verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Churrasco misto de forno

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Churrasco misto de forno


Quem mora em apartamento e não pode montar sua churrasqueira vai adorar essa receita. Quem quer ter o sabor do churrasco para o almoço ou jantar da família, mas prefere passar longe de carvão e afins vai gostar também. O churrasco misto de forno reproduz um clássico dos restaurantes - o churrasco misto - em versão para fazer em casa. As carnes (de boi, porco e frango) ficam bem suculentas e saborosas, o preparo é todo "friamente calculado" para isso. O resultado é delicioso e, para conseguir o efeito, tem um segredinho. Veja como preparar seu churrasco misto, sem fumaça, sem sujeira. Só sabor!

A ideia de fazer o churrasco misto no forno veio justamente depois de ter pedido o prato em um restaurante. Estava uma delícia e, no lugar de vir chamuscando na chapa, como é habitual, veio em uma travessa aquecida. Bem úmido e com os pedaços de pimentão e cebola dando um sabor maravilhoso, imaginei que daria muito certo de fazer em casa, no forno mesmo. Não sei como o churrasco misto do restaurante foi feito, mas garanto que a receita de forno ficou uma delícia, com cara de almoço de domingo. Sem fumaça, sem sujeira! Pode reduzir a receita se quiser, no caso desta, foi preparada para bastante gente.

Churrasco misto de forno
(Rende 10 porções)

700 g de carne bovina em bifes grossos (usei maminha, pode ser alcatra ou contra-filé)
700 g de file de peito de frango
700 g de pernil de porco desossado em bifes
2 linguiças calabresas em pedaços grandes
2 pimentões vermelhos em pedaços grandes
1 cebola grande em pedaços grandes
Fumaça líquida*, sal, azeite e pimenta do reino

*A fumaça líquida (liquid smoke) é um tempero líquido que confere sabor defumado a carnes e outros.

Corte os bifes ao meio, para ficarem em pedaços menores (você terá "bifinhos"). Passe todos os pedaços de carne bovina, suína, de frango e de linguiça em uma frigideira bem quente (deixe aquecendo antes), apenas untada com azeite, para que os pedaços tostem bem. Não é para cozinhar as carnes por dentro, elas vão apenas tostar por fora. Você pode fazer isso na bistequeira ou no grill elétrico. Vá virando os bifes e tempere os dois lados com sal, pimenta do reino e a fumaça líquida. Uma boa ordem para ir grelhando as carnes é primeiro a linguiça, depois carne bovina, porco e frango. As carnes vão pegando o sabor umas das outras, e isso é bom. Coloque metade dos pedaços de pimentão e de cebola no fundo de uma assadeira e arrume os pedaços de carne sobre os vegetais. Coloque o restante do pimentão e da cebola por cima, regue com um pouco de azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 40 min. Retire o papel alumínio e deixe no forno médio-alto por mais 20 min. Verifique a carne de porco, se estiver cozida, o churrasco está pronto. Por aqui, juntou líquido na assadeira, separe as carnes e os vegetais e use o caldo para fazer um molho, colocar na farofa...

Antes de ir para o forno
Os cortes da carne podem variar de acordo com o que tiver ou quiser: a carne bovina precisa ser de um corte adequado para bifes; para a carne de porco, carré (bisteca) funciona bem; no caso do frango, pode tentar também com sobrecoxas desossadas, por exemplo. Caso você não tenha a fumaça líquida, use molho inglês e seja feliz. Não deixe de preparar a receita por causa disso, pois o resultado ainda assim ficará gostoso! Churrasco pede acompanhamentos, os clássicos, de preferência: arroz, farofa, molho à campanha etc.

Farofa de banana
Polenta frita
Molho vinagrete (à campanha) com laranja


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Churrasco misto de forno.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...