verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Medalhão de filé mignon - dicas para fazer - com shitake e talharim

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Medalhão de filé mignon - dicas para fazer - com shitake e talharim


Um belo corte de medalhão, com carne de primeira... e um preparo que coloca tudo isso a perder. Nunca mais! Aprenda a preparar o medalhão de filé mignon do jeito correto e que, de quebra, recebe a companhia de um molho de shitake e de talharim. Uma massa simples, acredite, é perfeita para acompanhar medalhão com molho, vai por mim. Com essa receita, você leva um almoço ou jantar com cara de restaurante para o conforto do seu lar. E parece que deu muito trabalho, mas não deu, pois são poucas etapas e o preparo pode ser feito até por iniciantes. Sim, você adivinhou: essa receita tem o selo de facilidade "feito pelo marido". Se bem que o moço anda se aperfeiçoando e teve ideias bem avançadas para executar o prato. Veja como fazer também!

O ponto preferido da carne e algo único e pessoal. Tem gente que gosta de carne malpassada, tem gente que prefere ao ponto. Tem gente que pede a dita cuja bem passada... bem, corta aqui que estamos de mal! Brincadeira à parte, uma faixa rosinha no meio do medalhão é de praxe para garantir a suculência, passar a carne demais também é um modo de destruir seu amado (e caro) filé mignon.

Medalhão de filé mignon com shitake e talharim
(Rende 2 porções)

2 cortes de medalhão de filé mignon
Sal, pimenta do reino e azeite
1 xícara de shitake picado
1 colher de sopa de cebola picada
1/4 de xícara de vinho branco
2/3 de xícara de creme de leite fresco
200 g de talharim (na verdade, usei tagliateli, que é um pouco mais largo)
2 dentes de alho picados

Ferva 2 litros de água, acrescente sal e cozinhe o macarrão. Refogue alho em 3 colheres de sopa de azeite e junte à massa já cozida. Reserve.

Clique aqui e veja dicas para cozinhar macarrão do jeito certo

Tempere os medalhões (devem estar em temperatura ambiente) com pimenta do reino e besunte-os com azeite. Amarre-os com duas tiras de barbante para que mantenham a forma. Outro jeito é enrolar uma tira de bacon em volta, se gordura não for problema, vá em frente. Leve a carne a uma frigideira limpa previamente aquecida em fogo médio. Deve estar bem quente. Deixe o medalhão por 6 minutos (sem tampar a panela, ok?), vire-o com uma espátula ou pinça (furar com o garfo vai fazer sua carne perder o suco) e salpique sal. Deixe mais 6 minutos do outro lado. Ao final, vire e retire os medalhões da frigideira. Salpique sal no lado que não tinha sido salgado. Reserve.
Na frigideira "suja" dos medalhões, acrescente mais um fio de azeite e refogue a cebola, até ficar transparente. Junte o shitake e deixe-o murchar um pouco. Coloque o vinho e deixe evaporar parte do líquido. Junte o creme de leite. Mexa e deixe o molho reduzir até ficar levemente consistente. Sirva o medalhão com o talharim e espalhe o molho por cima.

Com o tempo indicado, o medalhão ficou ao ponto. Caso goste de malpassado, deixe por menos tempo e, por conseguinte, espere um pouco mais antes de tirar, se a ideia é deixar bem passado.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Medalhão de filé mignon - dicas para fazer - com shitake e talharim.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------

Experiência pessoal e várias fontes pesquisadas na internet ajudaram a chegar a esse modo de preparo dos medalhões, mas ESSA postagem do blog Menu Criativo foi, especialmente, de muita ajuda!

2 comentários:

  1. oi Adri que sugestão maravilhosa bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri querida!!!
    Aproveito para lhe desejar um 2015 maravilhoso, repleto de alegrias, sucesso e grandes conquistas! E vamos que vamos!
    Hummm... vim pela foto que está mara, hein amiga? Carnívora que sou, não podia deixar de ver como é o seu preparo. Nunca amarrei com barbante, só com bacon rsrs... =P (já que é pra enfiar o pé na jaca...kkk). Não sei se prefiro a massa, ou o medalhão... ficaram divinos!
    Bjsss

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...