verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como conservar ervas frescas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Como conservar ervas frescas

Frescas, mas frescas mesmo, só assim, plantadas na terra e sempre à mão quando se quer um temperinho ou algo para finalizar um prato.

Sempre tive dúvidas em como conservar ervas frescas, pois faço compras semanais e, quando trazia cheiro verde, manjericão, coentro ou algo do tipo, ficava diante de duas escolhas: salpicar coentro em tudo e mais um pouco que visse pela frente, em até 3 dias, ou ver boa parte das folhinhas irem murchas e tristes para o lixo. Que dó!

Encontrei um passo a passo para manter ervas frescas por mais tempo e, pasmem, duas semanas depois o coentro "cobaia" ainda está bom.

A "técnica" consiste em cortar a ponta inferior de cada talo da erva em cerca de 1 cm, na diagonal (como se faz com rosas, por exemplo). Arrume todos os galhos em um recipiente com um pouco de água, cobrindo a erva e o pote com um saco plástico, que ficará aberto na parte de baixo. Mantenha o "experimento" montado dessa forma na geladeira. As fotos do ANTES são no momento em que preparei o coentro para ir à geladeira, já as do DEPOIS foram tiradas após 1 semana na geladeira.

ANTES


DEPOIS


Troque a água do recipiente de tempos em tempos (fiz 2 vezes por semana) e use suas ervas com mais calma.

-------------------------------------------------

Esse alecrim da foto é meu filhote. Filho único :-)

A técnica foi pescada AQUI, no site Instructables. Testada e aprovada!

Outras formas de conservar as ervas são por congelamento ou desidratação, mas que alteram a textura original do alimento. Não deixam de ser ótimas opções.

14 comentários:

  1. Morro de vontade de ter uma hortinha em casa! Ainda vou ter uma... rs
    Convido a conhecer o meu blog www.yeswecooking.blogspot.com
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cecilia! Minha hortinha é de uma planta só, por isso tenho que lançar mão dessas táticas para conservar, rs. Obrigada pela visita! Adorei seu blog também, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adri querida, que máximo esse post!!Super útil!!! :D Agora já sei como conservar as ervas que comprar...já que minha hortinha ainda não é do tamanho que eu desejo!rsrs Parabéns e obrigada pelas dicas!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria Tereza! Se você tivesse quintal, te imaginaria com um ancinho na mão cultivando 1000 plantinhas, porque sua "mini" hortinha já é super bem-servida, rs. Que bom que gostou da dica! Eu gostei e quis compartilhar :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Adri, bom dia!

    Sensadional sua dica! Será que vale p. todas as ervas? (Boldo e São João).
    Bjs,Fátima

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fátima! Acho que a dica deve funcionar com essas ervas sim, até hoje só testei com salsinha e coentro, mas acredito que ervas de caule "suculento" (que não tenha caule mais seco e duro) devem se comportar bem. Tem também a questão das folhas, que são mais grossas. Acho que só tentando para saber! Eu tentaria :-) Me conta depois se deu certo? Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Adri,

    Desculpe-me a demora na resposta. Sim, funcionou e super bem. Inclusive já indiquei seu blog.
    Obrigada!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fátima! Imagina, fiquei muito feliz por você ter voltado para me contar sua experiência :) Legal saber que também dá certo com outras ervas, a dica ficou mais completa. Beijos, obrigada pelas indicações :D

      Excluir
  8. Ola,
    Eu também li ontem sobre como conservar as ervas. Eu tinha deixado as ervas no cozinha e murcharam durante a noite.. Ai hoje eu coloquei na água e cobri com um saquinho de plastico como indicado.
    Nossa foi um milagre..elas voltaram a ficar frescas.

    Obrigada pela dica pois eu adoro ervas frescas e sempre tinha que jogar fora metade..pois murchavam logo.
    Muito obrigada...

    ResponderExcluir
  9. Oi, Solange! Essa dica é mesmo boa para "ressuscitar" as ervas murchinhas, elas ganham vida nova :) Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Paula Valdevino

    Uma dúvida, o coentro deve ser lavado antes desse processo com hipoclorito? ou nesse caso lava-se somente na hora do consumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula. A erva precisa ir para a geladeira seca, então você tem duas opções: deixar para higienizar apenas na hora de usar ou higienizar antes e secar bem, deixando em um escorredor e/ou secando com papel toalha e só então fazendo o conjunto para levar à geladeira. Bjs!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Oi, Ana Patricia! Que bom que gostou, agora as ervas vão ficar sempre fresquinhas :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...