Em dezembro do ano passado, aconteceu a "edição 2013" do amigo oculto (ou amigo secreto) dos foodbloggers. Em meio à tensão extra que só os Correios proporciona a você, fiquei muito feliz com o presente que recebi e montei um kit com todo o carinho para presentear a pessoa que tirei. Não, o molho de pimenta quente do Belize não foi nenhum tipo de retaliação à minha amiga oculta. Ela, como eu, é fã de uma pimentinha e aproveitei a oportunidade para testar essa receita que há muito tempo tinha guardada. O molho quente do Belize - Belizian hot sauce - é tradicional no país e busquei preparar da maneira mais aproximada da original que pude, apesar das poucas referências de receita que encontrei. Esses caribenhos e suas pimentas maravilhosas. O resultado é um molho cremoso, extremamente saboroso e que enche de sabor qualquer filé de frango ou bife sem graça. Aprenda a preparar a receita e ainda dê uma espiada nos presentes.
Mimos da Sandra do Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar |
Presente para a Tamires do Na Cozinha da Tatá |
Molho quente do Belize (Belizian hot sauce)
(Rende cerca de 350 ml)
2 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 cenoura grande picada (cerca de 1 e 1/4 de xícara)
2 xícaras de água
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de suco de limão
3 colheres de sopa de vinagre de álcool
7 pimentas dedo-de-moça higienizadas e sem sementes*
*Essa quantidade varia de acordo com o picante desejado, coloque aos poucos.
Em uma panela em fogo médio, refoque rapidamente o alho e a cebola no óleo. Junte a cenoura e a água, deixe cozinhar até os pedaços de legume ficarem bem macios (a água reduz pela metade). Desligue o fogo e leve a cenoura com o líquido para o liquidificador, juntando o sal, o suco de limão, o vinagre e algumas das pimentas. Bata e vá experimentando, colocando mais pimentas até chegar ao sabor desejado. Coloque em pote de vidro com tampa esterilizado. Após aberto, conserve na geladeira.
Clique aqui e veja como higienizar as pimentas e preparar potes de vidro para conserva
Originalmente, vai a pimenta habanero na receita - braba - , mas não encontrei para comprar. Sorte da minha amiga, acho, rsrs. Você pode usar a pimenta vermelha que desejar, a pimenta dedo-de-moça é das mais "light", a malagueta já deixa o molho mais invocado. Um truque que pode ser usado para aproximar a receita da original é colocar um pouco de molho de pimenta Tabasco Habanero. Esse é para iniciados.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Amigo oculto e o molho de pimenta quente do Belize.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
------------------------------------------------------
As fontes da receita foram o já dito maravilhoso fórum Pimentas.org e ESSA receita.
Ameeeeeiiiiiiiii. Esse molho foi minha perdição, comia ele com arroz e ovo frito, com frango, com tudo kkkkk, anotei a receita e em breve irei fazê-lo, obrigada pelo carinho querida, amei os presentes que recebi e amei ainda mais o carinho que você demonstrou, muito obrigada, beijos.
ResponderExcluirOi Adriana, amei a receita e já peguei kkkkk
ResponderExcluirBjssssss querida e que vc tenha um dia bem maravilhoso
Tamires, que bom que você gostou! Aqui em casa também já acabou, precisamos fazer mais :) Beijos, adorei ter te tirado!
ResponderExcluirConceição, esse molho é uma delícia, o bom é que fica picante na medida que a pessoa gostar :) Beijos!