verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Polenta com ervilha

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Polenta com ervilha


Acompanhamento rápido e prático, basta ter algum derivado de milho (farinhas de milho ou mesmo fubá) para preparar uma polenta rapidinho. Sirva com algum molho gostoso, um que você faria para macarrão, e já tem uma refeição completa. Já era fã do prato e a polenta com ervilha é uma opção para preparar polenta de um jeito diferente. Você verá como aquela lata de ervilha que eu sei que você tem guardada fará diferença para um prato especial.

Essa receita é do blog Cucina Artusiana, da querida Carla, e preciso confessar que a preguiça, que prefiro chamar de liberdade criativa aham, me fez alterar um pouco o preparo da receita. Os ingredientes também, ou seja, quase tudo. A Carla fez a receita original em seu curso de gastronomia, ou seja, técnica e textura perfeitas. Sugiro um preparo mais rápido, que caiu melhor no curto tempo que tinha para fazer o jantar e no que dispunha na despensa. O sabor está garantido!

Polenta com ervilha
(Rende 2 porções, como prato único)

1 colher de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
Azeite
1/2 xícara de ervilha escorrida (em lata)
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite
3/4 de xícara de fubá
1 colher de sopa cheia de queijo ralado*
Sal

*O queijo que mais se usa na polenta é o parmesão. Acabei usando o gruyére para aproveitar um pedaço que tinha, o que deu sabor extra. Mas vale até o queijo minas padrão ou outro que esteja dando sopa.

Em uma panela em fogo médio, refogue a cebola no azeite até ficar transparente, junte o alho e deixe mais um pouco. Acrescente a ervilha, deixe refogar mais um pouco e amasse os grãos dentro da panela, de forma grosseira, com a colher de pau ou mesmo com um batedor de carne, que é meu amassador oficial. Coloque a água e o leite e deixe ferver. Junte o sal e vá colocando o fubá aos poucos, em "chuva" e mexendo simultaneamente - sem parar - com um fouet. Continue mexendo para cozinhar o fubá. Junte o queijo, mexa mais um pouco e sirva, bem quente, por favor.

Veja também a receita da polenta tradicional.
Polenta, em vez de frita, pode se assada. Clique e confira.
E se a polenta for...doce? Veja a receita.

Se você puder, use a ervilha congelada, ela tem a cor mais viva e sabor apurado, deixará sua polenta muito mais bonita. Nem me venha dizer que polenta feita com fubá não é polenta, é angu. Não há consenso nem entre quem trabalha com gastronomia, não tenho a menor pretensão de levantar a discussão. Use o fubá, a farinha de milho, experimente as texturas e decida seu preferido. Nosso negócio aqui é comer.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Polenta com ervilha.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------

A receita original do Cucina Artusiana é ESSA

4 comentários:

  1. Nunca comi assim.Parece ser bem boa mesmo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Adri bom dia amiga, adoro polenta de qualquer jeito, porém nunca fiz com ervilhas. Deve ficar muito bom, gostei muito dessa receita, vou experimentar já com a certeza que vou gostar.
    Quanto ao sorvete de milho, aquele post é publieditorial,então uso o pó para sorvete sabor milho, e fiz metade sabor coco, e nunca fiz sem liga neutra, creio que ela é essencial para o sorvete dar cremosidade. Mas se vc quiser fazer o sorvete mais natural, usa suco de milho, vc bate o milho com um pouco de leite e usa na receita, já fiz e ficou delicioso. Espero ter ajudado, qq coisa me fala. Beijinhos miga

    ResponderExcluir
  3. Adri,

    Que delícia!!!
    Ficou uma mistura super interessante!

    Nossa assistente, vai te mandar as informações do livro, certo? Obrigado.

    Um abraço, Fábio.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...