Um belo corte de medalhão, com carne de primeira... e um preparo que coloca tudo isso a perder. Nunca mais! Aprenda a preparar o medalhão de filé mignon do jeito correto e que, de quebra, recebe a companhia de um molho de shitake e de talharim. Uma massa simples, acredite, é perfeita para acompanhar medalhão com molho, vai por mim. Com essa receita, você leva um almoço ou jantar com cara de restaurante para o conforto do seu lar. E parece que deu muito trabalho, mas não deu, pois são poucas etapas e o preparo pode ser feito até por iniciantes. Sim, você adivinhou: essa receita tem o selo de facilidade "feito pelo marido". Se bem que o moço anda se aperfeiçoando e teve ideias bem avançadas para executar o prato. Veja como fazer também!
O ponto preferido da carne e algo único e pessoal. Tem gente que gosta de carne malpassada, tem gente que prefere ao ponto. Tem gente que pede a dita cuja bem passada... bem, corta aqui que estamos de mal! Brincadeira à parte, uma faixa rosinha no meio do medalhão é de praxe para garantir a suculência, passar a carne demais também é um modo de destruir seu amado (e caro) filé mignon.
Medalhão de filé mignon com shitake e talharim
(Rende 2 porções)
2 cortes de medalhão de filé mignon
Sal, pimenta do reino e azeite
1 xícara de shitake picado
1 colher de sopa de cebola picada
1/4 de xícara de vinho branco
2/3 de xícara de creme de leite fresco
200 g de talharim (na verdade, usei tagliateli, que é um pouco mais largo)
2 dentes de alho picados
Ferva 2 litros de água, acrescente sal e cozinhe o macarrão. Refogue alho em 3 colheres de sopa de azeite e junte à massa já cozida. Reserve.
Clique aqui e veja dicas para cozinhar macarrão do jeito certo
Tempere os medalhões (devem estar em temperatura ambiente) com pimenta do reino e besunte-os com azeite. Amarre-os com duas tiras de barbante para que mantenham a forma. Outro jeito é enrolar uma tira de bacon em volta, se gordura não for problema, vá em frente. Leve a carne a uma frigideira limpa previamente aquecida em fogo médio. Deve estar bem quente. Deixe o medalhão por 6 minutos (sem tampar a panela, ok?), vire-o com uma espátula ou pinça (furar com o garfo vai fazer sua carne perder o suco) e salpique sal. Deixe mais 6 minutos do outro lado. Ao final, vire e retire os medalhões da frigideira. Salpique sal no lado que não tinha sido salgado. Reserve.
Na frigideira "suja" dos medalhões, acrescente mais um fio de azeite e refogue a cebola, até ficar transparente. Junte o shitake e deixe-o murchar um pouco. Coloque o vinho e deixe evaporar parte do líquido. Junte o creme de leite. Mexa e deixe o molho reduzir até ficar levemente consistente. Sirva o medalhão com o talharim e espalhe o molho por cima.
Com o tempo indicado, o medalhão ficou ao ponto. Caso goste de malpassado, deixe por menos tempo e, por conseguinte, espere um pouco mais antes de tirar, se a ideia é deixar bem passado.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Medalhão de filé mignon - dicas para fazer - com shitake e talharim.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este

----------------------------------------------------------
Experiência pessoal e várias fontes pesquisadas na internet ajudaram a chegar a esse modo de preparo dos medalhões, mas ESSA postagem do blog Menu Criativo foi, especialmente, de muita ajuda!
oi Adri que sugestão maravilhosa bjs Rosinha
ResponderExcluirOi Adri querida!!!
ResponderExcluirAproveito para lhe desejar um 2015 maravilhoso, repleto de alegrias, sucesso e grandes conquistas! E vamos que vamos!
Hummm... vim pela foto que está mara, hein amiga? Carnívora que sou, não podia deixar de ver como é o seu preparo. Nunca amarrei com barbante, só com bacon rsrs... =P (já que é pra enfiar o pé na jaca...kkk). Não sei se prefiro a massa, ou o medalhão... ficaram divinos!
Bjsss