verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como fazer conserva marroquina de limão siciliano

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Como fazer conserva marroquina de limão siciliano


Apesar de ter limão siciliano na jogada, já adianto que essa conserva não é doce. É salgada. Isso mesmo! Exótico, não? Estava com alguma unidades da fruta em mãos e com vontade de fazer coisas legais com ele. Para blogueiro de gastronomia, "coisa legal" é coisa diferente, demorada, maluca e/ou exótica. Bem, eu adoro temperos diferentes e fazia muito tempo que queria tentar fazer essa conserva marroquina de limão. E é tão fácil de fazer que só vendo. Depois de preparar o vidro, tem que ficar tomando conta por um tempo, mas já temos certificado de babá de comida, tiramos de letra!

Para tomar conta: extrato de laranja caseiro e extrato de limão siciliano caseiro.

Minha conserva acabou de maturar justo hoje e está pronta para ser usada nas receitas. Logo, logo vai aparecer algo feito com ela por aqui. Mas, para dar uma ideia das possibilidades, depois da receita dou uma dicas de uso. No marrocos, o limão em conserva é usado muito em tagines, que são aqueles ensopados bem ricos e aromáticos que levam carnes e/ou legumes. Mas pode usar em qualquer tipo de ensopado, caldo etc. que a promessa é de levantar o sabor até a estratosfera.

Conserva marroquina de limão siciliano
(Rende 1 pote pequeno de cerca de 150 ml)

1 limão siciliano
Cerca de 10 colheres de chá de sal*
2 folhas de louro (opcional)
Pote bem limpo

*Recomenda-se usar sal grosso ou sal marinho. Usei flor de sal porque tinha um pote cheio e resolvi aproveitar, por ser um sal mais puro.

Lave bem o limão com uma escovinha. Corte a fruta pelo comprimento, em cruz, formando quatro pedaços. Corte cada pedaço ao meio e você ficará com oito pedaços. "Forre" o fundo do pote com sal, vá passando cada pedaço de limão no sal (por todos os lados) e acomodando no pote. Coloque mais sal entre os pedaços de limão à medida que for acomodando no pote. Vá apertando os pedaços, para ficar bem justo. Finalize com uma camada de sal. Se sobrar espaço no seu pote, complete com suco de limão, para isso você vai precisar de uma fruta extra. No meu caso, não precisei. Feche bem e deixe macerar. Há relatos de que 1 semana já basta, a maioria recomenda 15 dias e vi também a recomendação de deixar por 1 mês. Deixei 1 mês. Resolvi guardar na geladeira durante a maceração, porque o calor no Rio de Janeiro não está para brincadeira. Melhor ser prudente.

Há relatos na internet de pessoas que não gostaram muito dessa conserva de limão por ser um pouco amarga. A parte branca dessas frutas cítricas costuma amargar mesmo, mas nem tudo que é bom na cozinha é doce, não é? Gosto muito de sabores amargos, então isso não me incomoda. De toda forma, o jeito de usar é assim: você tira um pedaço da conserva, lava para tirar o excesso de sal (ou não, se for para substituir o sal da receita, pode deixar), raspa a polpa com a parte branca e usa a parte amarela da casca, picada. O caldinho que fica no pote também é cheio de sabor. Depois de aberta, é preciso manter na geladeira e a durabilidade é de cerca de 3 meses. É bom dosar na quantidade de conserva a ser preparada, se fizer um potão vai ter tagine todo dia em casa para não desperdiçar! Rs.



A conserva marroquina de limão siciliano também é uma bela opção de presente, fica bem bonito no vidro e é diferente!

Sugestões de uso (dicas do Jamie Oliver): use para temperar o arroz ou o cuscuz marroquino no lugar do sal. Tempere aves e peixes com pedacinhos desse limão e leve para assar. Acrescente um pouco em cozidos de carne ou de frango. Dá para usar também em sopas.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Conserva marroquina de limão siciliano.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------

Para fazer essa receita, consultei as seguintes fontes: Panelinha, BBC Food, e Moroccan Food.

5 comentários:

  1. Também fica muito bom adicionado a lombo de porco assado, com bastante molho e batatas assadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis! Deve combinar muito com carne de porco! Obrigada pela dica :)

      Excluir
  2. Será que não pode tirar a parte branca do limão pra não dar amargor??

    ResponderExcluir
  3. Será que não pode tirar a parte branca do limão pra não dar amargor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como falo na postagem, eu tiro a polpa e a parte branca na hora de usar e pico só a cascas amarela do limão em conserva, não acho que dê amargor nos pratos, mas há pessoas mais sensíveis ao paladar amargo. O modo tradicional de fazer a conserva é como indico, com os pedaços inteiros, mas você pode testar fazer a conserva só com a casca amarela. O bom de fazer em casa é adaptar ao nosso gosto :) Abraços!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...