verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Aniversário de 3 anos e bolo de maracujá com calda de romã

sexta-feira, 8 de março de 2013

Aniversário de 3 anos e bolo de maracujá com calda de romã


Nada como um bolo simples, porém com um toque especial, para comemorar o aniversário do blog! O bolo de maracujá com calda de romã é a cara do Casa, Coisas e Sabores: simples, mas não simplório, fácil de fazer e muito gostoso. Os bolos simples - sem cobertura e recheio - são os nossos preferidos, mas uma bela calda de cor rubi dá o ar festivo que a data pede. Além de linda, a romã confere um sabor bem suave que casa bem com o maracujá. Continuando as comemorações de aniversário, na segunda-feira vamos fazer um sorteio para os leitores do blog. Fique de olho!




Há 3 anos, em um 8 de março, entrava no ar a primeira postagem do Casa, Coisas e Sabores. Na época, não tinha a menor pretensão de nada, nem mesmo de mantê-lo por esses 3 anos. Só queria compartilhar minhas descobertas em casa, na cozinha, que eram tantas e tantas. Depois de tanto tempo, vejo que continuo descobrindo muitas coisas, todos os dias, e percebo que o que move o blog continua aqui. E enquanto for assim, a vontade é que o Casa, Coisas e Sabores comemore muitos outros aniversários! Sabe quem vem comigo? Você, leitor, amigo, visitante que passa por aqui, deixa seus comentários e compartilha experiências e dúvidas. Você que interage no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Google+. O Casa, Coisas e Sabores é tudo isso. Somos nós :) Obrigada!

Bolo de maracujá com calda de romã
(Rende um bolo pequeno)

1 ovo
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de leite em pó (opcional)
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado (ou natural, sem água)
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolos

Calda
1/3 de xícara de sementes de romã (sem nenhuma parte branca)
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de açúcar

Clique aqui e veja as dicas para fazer bolos sem erro

Antes de tudo, quero dizer que peneirei o açúcar, a farinha de trigo e o fermento, afinal, é dia de festa e deixei a preguiça de lado :) Bata bem (à mão ou na batedeira) o ovo, o açúcar e a manteiga. Junte a farinha de trigo, o leite em pó e o suco de maracujá e bata novamente, até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e apenas misture com uma colher, até ficar bem misturado à massa. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio-baixo preaquecido por cerca de 25 minutos. Enquanto esperar assar, aproveite para fazer a calda.
Calda: separe as sementes de romã em 3 partes, uma delas você vai reservar. Passe as outras duas partes das sementes através de uma peneira, amassando com uma colher - cuidado com os salpicos, suco de romã mancha que é uma beleza - para retirar o suco das sementes. Descarte o bagaço que ficou na peneira. Coloque o suco de romã a uma panelinha, junte a água, o açúcar e as sementes inteiras que estavam reservadas, leve a fogo baixo por alguns minutos até a calda apurar um pouco (fica rala).
Para servir: desenforme o bolo, faça uns furinhos com um garfo e derrame a calda de romã por cima. Sirva comemorando os 3 anos do Casa, Coisas e Sabores :)



Essa receita é para um bolo pequeno, com essa quantidade de massa enchi uma miniforma de bolo e xícaras, para porções individuais. Se você fizer o dobro da receita, poderá usar uma forma de bolo de furo padrão. Está difícil conseguir romã? Sem problemas, faça uma calda de maracujá (suco e algumas sementes) ou uma caldinha de leite de coco, ficará bom igual.



Para comemorar o aniversário do blog, na segunda-feira terá o anúncio de um sorteio. Já adianto que é algo útil e bonito para sua cozinha. Não deixe de conferir!

E parabéns às mulheres por seu dia :)


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: aniversário de 3 anos e bolo de maracujá com calda de romã.

 Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

11 comentários:

  1. Parabéns pelo niver do blog! Lindo e parece deliciosos esse bolo.

    Parabéns pelo nosso dia ! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Gente, que combinação diferente! Sempre que vejo coisas com romã acho que ficam com um "tchan" a mais.

    Parabéns pelo aniversário do blog! :)

    ResponderExcluir
  3. Adri querida que lindo dia para comemorar o aniversario do blog. Primeiramente parabéns amiga, fico muito feliz de poder estar aqui comemorando com vc essa linda data que espero se repita por muitos e muitos anos de pleno sucesso. E vim desejar um feliz dia das mulheres pra vc e a todas as mulheres da sua famila. O bolo está como gosto, assim simples com uma bela cobertura não necessita de mais nada. Ficou lindo. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Que o Casa, coisas e sabores continue por muitos e muitos anos e com sucesso sempre!

    Fiquei encantada com a cor desses grãos da romã, Tenho romã aqui e nunca colhi uma com grãos tão vermelhos. Deu vontade de provar o bolo.

    Feliz dia das mulheres pra você!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Adri!!
    Que a vida blogueira lhe traga sempre mais e mais alegrias!!
    Encantada com essa calda! A minha sorte que o meu caseiro tem um pé de romã no sítio dele. Só não sei se é época. Mas já levando a receita.
    Além do aniversário do blogue, feliz dia da mulher! Passou, mas todo dia é dia de mulher!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, essa romã é comprada no hortifruti, nem sei qual a época dela, rs. Bem, mas ela está por lá desde o final de ano e agora está até mais barata. Sorte maior a sua que tem romãs à disposição :) Beijão, obrigada!

      Excluir
  6. Adri querida!

    Ontem tive um dia de faxina aqui em casa que me deixou moída.
    Hoje cedinho precisava vir aqui e te deixar um grande abraço e os meus parabéns pelo teu lindo trabalho.
    Que sejam muitos e muitos anos de vida do blog, que ele te traga muitas alegrias e que seja o elo de muitas amizades conquistadas por aí.
    Mil beijos, muito sucesso tu merece.
    Alê

    ResponderExcluir
  7. Oi de novo.
    Parabéns a você pelo Dia da Mulher e parabéns ao Casa,Coisas e Sabores pelo 3ºaniversário do blog.
    Esse bolinho simples está como eu gosto!!
    Beijinhos além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Meninas, agradeço muito pelos parabéns ao blog, pelos parabéns do Dia da Mulher e pela visita e comentários de vocês. Todas são leitoras queridas que estão sempre por aqui, não poderia receber parabéns mais especiais :) Obrigada pelo carinho desta data e de sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Adri!!!

    Cheguei atrasada, me desculpe!
    Mas, quero deixar registrada aqui a minha admiração pelo seu trabalho sério e bem feito. Fico muito feliz em fazer parte do grupo de leitores, que passam pela sua casa cheia de sabores!
    Esse bolo além de lindo, deve estar divino!
    Parabéns pela data!!! Espero sinceramente poder vir aqui muitas e muitas outras vezes para te cumprimentar mais um avez pelo seu sucesso!

    Big bjo, amiga querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintya, e eu que cheguei mais atrasada ainda para responder? Rs. Obrigada, querida, pelo carinho de sempre! Elogios vindos de ti são especiais para mim! Beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...