudo, como disse a Gina :) Beijos, eu que agradeço a sua visita!

    ResponderExcluir
  6. Na boa, eu prefiro a geleia transparente feita apenas com o suco do cozimento das maçãs. Mas também não tenho conseguido dar o ponto. Já tentei com gelatina incolor e fica bem ruim. Ou minha geleia fica rala ou puxa puxa, parecendo um caramelo. Alguém tem uma dica, sem ter que usar aquelas pectinas industrializadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, vai de gosto, né? Prefiro fazer geleias com a polpa da fruta (principalmente da maçã) porque assim consigo usar menos açúcar, fica mais light. Algumas receitas também usam sementes de laranja para dar ponto na geleia, porque as sementes também têm alto teor de pectina. Não estou bem lembrada do processo, mas fica a dica para você fazer suas pesquisas :)

      Excluir
    2. Use a pectina da casca do maracuja. Ferva (sem sementes) tire a pele branca e bata o restante da casca no liquidificador. Incorpore essa massa a geleia de laranja.

      Excluir
  7. Olá, tentei fazer essa receita de geleia, mas com o suco de limão ficou mega ácido, azedo... aí aumentei a quantidade de açúcar para duas colheres a mais. Mas mesmo assim ficou azedo, vamos ver quando esfriar. Eu sei que o limão não deixa a maçã ficar escura, mas tem certeza que essa quantidade de limão mesmo? Suso de Um limão inteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Na minha receita usei sim o suco de 1 limão todo e não ficou azedo, mas meu limão era dos comuns, pequeno. De repente seu limão era maior, tinha mais suco, ou suas maçãs eram menores que as minhas. Se quiser corrigir sua geleia, volte com ela ao fogo com mais 1 maçã já triturada. Mas de qualquer forma, nas próximas receitas vou medir o suco com a colher de sopa em vez de colocar assim, "suco de 1 limão", para ficar mais específico para quem for seguir a receita.

      Excluir
  8. Obrigada pela resposta do limão. Eu corrigi a receita, mas acrescentando mais açúcar, porque era a primeira ideia que vinha a minha cabeça. rs Mas ficou uma delícia mesmo assim, e minha mãe adorou o azedinho que realçou a maçã. Bom então na próxima vez adiciono metade de um limão ou uma colher de sopa como você disse. Realmente a geleia mais durinha da polpa é melhor. Agora guardarei essa receita sempre, pois não gosto de fazer em grandes quantidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigir com açúcar também dá certo, rs. O sabor do limão também depende do gosto, como você já viu que essa quantidade é muita para seu paladar, já usa menos da próxima vez. A ideia é essa, aí você já fica com a sua receita, do jeitinho que gosta :) Beijos!

      Excluir
  9. Gostei muito e com certeza vou fazer. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Janes, puxa, fiquei superfeliz com seu comentário! Que bom que gostou da receita da geleia e das outras que estão por aqui :) Espero te ver mais vezes, a casa é sua! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz e ficou maravilhosa, estou comendo toda hora. Dosei o açucar pq prefiro mais para purezinho. Obrigada por compartilhar a receita. Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia! É isso aí, o bom de fazer as coisas em casa é que podemos deixar do nosso gosto, mais doce, mais consistente, mais "light"...agora já tem uma receita para chamar de sua :) Ah, não esquece que você pode usar a maçã como base para acrescentar sabores (maracujá, kiwi, manga...). Beijos! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. mais ou menos quantos minutos no fogo??? precisa ficar mexendo o tempo todo na panela???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10 minutos... ja vi.. brigadão.. parece ótima e fácil a receita.. as maças nao irão mais para o lixo.. :]

      Excluir
    2. alias não... realmente... os 10 minutos é para esterelizar o recipiente... só tem escrito "ate ficarem

      e para o cozimento das maças?? quantos minutos em média? se processar a maça antes do cozimento é mais rápido? precisa ficar mexendo?

      Excluir
    3. Olá! Então...na primeira etapa, com os pedaços de maçã, chutaria uns 10 min para elas ficarem bem macias (é chute mesmo, não registrei o tempo na hora que estava fazendo). O ponto é quando os pedaços estiverem tão macios que você consiga amassar feito batata, sabe? Não precisa mexer o tempo todo nessa etapa, só vá verificando a maciez e cuidando da água, para não acabar e os pedaços ficarem colando no fundo. Na segunda etapa, quando as maçãs voltam ao fogo depois de trituradas, precisa ficar mexendo de vez em quando. Não precisa ser sempre como no brigadeiro, mas cuide da panela, fique por perto e dando umas mexidinhas. Espero ter tirado suas dúvidas, se ficou mais algumas, só perguntar :) Bjs.

      Excluir
    4. Ah, nunca experimentei triturar antes as maçãs. Imagino que a textura da geleia ao final mude, vão ficar pedacinhos bem discretos e não um purê (a não ser que você triture novamente depois de cozido, para mim já é trabalho demais, rs). Certamente, quanto menores os pedaços, mais rápido o cozimento. Beijos.

      Excluir
  13. Suas receitas são ótimas, estou pensando o que fazer hoje para o lanche e achei os bolinhos de maçã uma ótima e saudável opção! Bom domingo! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ainda que todo o artigo esteja bem escrito, a verdade é que isto é uma receita de compota e não de geleia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compota de maçã eu faço sempre. É bem parecido... só que para na primeira etapa, com os pedaços inteiros. Compota em pasta em nunca vi. Lá vai... 500gr de maçã, 400gr de acucar cristal, 1 copo de agua. Ferva até ficar transparente (maçã). Pronto! Ah as maçãs sem cascas e sem sementes, eu corto em quatro, gosto de pedaços grandes... beijos

      Excluir
  15. Ficou uma delícia... Muito gostosa! Muito bom seu site!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Que bom que gostou, obrigada pelo comentário :) Bjs!

      Excluir
  16. Olá! Eu fiz hoje é adorei! Cozinhei com cravo e cardamomo ficou divino! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamily, amei sua ideia de acrescentar especiarias à geleia, deve ter ficado muito bom :D Beijos!

      Excluir
  17. Humm nunca provei geléia de maçã vou fazer��mas eu não posso comer nada ácido ou cítrico da pra sentir o limão ainda depois de pronta? ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cinara! Essa geleia fica bem purezinho, uma delícia, um jeito que encontrei de usar pouco açúcar. Pode usar menos limão, não vai interferir. Use meio limão e vá regando as maçãs cruas, o que sobrar de suco, se sobrar, jogue na panela :) Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Cinara! Essa geleia fica bem purezinho, uma delícia, um jeito que encontrei de usar pouco açúcar. Pode usar menos limão, não vai interferir. Use meio limão e vá regando as maçãs cruas, o que sobrar de suco, se sobrar, jogue na panela :) Beijos!

      Excluir
  18. Como faço para fazer uma geleia em grandes porçoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você pode aumentar a receita, nas mesmas proporções, o quanto você quiser. Assim, dá pra duplicar, triplicar... Essa é uma receita mais caseira, para venda, não sei se fica com custo e conservação adequados. Se a ideia for essa, sugiro que pesquise receitas mais específicas para esse fim :) Bjs!

      Excluir
    2. Oi! Você pode aumentar a receita, nas mesmas proporções, o quanto você quiser. Assim, dá pra duplicar, triplicar... Essa é uma receita mais caseira, para venda, não sei se fica com custo e conservação adequados. Se a ideia for essa, sugiro que pesquise receitas mais específicas para esse fim :) Bjs!

      Excluir
  19. Oi, sobre usar a geleia de maçã como base para outros sabores, em que momento mistura o suco da outra fruta? tem alguma receita com os outros saboreas? não consegui abrir o link do tweeter...

    ResponderExcluir
  20. Oi, Renatinha! O tweet é antigo, acabou sumindo... vc vai misturar o suco/polpa da outra fruta logo no início, junto com todos os outros ingredientes e antes de ligar o fogo. Podem ser polpa de maracujá, kiwi, abacaxi ou pêssego processados... beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...