verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dicas com vinagre, na cozinha e na limpeza

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dicas com vinagre, na cozinha e na limpeza


Acho que nunca na vida usei vinagre para temperar saladas. O vinagre branco, pelo menos, tem um sabor ácido demais para meu paladar e, além disso, o suco de limão faz essa função melhor e com mais vitaminas. No entanto, vinagre é um item que não pode faltar em casa, pois é um verdadeiro aliado em truques os mais diferentes possíveis. Confira as dicas e saiba como usar o vinagre não como ingrediente, mas como aliado na cozinha e na limpeza de casa.

Faço uma ressalva: quando não mencionado o tipo do vinagre, é porque se trata do vinagre de vinho branco. Esse tipo é o ideal para servir de coringa nos truques domésticos, pois é incolor. Há diversos tipos de vinagre, inclusive alguns mais suaves - como o vinagre de maçã - e outros gourmet - como vinagre de champanhe e aromatizados. Mas, se vinagre não faz seu paladar, é o vinagre de vinho branco que você deve manter em um cantinho para as horas de aperto.

  • Para eliminar o amargor da beringela, deixe as fatias ou os pedaços mergulhados em uma mistura de água e vinagre.
  • A carne de frango crua perde o cheiro e o sabor fortes característicos se você lavar os pedaços com vinagre. Deixe a carne molhada com vinagre descansando um pouco e depois lave em água corrente.
  • A cor da beterraba ficará bem mais viva se você colocar uma colher de vinagre na água do cozimento (se bem que não há nada melhor que cozer beterraba no vapor).
  • Uma colher de sopa de vinagre na panela evita que a carne do frango se desprenda do osso durante o cozimento.
  • Batatas chips ficarão mais sequinhas se você deixar as fatias de molho na água com vinagre antes de fritar.
  • Para evitar a formação de espuma enquanto cozinha o feijão na panela de pressão, você pode dispensar o fio de óleo e colocar vinagre de maçã no lugar (dica da leitora Luma Rosa!).
  • Batatas cozinhas bem branquinhas? Coloque uma colherinha de vinagre na água do cozimento.
  • O quiabo fica sem "baba" se você deixá-lo de molho no vinagre por uns minutos, lavar em água corrente, cortar e cozinhar. Mas eu acho isso um crime, porque o gostoso é a "baba".
  • Uma colher de vinagre na água do cozimento garante um arroz soltinho. Essa, só vendo.
  • Manchas de suor de roupas brancas podem ser eliminadas ou amenizadas se você colocar vinagre sobre a mancha e deixar agir um pouco, depois lave a peça normalmente. Atenção: teste antes em uma parte pequena e escondida da roupa, às vezes o tecido pode não se comportar bem ao vinagre.
  • O molho na água com vinagre também ajuda a eliminar cheiros das roupas.
  • Coloque vinagre na água antes de lavar roupas coloridas que soltam tinta para evitar que desbotem.
  • Vinagre é uma maravilha para retirar manchas de mofo das coisas. Antes, faça sempre um teste em uma pequena área.
  • A mistura de vinagre é água é ótima para limpar azulejos, eles ficam limpinhos e brilhantes.
  • Quer aumentar o poder desengordurante do detergente de louças? Junte um pouco de vinagre ao sabão do frasco.
  • (Atualizado) Finalize a limpeza interna da geladeira com um pano embebido em vinagre. Ele ajuda a eliminar odores e ainda dá brilho nos vidros.

    Você conhece alguma outra dica que use vinagre? Compartilhe o que você sabe com a gente e conte seus seus truques nos comentários!

    Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


    --------------------------------------------------

    Fontes: "Segredos de Cozinha", coleção Minicozinha (editora Melhoramentos); "Utilidades do vinagre na limpeza de sua casa" (veja AQUI); Laundry Service (veja AQUI).

    Conheça os tipos de vinagre AQUI.

    25 comentários:

    1. Olha não conheço mais nenhuma dica não Adri, vc deu uma relação completa dos beneficios do vinagre que não sobrou nenhuma que eu conhecesse kkk. Ótimas dicas. Pois é amiga, sou a rainha das abóbrinhas mesmo, adoro as danadinhas hehehe, a berinjela fica em segundo lugar. Bjocas

      ResponderExcluir
    2. Ah, gostei da sua idéia de amigo secreto cada um presenteando com o que sabe fazer, o problema é que as que sabem só cozinhar vão ter que mandar ai fica dificil sei la, mas vamos pensando, depois vou juntar todas as ideias, ai o pessoal escolhe o que gosto mais né? Bjos

      ResponderExcluir
    3. Xiii quantas dicas maravilhosas a respeito do Vinagre.
      Não conhecia nem metade delas!
      Mas sei uma ou duas que não constam aí na lista, ih ih ih.
      As pessoas antigas aqui em Portugal, usam muito vinagre nas picadelas dos insectos. Auxilia na diminuição da comichão.
      E é um bom anti-séptico para feridas em geral. Nos textos biblicos mencionam compressas de vinagre para cobrir e tratar ferimentos infeccionados.
      Isto porque o vinagre é uma colónia de bactérias benéficas ao homem. Ajuda no combate às infecções bactérianas. Bactérias boas contra bactérias más.
      Beijinhos.
      Rute

      ResponderExcluir
    4. Oi Adri, na minha cidade tem sim as goiabinhas Piraque, nossa e são antigas né? Minha filha levava de lanche na escola. Mas ó nem se comparam com as feitas em casa como tudo que a gente faz né? Bjos amiga um ótimo dia

      ResponderExcluir
    5. Josy, o vinagre aqui em casa joga nas 11! Rs. Já fiz quase tudo que indiquei nas dicas. Mas aposto que ainda falta coisa! Você que não está lembrando, rsrs. Se lembrar, corre aqui para contar :-)
      O amigo oculto vai ser legal! Vamos como sai :-) Perguntei da goiabinha porque não tenho a mínima noção de onde a Piraquê circula, já que a marca é carioca. Já levei muito pra escola também! Beijoca!

      Rute, não conhecia esses usos medicinais do vinagre. Apesar de usar várias receitas naturais (minha família é meio índia, acha que chá cura tudo! Rs), vou fazer uma ressalva para o pessoal seguir recomendações dos médicos para tratar machucados :-) Mas, para queimaduras leves, não há nada melhor que a "baba" da babosa (aloe vera)! Rss. Beijos!

      ResponderExcluir
    6. limpar as maos com um pouquinho de vinagre tira toodo o cheiro que a cebola deixa apos cortar!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que dica boa! Vou tentar da próxima vez, obrigada por compartilhar a dica :)

        Excluir
      2. Quando for cozinhar ovos coloque um pouquinho de vinagre na agua ai não deixa dar aquela mancha preta na panela

        Excluir
    7. uma otima bebida feita com vinagre de maçã, coloca-se duas colheres de vinagre num copo com agua com gás, e adoce com mel a gosto, é bem saboroso e mais saudavel q refrigerante

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não gosto de vinagre nem na salada, rs, mas conheço indicações de ingerir vinagre de maçã para problemas de saúde. Quem testar a bebida tem que vir aqui contar depois :)

        Excluir
      2. eita que demorei uns anos... mas to tomando o vinagre de maçã pra tratar da vesícula e o resultado é quase que imediato. também to usando pra lavar o cabelo e é perfeito.

        Excluir
    8. Boa noite!! adorei as dicas citadas ai em cima..são ótimas valeu msm....não sabia nem da metade,,rsrsr
      O vinagre também pode ser usado para tirar o chulé dos sapatos.Molhar um pouco num pano e passar no calçado após o lavado se ainda persistir o cheiro desagradável.
      Até!!!
      Airton

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Airton, excelente a sua dica! Às vezes a gente calça o sapato com o pé molhado e fica uma nhaca difícil de tirar, rs. Mais uma para engrossar nossa listinha :) Abraço!

        Excluir
    9. frieiras dos dedos? é só passar uma pasta feita de vinagre e bicarbonato, massagear e pronto, resolvido! bjs a todos.

      ResponderExcluir
    10. Vinagre mata: 99% das bactérias, 82% dos fungos (mofo) e 80% dos germes (vírus). O vinagre é fortemente antibacteriano. Serve também para limpar peças em inox (vinagre branco e bicarbonato). Tirar o cheiro de cigarro no ambiente (colocar o vinagre branco em uma esponja dentro de um recipiente pequeno e deixar no local). Para tirar cheiro que xixi e fezes de cachorro,(basta limpar o local e passar um pano com vinagre (eu jogo o vinagre no chão e passo o pano, o cheiro do vinagre some depois de algumas horas, tenho 4 cachorros em meu Ap, pensa no cheiro...o vinagre resolveu meu problema). Vasos sanitários: Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga. Paredes: Faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam. Armários: Para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lúcia, que show de dicas com vinagre! Obrigada por compartilhar! Não tenho animais de estimação, mas para quem tem essa dica que você deu é valiosa. Aliás, você citou dois aliados poderosos para neutralizar odores: vinagre e bicarbonato :)
        Só deixo um alerta: o vinagre não é adequado para higienizar frutas e verduras. Como ele é antibacteriano, alguém pode pensar que é adequado para esse fim - http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/a_gazeta/indice/vida/1199917-um-banho-de-limpeza-nos-alimentos-crus.html
        Beijos!

        Excluir
      2. Água sanitária; vc coloca uma colher de sopa em uma vasilha com cinco litros de água, e higieniza frutas e verduras por cinco minutos e depois enxague bem....se usar cloro, a medida é uma colherinha de café...

        Excluir
      3. Lucia, obrigada pela contribuição! Abraços.

        Excluir
      4. higienizar frutas, folhas e verduras usar:pra cada 1 litro de água uma colher de sopa de hipoclorito de sódio também popular água sanitária. Lembre-se PARA CADA UM LITRO DE ÁGUA UMA COLHER DE SOPA DE HIPOCLORITO DE SÓDIO.

        Excluir
      5. higienizar frutas, folhas e verduras usar:pra cada 1 litro de água uma colher de sopa de hipoclorito de sódio também popular água sanitária. Lembre-se PARA CADA UM LITRO DE ÁGUA UMA COLHER DE SOPA DE HIPOCLORITO DE SÓDIO.

        Excluir
    11. Gostei muito dessas dicas vou começar a fazer /*tambem sei de uma dica com vinagre quando vc for cozinhar os ovos de galinha pra fazer alguma receita coloque dentro do vaso q vc vai cozinhar umas gotinhas de vinagre para o vaso de aluminio nao ficar escuro por dentro eu mesmo faço isso pois quando nao sabia disso era terrivel pra lavar o vaso depois nao sei se ajudei alguem mais tai a dica bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Railane, excelente dica! Costumo colocar uma rodela de limão na água, mas o princípio é o mesmo usando o vinagre, lembrou muito bem :) Obrigada, com certeza vai ajudar alguém! Beijos.

        Excluir
    12. ola o vinagre tambem e optimo para usar na maquina de lavar roupa. coloca-se uma boa quantidade no recipiente do amaciador e a roupa fica bem macia e a maquina fica sem calcario!Tambem se usa para lavar jarras de flores,o traço da agua desaparece e o vidro fica a brilhar!cumprimentos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pelas dicas! Não conhecia nem a da máquina de lavar, nem a da jarra, ótimas sugestões :) Beijos!

        Excluir

    O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Gerar PDF da postagem

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...