verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Farofa para churrasco

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Farofa para churrasco


Tem acompanhamento mais simples e delicioso que farofa? Preferência nacional, anda fazendo sucesso na gringa, assim como a coxinha, que, bem, se não existisse precisaria ser inventada. Farinha de mandioca da melhor qualidade varições sem fim: cada um tem sua receita de farofa do coração. A sugestão que coloco a seguir é de uma farofa perfeita para acompanhar o churrasco, mas nada impede de servi-la com assados, grelhados etc. O preparo é bem simples (e também por isso a gente ama farofa), mas alguns toques diferentes deixa a farofa crocante e muito saborosa. Separe o pacote de farinha - é coisa nossa! - e mãos à obra.

Fazer farofa é fácil, mas tem seus truques. Contei com a consultoria de mamãe, porque não gosto nem de farofa "encharcada" nem seca demais, e isso vai ser decidido pela quantidade de óleo. Para uma receita reduzida, utilize apenas metade dos ingredientes. Essa farofa foi servida com o churrasco misto de forno, a versão deliciosa, defumada, prática e sem fumaça do churrasco de apartamento.

Clique aqui e veja a receita do churrasco misto de forno

Farofa para churrasco
(Rende 10 porções)

Cerca de 500 g de farinha de mandioca torrada
1 linguiça calabresa média em cubinhos
3 colheres de sopa de cebola picada*
2 ovos cozidos picados
1 xícara de óleo vegetal
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de colorau
3 colheres de sopa de azeitonas picadas
1/2 xícara de batata palha
Sal

*Não sou muito fã de cebola. Se você não tem esse problema, pode caprichar e aumentar a quantidade!

Em uma panela em fogo médio, frite a linguiça no óleo. Acrescente a cebola, quando esta ficar transparente, junte a manteiga e o colorau. Vá acrescentando a farinha aos poucos, misturando, até que a farofa fique com a umidade desejada (mais farinha, mais seca a farofa). Misture a farinha por alguns instantes. Prove e acerte o sal, lembrando que a linguiça já é salgada. Com a panela fora do fogo, acrescente os ovos e as azeitonas. A batata palha deve ser misturada logo antes de servir, para que se mantenha crocante.

Veja a lista do site gringo de 24 pratos brasileiros que as pessoas precisam experimentar já. Marquei OK em tudo.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Farofa para churrasco.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Uma farofa assim faz a diferença!Ótima! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, quem não gosta de uma farofinha caprichada? Beijos praianos muito bem aceitos, tá calooor! Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...