verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita de Natal - Pão de mel com calda de açúcar mascavo

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Receita de Natal - Pão de mel com calda de açúcar mascavo



Levanta a mão quem acha que não pode faltar doce no Natal! Por aqui, temos uma predileção especial pelos bolos (inclusive dou aulas sobre o quitute há mais de 1 ano) e nada como pão de mel para representar essa categoria nos festejos natalinos. O pão de mel é um bolo muito saboroso, de textura sem igual e sabor marcante dado pelas especiarias. Cai muito bem experimentar um pedaço acompanhado de um vinho fortificado (como vinho do porto) ou uma cerveja escura, que aliás, caiu dentro da receita. Sim, essa receita de pão de mel leva cerveja preta e isso faz uma diferença danada no sabor e na textura. Para acompanhar, nada melhor que uma calda de açúcar mascavo, que não foge da vibe de sabores marcantes do pão de mel e complementa lindamente o sabor. Essa receita vai para minha ceia de Natal, pois os doces são minha parte, rs, fica a sugestão para que esse pão de mel esteja na sua mesa também!

A receita desse pão de mel é do Flavio Federico e fiquei doida para experimentar quando vi, pois fiquei curiosa com a inclusão da cerveja preta e achei a receita complexa em sabor, mas de preparo muito fácil. E não me arrependi! Arrisco dizer que foi a melhor receita de pão de mel que já caiu em minhas mãos. A textura, meio esponjosa e característica do pão de mel, fica perfeita. O sabor? Nem se fala... recomendo com força.


Para dar um ar de festa e fazer algo diferente e mais fácil, optei por uma calda de açúcar mascavo que... ó... combinou demais. Para decorar, confeitos de miçangas para dar uma cor ou mesmo frutinhas vermelhas frescas fazem bonito.

Pão de mel com calda de açúcar mascavo
(Rende uns 15 quadradinhos de 5 cm)

Massa
110 ml de leite
1 saquinho de chá preto
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de melado de cana (mel de engenho)
5 colheres de sopa de mel
140 ml de cerveja preta (usei uma doppelbock)
3/4 de xícara de açúcar refinado
1/3 de xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de cacau em pó
1/2 colher de sopa de canela em pó
1 pitada de cada: gengibre em pó, noz moscada e cravo em pó (não usei o cravo)
1 pitada de sal
2 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de bicarbonato em pó

Calda
1 xícara de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de chá de uísque (ou algum licor ou extrato de baunilha)

Massa: esquente o leite em uma panela, coloque o saquinho de chá preto e deixe em infusão por uns 15 minutos. Retire o chá e acrescente a manteiga, deixe derreter. Acrescente o mel e o melado, misture até dissolver. Precisei voltar a panela ao fogo por uns instantes, para tudo ficar derretido e misturado. Retire o gás da cerveja colocando-a em um recipiente e mexendo bem com a colher, até acabar a espuma. Acrescente a cerveja à mistura de leite. Em outro recipiente, misture os dois tipos de açúcar, o cacau, as especiarias e o sal. Misture tudo com uma espátula pão duro, vai ficar bem líquido. Junte a farinha de trigo e o bicarbonato e coloque essa mistura no recipiente com o restante da receita. Misture novamente com o pão duro, até ficar homogêneo. Forre uma forma retangular de 20 x 30 cm com papel manteiga, despeje a massa e espalhe com uma colher - fica raso mesmo, mas a massa cresce bem. Leve a forno preaquecido a 180º C por 20 a 25 min. Deixe esfriar, corte em quadrados e cubra com a calda.
Calda: junte todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. quando levantar fervura, deixe por mais alguns poucos minutos, até formar uma calda grossa.

Confira as outras sugestões de Natal que passaram por aqui esta semana:

Geleia de morango com lavanda - para presente
Salada de bacalhau com pimentão assado

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pão de mel com calda de açúcar mascavo.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------

A receita original do pão de mel é ESSA e a receita da calda veio DAQUI

Um comentário:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...