verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Presente de Natal: geleia de morango com lavanda

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Presente de Natal: geleia de morango com lavanda



Está quebrando a cabeça com as lembrancinhas de Natal? Sou da opinião de que coisa de comer agrada a todos, afinal, todo mundo come! Rs. Um presente gostoso e feito pelas próprias mãos de quem vai presentear é um mimo muito singelo. E mais barato do que comprar pronto. Essa receita de geleia de morango com lavanda tem uns toques que a deixam diferente e ainda dá para fazer uma receita grande e produzir potinhos em série. Já fica resolvido o problema de dar uma lembrancinha para várias pessoas. Serve para homem e para mulher e cai bem em diferentes faixas etárias. E fica de olho porque durante esta semana, todo dia, vai ter dicas e receitas para o Natal.

Esta semana vai ser natalina no Casa, Coisas e Sabores! A partir de hoje e até sexta-feira - todo dia - vai ter uma postagem para te ajudar a preparar a festa da semana que vem. Já é na semana que vem, minha gente! Tem receita que vira presente, doce, bacalhau, ceia completa... acompanhe!


Hoje, a sugestão cai feito luva para produzir presentes caseiros. Apesar de não estar na época de morango,é possível encontrar umas caixas não muito caras e, se você for naquele momento lindo de fim de feira, pode ser que você consiga preços ainda melhores. O bom de fazer geleia é que a "estética" da fruta não importa, o bom mesmo é você conseguir morangos bem maduros, mesmo que não estejam muito bonitos. O vinho tinto e a lavanda são os toques especiais e ficam como opcionais. Se quiser fazer sem, dá certo também.

Geleia de morango com lavanda
(Rende 5 potinhos mini de geleia)

1 e 1/2 xícara de morangos picados grosseiramente (1 caixa)
1/2 xícara de açúcar
Suco de 1 laranja (cerca de 50 ml)
Suco de 1/2 limão (1 colher de sopa)
1 colher de sopa de vinho tinto
1 colher de chá de flores de lavanda secas

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Quando o morango estiver bem molinho, amasse de leve com um garfo. Vá mexendo de vez em quando e retirando de tempos em tempos, com uma colher, a espuma esbranquiçada que se forma no centro da panela. Isso faz com que sua geleia fique mais translúcida quando pronta. A geleia fica de 20 a 30 minutos em fogo baixo, mas faça o teste do pires, de quando em quando, para ver quando estiver no ponto. Coloque em potinhos bem lavados e fervidos. 

O teste do pires: antes de levar a panela ao fogo, coloque um pires no freezer ou congelador. Depois de uns 15 minutos de fogo, comece a fazer o teste, colocando um pouco da geleia no pires gelado. Assim, você vai poder observar o ponto da geleia quando fria. Às vezes, a gente acha que a geleia está mole demais e vai deixando no fogo, depois que ela esfria fica dura feito pedra! O teste do pires ajuda para que isso não aconteça.

Com o potinho bem higienizado, a geleia dura pelo menos 1 mês até sua abertura, então é uma boa para preparar com antecedência e oferecer de lembrancinha no Natal. Clique aqui e veja como higienizar potes para conservas ou geleias.


Para decorar, é só colocar um quadrado de tecido de cerca de 6 X 6 cm na tampa do potinho e arrematar com palha - como fiz - ou com fita. Dá também para prender um minicartão de Natal e colocar em um saquinho de celofane ou de organza antes de presentear. Diz se essa lembrancinha fofa e gostosa não vai fazer sucesso!

Você pode colocar outras receitas - doces e salgadas - no pote! Por aqui já passaram várias opções, pois as conservas são alguns dos meus xodós na cozinha. Veja outras ideias para presentear:

Conserva marroquina de limão siciliano
Molho de pimenta quente do Belize
Geleia de vinho
Conserva de pimenta

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Presente de Natal: geleia de morango com lavanda.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------

A receita na qual me baseei é ESSA do blog Diga Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...