verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Palha italiana turbinada

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Palha italiana turbinada


Quem nunca viu/comeu/cheirou palha italiana precisa resolver esse problema urgentemente. Você me pergunta: o que tem de tão especial em colocar pedaços de biscoito no brigadeiro? Eu respondo: não sei, só sei que é um docinho tão fácil de amar quanto de fazer. Para melhorar o que já era bom, sugiro uma versão turbinada com nozes. Você não imagina o plus que essa coisa boba dá à receita, que, aliás, é opção certeira para lembrancinhas de aniversário e de casamento, presentinhos e afins.

Pesquisando pela internet, não consegui chegar à conclusão sobre a origem da palha italiana, mas tudo indica que é coisa nossa, levemente inspirada na receita de salame de chocolate italiano. Em um lugar onde trabalhei por alguns bons anos, havia uma espécie de adoração à palha italiana, tendo como ponto alto a caridosa doação a colegas de redação de duas caixas enormes de palha italiana em plena festa de casamento de um dos colegas de trabalho. Docinhos (maravilhosos) feitos pelo irmão do noivo, conhecido por nós como o "Palha".

Palha italiana turbinada
(Rende cerca de 10 quadrados médios)

1 lata de leite condensado
1/2 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó
10 biscoitos maisena quebrados
2 colheres de sopa de nozes quebradas

Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó e leve a fogo baixo, mexendo sempre, até formar um brigadeiro firme (o ponto é quando, ao raspar o fundo da panela com a colher, o doce desgruda). Desligue o fogo, deixe amornar um pouco, acrescente o biscoito quebrado e as nozes, e misture. Coloque a mistura em uma travessa ou untada com manteiga e deixe esfriar. Corte quadradinhos e passe-os no açúcar.

O ideal é deixar a palha esfriar de um dia para o outro, para ela ficar bem firme e mais fácil de cortar. Na falta de tempo, fiz no final da manhã para cortar no final da tarde, ainda meio molenga. Nada que uma modelada com as mãos na hora de passar o açúcar não resolvesse. Fica a dica: turbine sua palha italiana com o tipo de castanha que mais gostar, ótima oportunidade para aproveitar sobras do Natal.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------

Confira AQUI nossas receitas com chocolate, que aposto que deu a maior vontade :-)

O blog Cozinha da Monica sugere uma palha italiana cremosa com maçã, veja AQUI.


8 comentários:

  1. Oi Adri,
    Palha italiana é tudo de bom e turbinada entõa...
    Feliz 2012 para vc com tudo o que vc deseja.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Adri que delicia!!! Já vi várias vezes a receita de palha mas nunca tentei nem provei! =) quem sabe chegou a oportunidade de testar né!? Linda linda!! Beijos! Tê

    ResponderExcluir
  3. Nossa Adri, vc abalou Bangu!! Palha Italiana turbinada assim só pode ficar um arraso. Sabe que nunca tive essa magnifica idéia? Gostei muito lindona Bjoca

    ResponderExcluir
  4. Adri amadaaaaaaaaaaa, que divina esta receita!!!
    Arrasou!
    Você sempre se preocupando em trazer receitas mará pra gente, obrigada!
    Beijosssssssssss e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Adoro palha Italiana, impossivel resistir Adriana,

    beijos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  6. Lylia, obrigada! Ótimo 2012 para ti também :-) Palha italiana é quase unanimidade, rs. Beijos!

    Tê, acho que minha postagem foi um sinal para você fazer a receita! Rss. Tem que provar, você não vai se arrepender :-) Beijos!

    Josy, adorei o "abalou Bangu"! Rs. Não sei quanto a Bangu, mas os amigos que vieram aqui em casa ficaram bem abalados com essa palha, hehe. Beijocas!

    Vero, eu peguei pesado dessa vez: tem como algo feito com base no brigadeiro ficar ruim? É para detonar a dieta de qualquer um! Hehe. Beijinhos!

    Mariana, eu também adoro palha, mas faço pouco, porque essa receita é um perigo e não quero sair rolando por aí, rs. Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Saberia dizer a validade das mesmas? Pensando em fazer para enrolar no celofane pra festa do meu pequeno. Parabéns pelo site,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que gostou daqui! As palhas duram bem, quanto mais fresquinhas, mais gostosas, mas a durabilidade chega a até 7 dias. Aproveito para te indicar meu "ateliê" de doces, pois a especialidade é justamente a palha italiana! Sou do Rio de Janeiro/RJ, mas envio para a região Sudeste:

      www.loja.casacoisasesabores.com.br

      Caso queira um orçamento, sem compromisso: loja@casacoisasesabores.com.br

      Deixo também o link para a foto de uma lembrancinha de palha italiana que fiz para festa infantil, para você se inspirar: Foto lembrancinha
      Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...