verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita de Natal - Salada de bacalhau com pimentão assado

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Receita de Natal - Salada de bacalhau com pimentão assado



A semana vai ser natalina no Casa, Coisas e Sabores, eu avisei! A receita de hoje é para quem faz questão de ter bacalhau na ceia de Natal, mas está assustado com o preço, rs. Bacalhau não é um ingrediente barato, mas às vezes fica ainda mais caro. Para preparar essa salada de bacalhau com pimentão assado, você pode usar o tipo de bacalhau menos nobre, daquele mais barato que compramos para usar desfiado. Ponto para a economia! A receita também multiplica o bacalhau: um pedacinho vai render muito! E ainda vamos fugir da combinação tradicional com batata (que é uma delícia, sim!) para um jeito diferente de fazer o peixe. Esse prato pode ser servido morno ou frio e pode ser uma salada de acompanhamento ou mesmo prato principal, na companhia de arroz branco e farofa simples. Já viu que é coisa boa, né? E delícia! Mais um item para sua ceia de Natal garantido!


Aproveitei e usei também um pedaço de pimentão verde que tinha rolando na geladeira. Apesar de a receita original só levar pimentão vermelho, usar pimentões de cores diferentes vai deixar mais colorido!

Bacalhau com pimentão assado
(Rende 4 porções)

500 g de bacalhau dessalgado*
1 pimentão vermelho médio
1/2 cebola média
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 dentes de alho em fatias
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
Pimenta do reino
Sal (se necessário)

*Usei bacalhau que se compra já dessalgado, congelado. Perde um pouco no sabor (e no preço), mas ganha na praticidade. Mas claro que dá para comprar o bacalhau seco e dessalgar em casa! É só se planejar e seguir o passo a passo AQUI.

Corte o pimentão no meio, pelo comprimento e retire as sementes. Corte a cebola ao meio também. Coloque os legumes em uma assadeira e leve ao forno alto por cerca de 15 minutos, para cozer um pouco e dar uma chamuscada. Deixe esfriar e corte os legumes em pedaços grandes. Coloque o pimentão, a cebola e a salsinha na travessa junto com 4 colheres de sopa de azeite e o vinagre, misture e reserve. Cozinhe os pedaços de bacalhau em água fervente com folhas de louro, até ficarem macios. Retire a pele e as espinhas do bacalhau e desfie em lascas. Em uma frigideira ou panela em fogo baixo, coloque o azeite restante e as fatias de alho, deixe dourar. Junte as lascas de bacalhau, tempere com pimenta do reino e acerte o sal, se necessário. Mexa rapidamente. Coloque a mistura de bacalhau na travessa, junto com os pimentões. Mexa e sirva.



Não perca as postagens dessa semana! Tem coisa boa todo dia para ajudar a preparar seu Natal!

Ontem, primeira dica de Natal da semana especial, postei aqui uma receita de geleia de morango com lavanda que pode virar presentinho. Clique aqui e confira!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receita de Natal - Salada de bacalhau com pimentão assado.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...