verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Queijos e vinhos (ou cervejas) também no verão!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Queijos e vinhos (ou cervejas) também no verão!


Se você acha que servir queijos e vinhos é algo que só combina com o inverno... vamos desconstruir essa ideia! A gordura dos queijos e o sabor marcante dos vinhos acaba deixando a ocasião meio pesada para as noites quentes de verão, mas, com algumas dicas de harmonização e recomendações na hora de servir, é possível oferecer um queijos e vinhos mais leve. E esse verdadeiro evento pode, sim, ser uma boa pedida para confraternizar com amigos ou saborear a dois quando os termômetros estiverem em alta. Veja as dicas para fazer seu "queijos e vinhos" de verão.

Recebi essas informações e achei bastante interessante (e útil!), por isso resolvi compartilhar no blog. As dicas são do enófilo Carlos Cabral, consultor dos supermercados Pão de Açúcar e especialista conceituado da área de vinhos. Nunca testei a eficiência, mas as lojas da rede têm atendentes treinados no assunto para orientar os clientes - trupe formada pelo enófilo. Segundo Cabral, o "truque" para o verão é servir os vinhos - tintos e brancos - levemente refrigerados. Assim, podem acompanhar até saladas leves. Os tintos devem ser servidos entre 15° e 18° C, enquanto os brancos, entre 10° e 12° C. Nem precisa sacar o termômetro: segundo o especialista, é só colocar as garrafas por meia hora na porta da geladeira ou em um balde de gelo.

O queijo de cabra e sua leve acidez combina com vinhos Sauvignon Blanc, assim como pode ser harmonizado com cervejas pilsen, weiss e witbier. Sim, a preferência nacional no verão pode ser uma bela alternativa em um "queijos e cervejas", principalmente se a escolha for pelas especiais. Outra sugestão do enófilo é acompanhar vinhos Sauvignon Blanc com muçarela de búfala - fresco e delicioso! -, queijo camembert e chèvres (feito de leite de cabra).

Os espumantes, bem geladinhos, também são uma boa para o verão. Carlos Cabral recomenda acompanhar espumantes brut de queijos brie, gouda, maasdam e emmental. Já o espumante demi-sec vai bem com queijos azuis (como o gorgonzola), curados ou de massa dura (como o parmesão).

Para o seu "queijos e cervejas", a harmonização das cervejas pilsen é feita com queijos duros, como o já citado parmesão; cervejas pale ale vão bem com queijos semiduros, como o maasdam; as fruit beers - cervejas com notas frutadas - combinam com queijos de casca branca, como o brie; cervejas strong ale topam a parada dos queijos azuis, como gorgonzola e roquefort.

Dica nada profissional da Adri do Casa, Coisas e Sabores: vegetais frescos, como tomatinhos, palitos de cenoura e pepino com molho cremoso, uvas, peras e pêssegos podem muito bem compor sua tábua de queijos e vinhos de verão. Como apreciadora de queijos e de vinhos, adorei a versão mais refrescante para os dias quentes!

Com informações da assessoria de comunicação do Pão de Açúcar. Não, esse post não é um publieditorial / artigo patrocinado.

Imagem: sxc.hu

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Queijos e vinhos (ou cervejas) também no verão!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...