verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Creme de maçã e pera

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Creme de maçã e pera



O final do ano já se passou e só restaram as lembranças de 2011...e de tudo o que você comeu nas últimas semanas. Fato é que a gente exagera nessa época. Que jogue a primeira rabanada quem se preocupou em só comer coisas saudáveis! Esse creme de maçã e pera é uma sobremesa bem leve, e nem por isso menos gostosa. Não espere encontrar nenhuma papinha de bebê: o chá preto e o iogurte dão complexidade ao sabor, coisa de adulto. A farofinha de biscoito (light) garante o crocante que combina tão bem com a textura cremosa. Simples, mas não simplório, só provando para saber. E geladinho, por favor!

O creme é de maçã e pera, mas podia ser só de maçã ou só de pera. Na verdade, tinha as duas frutas pedindo para serem usadas e não tive coragem de rejeitar o pedido de uma delas. Fica a dica: essa receita é ótima para aproveitar maçãs e peras que já estão "tristinhas" demais para se comer. A receita na qual me baseei pedia o uso do creme de leite, mas utilizei o iogurte para "emagrecer" a sobremesa e confesso que não conseguirei mais fazer de outro jeito. Incrível como o chá preto combina com doces (os ingleses sabem das coisas e já comprovamos isso AQUI). Neste caso, casou com o sabor da maçã e da pera e foi feliz para sempre.

Creme de maçã e pera
(Rende duas porções)

2 sachês de chá preto (usei um chá preto "sabor" amêndoas - recomendo)
100 ml de água quente
2 colheres de sopa de uvas-passas sem caroço
1/2 colher de sopa de mel
2 xícaras de maçãs e peras picadinhas
1 colher de sopa de açúcar mascavo (ou refinado)
1/2 colher de sopa de manteiga
1/4 de colher de sopa de canela em pó
1/2 pote de iogurte natural
4 biscoitos doces esfarelados

Deixe os sachês de chá em infusão na água quente. Descarte os saquinhos e junte o mel e as uvas-passas. Reserve. Em uma panela, leve as maçãs e peras ao fogo brando com o açúcar, a manteiga e a canela. Misture. Acrescente à panela o chá reservado e deixe cozinhar em fogo brando. A receita dizia para cozinhar até virar um purê, mas dei uma forcinha: amassei os pedaços, quando bem macios, com um pilão de madeira (fora do fogo) - você pode usar o mixer também. Deixe o purê ficar bem enxuto, mexendo de quando em quando para não queimar. Desligue o fogo, deixe o purê esfriar um pouco e junte o iogurte. Sirva gelado com a farofa de biscoito doce por cima.

Se quiser deixar o negócio ainda mais light, dispense o mel e o açúcar, ou pelo menos um dos dois. Garanto que não fará falta, principalmente se as maçãs e/ou peras estiverem bem maduras. Se quiser o negócio mais "adulto", acrescente cachaça, rum, licor ou coisa que o valha ao purê, já fora do fogo.

A página do Casa, Coisas e Sabores no Facebook está cheia de fotos, receitas exclusivas e dicas de coisas legais que encontro por aí. Já curtiu? Clique AQUI. As abobrinhas rolam soltas também no Twitter. Quer me encontrar por lá? É só clicar AQUI e seguir a "arrobinha" @Casa_Sabores.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------

Esta receita é uma adaptação do Creme de maçã do livro 200 Receitas Rápidas e Saborosas (Publifolha, 2009). Recomendo, várias receitinhas fáceis e práticas e opções interessantes.

5 comentários:

  1. Que sobremesa requintada Adri de simplório não tem nada, deve ficar uma delicia com o chá preto sabor amêndoas, ja provei é é muito bom. Ótima sugestão para maçãs e peras esquecidinhas na fruteira.A dica do licor adicionado é bem aceitável hehehe. Gostei muito dessa receita. Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Olá amei conhecer o seu blog, encontrei ele meio sem querer...hehe
    vou te seguir..viu!
    Sou uma tentante na cozinha, espero copiar suas receitas delícias e me aventurar.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. meu blog é
    http://aos25anos.blogspot.com/

    espero que você possa conhecer meu cantinho!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Josy, não sou muito chegada a tomar chá preto, mas para usar na culinária é uma maravilha, e esse de amêndoas você sabe que é especial :-) Você é das minhas: uma bebidinha na receita sempre cai bem, hehe. Beijinho!

    Ricardo, molinho de fazer, até a filhota pode se deliciar (aí eu já tiraria o chá preto, muita cafeína, rs). Beijos :-)

    Dani, seja bem-vinda! Tudo na vida tem um começo, e as tentativas são o único jeito de se começar :-) Aventure-se sem medo, apoio totalmente, rs. Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...