verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Arroz cremoso de beterraba

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Arroz cremoso de beterraba

Esse arroz é mais um da série "jantares rápidos", uma categoria de receitas que geralmente envolve pouco tempo disponível para preparar ou pouca paciência para qualquer coisa demorada, e impreterivelmente a necessidade de reaproveitar sobras que esperam na geladeira o dia de terem um destino melhor que o lixo.

Na minha geladeira tinha arroz integral, mas na sua pode ter o agulhinha ou o parboilizado. O filé de frango era insuficiente para dois jantarem. O creme de ricota estava aberto há certo tempo, por isso entrou na dança, mas o creme de leite pode ser utilizado no lugar daquele sem problemas. A beterraba, bem, também estava sobrando, mas o colorido do legume é um dos destaques da receita e não podia faltar. E até o espumante era sobra, cheia de glamour, mas sobra.

Arroz cremoso de beterraba

1 filé de frango em cubos pequenos
1 colher de sopa de azeite
3 xícaras de arroz integral cozido
2 xícaras de água
1/3 de xícara de espumante
1 pitada de noz moscada
1/2 copo de champignon (embalagem de 100g)
3 colheres de sopa de creme de ricota
2 colheres de sopa de beterraba cozida ralada

Doure os cubos de frango no azeite - o frango já estava temperado com sal, pimenta do reino e molho inglês. Junte o arroz e o espumante, refogue um pouco e acrescente a água. Como o arroz integral é mais duro, esse cozimento adicional ajuda a deixá-lo mais macio, com outro tipo de arroz, 1 xícara basta. Acrescente a noz moscada e deixe o caldo reduzir bastante. Neste ponto, junte os champignons e o creme de ricota, misturando bem. Acrescente a beterraba, misture e desligue o fogo. Corrija o sal, se necessário. Você pode finalizar o prato com um naco de manteiga ou um fio de azeite, ou ainda queijo ralado.

Serve duas pessoas e acompanha um vinho branco lindamente. Se sobrar vinho, guarde, quem sabe o que sairá das panelas com uma sobra luxuosa dessas.

Atualização - Depois de levar uma chamada, destaco que o passo a passo foi executado com maestria pelo marido, enquanto eu indicava os ingredientes, pois eu estava pilotando outra panela :-)

-------------------------------------------------

Arroz é coisa que sempre anda sobrando. Com um naco de camembert e tomate seco, veja AQUI como fazer um risoto com licença poética.

Mais uma em defesa de fazer o que quiser com o arroz nosso de cada dia. A Juliana, do blog Pitadinha, ensina como fazer um risoto democrático AQUI.

Veja AQUI um benefício muito interessante do arroz integral.

3 comentários:

  1. Adri, lindo seu arroz de beterraba!! Ficou super cremoso e essa cor linda!! Amei !!! :D Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Olá Adri!
    Bom dia!
    Que blog bacana, cheio de cores, sabores e dicas super úteis! Gostei muito da sua visita e assim poder vir te conhecer...
    Obrigada pelo carinho, já estou ótima grças a Deus.
    Muito sucesso!
    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria! Ficou um arroz bem "mulherzinha", né? Rs. Sou suspeita, adoro a cor da beterraba. Beijos.

    Oi, Re! Que bom que está melhor! Obrigada pelos elogios, é bem-vinda para voltar sempre que quiser :-) Eu estarei sempre pelo seu blog, fato. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...