verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Antepasto de berinjela

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Antepasto de berinjela


Poucos e bons ingredientes e um truque para dar um sabor incrível. Eu sei que há receitas aos montes de antepasto de berinjela, mas quero declarar que encontrei a minha. Já tinha feito algumas vezes antes, mas sem conseguir o sabor que queria, que ficasse meio "defumada" do jeito que comia na rua. Agora sim! Além de servir de entradinha - para acompanhar torradinhas fica delicioso -, esse antepasto de berinjela faz as vezes de salada, agrega no sanduíche de frios e ainda pode ser misturado ao macarrão para uma bela refeição. Pode ser usado quente ou frio. É curinga, é delicioso e, assim como eu, você vai chamar essa receita de sua! Ah, e é fácil, fácil. Veja a seguir como fazer.


Presentes de comer são bons ou são ótimos? Esse antepasto de berinjela pode ser colocado em potes de vidro com tampa, bem limpos. Cubra o cubos de vegetais com azeite, feche e decore o pote: taí um presente charmoso, gostoso e barato para o Natal.

Pote decorado para o molho de pimenta
Para inspirar a decoração do potinho, deixo a sugestão do pote de um molho de pimenta que preparei para o blog. Outra dica boa para presentear, clique aqui e veja a receita.

Antepasto de berinjela
(Rende 4 porções)

2 berinjelas médias
1 pimentão vermelho médio
1/4 de xícara de uva-passa (hidrate em água quente)
Cerca de 15 folhas de manjericão fresco
Pimenta do reino
Sal (usei flor de sal)
Azeite

Passe as berinjelas e o pimentão, ainda inteiros, pela chama da boca do fogão, para que fiquem levemente chamuscados do lado de fora. Espete um garfo com cabo de madeira e vá passando os legumes pelo fogo, com cuidado. Essa parte ajuda se você não tem maçarico. Deixe esfriar e corte as berinjelas em cubos e o pimentão, em pedaços grandes. Coloque os pedaços em uma assadeira - de preferência antiaderente - salpique sal e regue com um pouco de azeite. Leve ao forno alto, já preaquecido, por 30 a 40 minutos. A cada dez minutos de forno, tire a assadeira e remexa os pedaços de vegetais com uma colher. Se estiver grudando, regue com mais um pouco de azeite nesse meio tempo. Quando a berinjela estiver bem tostadinha, tire do forno. Use o maçarico culinário para dar uma chamuscada final, de leve, principalmente nos pedaços de pimentão. Junte a uva-passa, o manjericão, a pimenta do reino, acerte o sal e regue com mais azeite. Misture e está pronto! Sirva quente ou frio.

Fiz esse antepasto bem simples, com poucos ingredientes. Dá para colocar ainda cebola em pétalas e/ou alho em lâminas. Junte esses ingredientes antes de ir ao forno. Para temperar depois, o manjericão pode dar lugar ao alecrim, uma pimentinha boa - fresca picada ou seca, calabresa - pode fazer parte e todo tipo de erva seca que gostar vai incrementar seu antepasto.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Antepasto de berinjela.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...