verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Amigo oculto e o molho de pimenta quente do Belize

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Amigo oculto e o molho de pimenta quente do Belize


Em dezembro do ano passado, aconteceu a "edição 2013" do amigo oculto (ou amigo secreto) dos foodbloggers. Em meio à tensão extra que só os Correios proporciona a você, fiquei muito feliz com o presente que recebi e montei um kit com todo o carinho para presentear a pessoa que tirei. Não, o molho de pimenta quente do Belize não foi nenhum tipo de retaliação à minha amiga oculta. Ela, como eu, é fã de uma pimentinha e aproveitei a oportunidade para testar essa receita que há muito tempo tinha guardada. O molho quente do Belize - Belizian hot sauce - é tradicional no país e busquei preparar da maneira mais aproximada da original que pude, apesar das poucas referências de receita que encontrei. Esses caribenhos e suas pimentas maravilhosas. O resultado é um molho cremoso, extremamente saboroso e que enche de sabor qualquer filé de frango ou bife sem graça. Aprenda a preparar a receita e ainda dê uma espiada nos presentes.

Mimos da Sandra do Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar
Quem me tirou dessa vez foi a querida Sandra do Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, um blog do qual sou muito fã! Ganhei utensílios e vários acessórios úteis - adoro! - e quitutes: compota de abacaxi, caponata, pimenta biquinho em conserva e biscoitinhos que mal duraram o dia seguinte. Além disso, veio para a humilde residência do Casa, Coisas e Sabores uma tábua exclusiva no formato de pato, desenhada pela própria Sandra e feita por encomenda, um item já tradicional da brincadeira e muito cobiçado (é meeeeuuu).

Presente para a Tamires do Na Cozinha da Tatá
Já a presenteada por mim foi a fofa da Tamires, do Na Cozinha da Tatá, e dei a maior sorte porque praticamente pude montar um presente como se fosse para mim mesma. Eu e ela temos gostos muito parecidos e uma paixão pelo açúcar que nos une: a moça é dos doces, como eu. E da pimenta! Por isso, caprichei nos itens açucarados e acessórios de confeitaria, e também enviei o molho quente do Belize, ocasião mais que especial para preparar a receita. Por aqui, foi aprovadíssima, tomara que a Tamires também tenha gostado!

Molho quente do Belize (Belizian hot sauce)
(Rende cerca de 350 ml)

2 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 cenoura grande picada (cerca de 1 e 1/4 de xícara)
2 xícaras de água
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de suco de limão
3 colheres de sopa de vinagre de álcool
7 pimentas dedo-de-moça higienizadas e sem sementes*

*Essa quantidade varia de acordo com o picante desejado, coloque aos poucos.

Em uma panela em fogo médio, refoque rapidamente o alho e a cebola no óleo. Junte a cenoura e a água, deixe cozinhar até os pedaços de legume ficarem bem macios (a água reduz pela metade). Desligue o fogo e leve a cenoura com o líquido para o liquidificador, juntando o sal, o suco de limão, o vinagre e algumas das pimentas. Bata e vá experimentando, colocando mais pimentas até chegar ao sabor desejado. Coloque em pote de vidro com tampa esterilizado. Após aberto, conserve na geladeira.

Clique aqui e veja como higienizar as pimentas e preparar potes de vidro para conserva

Originalmente, vai a pimenta habanero na receita - braba - , mas não encontrei para comprar. Sorte da minha amiga, acho, rsrs. Você pode usar a pimenta vermelha que desejar, a pimenta dedo-de-moça é das mais "light", a malagueta já deixa o molho mais invocado. Um truque que pode ser usado para aproximar a receita da original é colocar um pouco de molho de pimenta Tabasco Habanero. Esse é para iniciados.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Amigo oculto e o molho de pimenta quente do Belize.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------

As fontes da receita foram o já dito maravilhoso fórum Pimentas.org e ESSA receita.

3 comentários:

  1. Ameeeeeiiiiiiiii. Esse molho foi minha perdição, comia ele com arroz e ovo frito, com frango, com tudo kkkkk, anotei a receita e em breve irei fazê-lo, obrigada pelo carinho querida, amei os presentes que recebi e amei ainda mais o carinho que você demonstrou, muito obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana, amei a receita e já peguei kkkkk
    Bjssssss querida e que vc tenha um dia bem maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. Tamires, que bom que você gostou! Aqui em casa também já acabou, precisamos fazer mais :) Beijos, adorei ter te tirado!

    Conceição, esse molho é uma delícia, o bom é que fica picante na medida que a pessoa gostar :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...