verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de cenoura - versão bolinhos de cenoura

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bolo de cenoura - versão bolinhos de cenoura






Essa receita de bolo de cenoura me foi passada (por Diga Maria) como uma receita infalível para esse clássico da culinária brasileira. Sim, essa variação de bolo de cenoura - com a necessária cobertura de chocolate - é brasileiríssima.

O passo a passo é da Helena Gasparetto, que generosamente compartilha delícias como essa no blog dela. Essa receita de bolo de cenoura está muito bem explicada, é simples e, como a fama é bastante positiva, resolvi experimentar - deixando a cenoura ralada de lado, pois é assim que costumo usar a cenoura no bolo.

E não à toa essa receita de bolo de cenoura faz um sucesso danado. A massa é fofa - na medida em que um bolo de cenoura pode ser -, saborosa e infalível mesmo. Fiz do jeitinho que a receita manda, mas com metade dos ingredientes para render menos porções. A única "licença poética" foi que usei 3/4 de xícara de açúcar em vez de 1 xícara. E só, nada de mexer em time que está ganhando.

Outra observação é que essa receita não leva leite. É um bolo de cenoura sem leite que pode ser consumido pelos intolerantes à lactose.

Vou reproduzir a receita como fiz, praticamente sem variações, mas veja a receita original da Helena AQUI.


Bolo de cenoura - versão bolinhos de cenoura

1/4 xícara de óleo (usei de milho)
2 xícaras de cenoura cortada em rodelas
2 ovos pequenos
3/4 de xícara de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
1/2 colher de chá de baunilha
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de sopa de fermento

Bata no liquidificador as cenouras, os ovos, o óleo, o açúcar, a baunilha e o sal (lembrando de colocar os líquidos primeiro no copo do liquidificador), até formar um creme homogêneo. Leve esse creme a uma tigela e acrescente aos poucos a mistura de farinha de trigo mais o fermento, misturando com um fouet. Coloque em forma untada e enfarinhada (como usei forma de silicone, não precisei desse passo) e leve a forno a 180 graus Celsius pré-aquecido por cerca de 40 min - no caso da forma de furo - ou aproximadamente 25 min - para os bolinhos.

Olha o nível de crescimento dessa massa:


Assei a massa em uma forma para bolinhos em formato de rosas, mas a receita é para uma forma de bolo com furo. Na tentativa de não detonar muito a dieta, pincelei geleia de pêssego diet nos bolinhos para substituir a cobertura de chocolate. Deu um sabor bem gostoso, mas dizer que substituiu é forte.

-------------------------------------------------

Confira AQUI as peripécias na cozinha do Diga Maria.

Origens, variações e receitinha do bolo de cenoura, AQUI.

Essa forma para bolinhos em formato de rosas foi comprada AQUI.

7 comentários:

  1. Adri querida !!Adorei esse seu bolinho de cenoura em formato de rosinhas !!Que LINDOOOOOOS!! Já tou entrando na loja para ver como comprá-los também...haha meu marido vive reclamando que tenho coisas demais de cozinha,mas...é viciante não é mesmo?! rs Super fácil esse bolinho de cenoura e eu adorooo! humm!! Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria! Esses apetrechos são apaixonantes, eu também adoro e não tenho mais por falta de espaço. A forma é ótima, se puder compra mesmo e faz os bolinhos de cenoura nela :-) Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Irmã, isso tá com uma cara tão boa. Acho mesmo que vou fazer. Sem cobertura fica ruim? Só o bolinho? bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Irmã, esse bolo é do balacobaco, vai por mim. Recomendo fortemente. Eu como bolo de cenoura sem cobertura, não sinto falta, mas uma sugestão amiga da dieta é colocar uma camada fina de geleia diet cobrindo o bolo, eu fiz, fica booom. Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Seus bolinhos ficaram lindos! E eu fiquei super feliz em vê-los por aqui, afinal, depois de tantos bolos de cenoura solados, quero mais é que um monte de gente usufrua dessa receita infalível da Helena Gasparetto. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Quantas cenouras?? Duas xícaras, significa quantas cenouras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tamanho das cenouras. Por isso a medida em xícaras, é mais precisa.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...