verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Escondidinho de beringela

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Escondidinho de beringela


Esse é um escondidinho vegetariano, mas com tudo que tem direito: purê leve e cremoso, com aquela casquinha que forma quando batata vai ao forno, escondendo um "recheio" úmido e saboroso. A beringela bem temperada ganhou um toque picante. A pimenta é opcional, mas, se você gosta, vai fundo pois combina uma maravilha. O escondidinho de beringela leva ingredientes que você tem em casa, fica pronto em um instante e ainda serve de prato único. Prático, fácil, diferente e reconfortante: se joga na beringela que o sucesso é garantido.

Para retirar o amargor da beringela, uma das dicas é espalhar uma camada de sal nos pedaços e deixar por um tempo. Isso mantém a beringela sequinha, mas acho que fica muito salgada depois, não gosto. A dica que eu uso é de, enquanto vou cortando, deixar os pedaços de molho na água com vinagre (veja AQUI mais dicas com vinagre) por alguns minutos. Na hora de usar, espremo os pedaços com as mãos, pois a beringela acaba mesmo "chupando" um pouco da água.

Escondidinho de beringela
(Rende duas porções bem servidas)

2 batatas médias
Manteiga, leite e sal (para o purê)
1 beringela média em cubos
2 dentes de alho picados
1 tomate picado
3/4 de xícara de polpa de tomate pronta (ou molho de tomate)
Manjericão seco
Pimenta calabresa (opcional)
Azeite

Cozinhe as batatas até ficarem bem macias, amasse-as e misture com manteiga, leite e sal, a fim de formar um purê bem cremoso, porém firme. Reserve. Em uma travessa, misture a beringela (crua mesmo) com o alho, o tomate, a polpa de tomate e o manjericão. Regue com azeite. Se quiser, coloque sal, para meu gosto, não precisei usar. Nivele o recheio de beringela na travessa com a ajuda de uma colher. Coloque o purê por cima, cobrindo a beringela e nivelando também. Leve ao forno médio-alto por cerca de 30 min.

Usei apenas um garfo para fazer uma decoração de leve no purê: fui fazendo movimentos de "levantar" com o garfo, primeiro de cima para baixo, depois no sentido da esquerda para a direita, até formar picos. Aprendi essa de decorar com garfo com a querida Josy, do Cozinhando com a Josy, que deixa tudo mais lindo apenas usando esse utensílio tão comum.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


------------------------------------------------------

Confira o que mais foi escondido: Escondidinho de abóbora com carne (AQUI) e Peixe escondidinho (AQUI)
Recomendo um passeio pelo Cozinhando com a Josy, conheça AQUI.

9 comentários:

  1. Que delíciaaaa! Eu amo berinjelas e agora este escondidinho ficou show hein? Vou fazer qualquer dia aqui em casa.
    Beijos :o)

    ResponderExcluir
  2. muito bom, de água na boca! aproveito para convidar a participar do sorteio de uma kit de saleiro e pimenteiro da Norpro: http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2012/01/nostalgia-no-ar.html

    ResponderExcluir
  3. Ah vc é uma querida Adri, obrigada por me recomendar, fico muito grata, realmente essa técnica do garfo é super simples e sempre dá um visual lindo
    Esse seu escondidinho com certeza, e sem sombra de dúvidas, ficou hiper delicioso, já que amo berinjelas. Gostei muito dessa sugestão Adri. Ficou uma linda apresentação, obrigada mais uma vez pelo carinho. Bjos. ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Que bom aspecto, Adri!
    Por aqui ainda é cedo (10:50) mas me deu uma fome repentina...
    Já almoçava. Ai, já já!
    Minha filha é que adora puré. Cá em Portugal, ao escondidinho chamamos empadão.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  5. Carol, aqui também adoramos beringela, esse escondidinho foi uma opção diferente para consumi-la (mas é bom de todo jeito, rs). Um beijo!

    De Cordeiro, que bom que gostou! Beijos.

    Josy, agora tô igual a você, de garfo sempre em punho para fazer umas gracinhas nas receitas, rss. No lugar das beringelas, podem ser abobrinhas, ainda vou experimentar essa variação :-) Uma beijoca!

    Rute, o estômago às vezes fica descompassado com o relógio, isso que dá ficar visitando os blogs antes do almoço! Hehehe. Eu não sou mais criança, mas também adora purê, a filhota sabe das coisas :-) Aqui, empadão é outra coisa (coisa gostosa também!). Beijinho!

    ResponderExcluir
  6. Ontem fiz essa receita pela terceira vez. É sempre sucesso garantido! Um prato bonito, delicioso, saudável e barato! Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, que maravilha! Adoro quando vêm me contar das receitas do blog, fico muito feliz que você e sua família tenham aprovado o escondidinho :) É mesmo tudo isso aí que você falou, a gente aqui adora também! Beijos.

      Excluir
  7. Adoro belinjela, escabeche, babaganuchi, frita...mas esse econdidinho de berinjela, só de ler a receita já me deu água na boca! Vou fazer amanhã no almoço de domingo! Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada...bjs mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quem gosta de beringela sempre fica atrás de uma opção para variar, também sou assim, rs. Tomara que o escondidinho faça sucesso na família, depois me conta :)
      Se quiser também me passar receitas com beringela, aceito essa caridade, hehe. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...