verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Setembro 2012

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Chocolate quente branco


Cansou do chocolate quente tradicional, pretinho? (É possível isso, gente?) Quer variar com uma bebida quente que também leva chocolate, mas de sabor diferente do que se está acostumado? O chocolate quente branco traz uma combinação inusitada e de sabor surpreendente, que vai te esquentar de um jeito muito gostoso nesse inver...nessa primavera que começou gelada!

Pensa em uma bebida com chocolate branco, docinha, bem quente, com um toque de especiarias...quem me apresentou essa maravilha foi a Mariana do blog Receitas para a Felicidade. Ela publicou a receita em um dia especialmente gelado aqui no Rio de Janeiro. Assim que vi, não tive dúvidas, corri para a cozinha! Que sensação maravilhosa de tomar uma bebida quente e tão gostosa naquele momento. Para sentir o mesmo em uma noite mais fria, tem que fazer :)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Kit costura, para você ou para presente


Fato que é sempre bom ter uns apetrechos de costura sempre à mão. Não precisa saber fazer um vestido, mas ter habilidades para pregar um botão, refazer uma costura que abriu ou improvisar uma bainha simples é coisa útil, vale a pena aprender. A seguir, mostro para você como montar um kit de costura muito fofo para guardar seus acessórios ou para presentear alguém com algo muito útil. Também indico quais os itens básicos para uma costurinha de emergência e que não podem faltar no seu kit. Ah, para montar esse kit de costura você não vai precisar costurar nada, que ironia, rs.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mudamos para www.casacoisasesabores.com.br


O endereço do blog Casa, Coisas e Sabores mudou! O que você vê por aqui não muda, sempre receitas e dicas práticas para facilitar sua vida em casa e na cozinha, mas o visual do blog veio mudando aos poucos, com layout e logo novos, uma faxina que queria fazer há muito tempo para deixar a Casa mais limpa e arrumada. Na sua casa também não é assim? Às vezes dá vontade de organizar a bagunça ou só mudar os móveis de lugar, para dar uma cara nova :)

Agora você acessa o Casa, Coisas e Sabores pelo novo endereço:

www.casacoisasesabores.com.br

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Como fazer arroz integral


Consumir arroz integral é muito saudável e gostoso, mas para quem está adquirindo o hábito agora podem surgir algumas dúvidas de como prepará-lo. A forma correta de se fazer o arroz integral é um pouquinho diferente do preparo do arroz branco e o primeiro leva um pouco mais de tempo para ficar pronto, diferença pouca, garanto. No entanto, se você fizer o arroz integral do jeito que se costuma fazer o arroz comum, aí sim verá o que é demorar. Você pode usar o tempero de costume, caprichar nessa parte garante um arroz integral gostoso e nada "insosso". Aprenda como fazer o arroz integral e adote esse bom hábito.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Receita 4 ingredientes: salada refrescante de pepino


Se você tivesse apenas quatro ingredientes para fazer uma receita, o que sairia? A ideia da Receita 4 ingredientes é oferecer opções, tanto doces quanto salgadas, de receitas que levem apenas quatro itens. Receita fácil, que é a especialidade da casa. A salada refrescante de pepino é uma opção leve, cheia de sabor e prova que o simples não precisa ser simplório. O segredo é escolher sabores marcantes e aproveitar o que cada ingrediente tem de melhor.

Outro dia vi um livro de receitas em que todas elas levavam apenas quatro ingredientes. Achei bastante interessante e curioso pensar que, no final das contas, não é nada fácil conseguir bons resultados em sabor usando apenas quatro itens para preparar a receita, colocando em prática a ideia de que "menos é mais" defendida por chefs do calibre de Roberta Sudbrack. Na categoria Receita 4 ingredientes, você vai encontrar opções de receitas fáceis com apenas quatro itens, em um misto de desafio e brincadeira para essa que vos escreve. Deixo claro que não trouxe o livro para casa, então as receitas não serão as que estão lá.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bebida para o calor: mate suíço de maracujá


Está calor aí na sua terra? Aqui na Cidade Maravilhosa estamos registrando temperaturas de 40 °C em pleno inverno. Calor combina com Rio de Janeiro, mas também combina com bebidas geladas, um jeito muito gostoso de enfrentar o calor de dentro para fora e garantia de hidratação em períodos de altas temperaturas e baixa umidade. O mate suíço de maracujá é receita de uma famosa lanchonete especializada em mate - acrescida de um leve toque pessoal, senão não seria eu - e é uma bebida leve, refrescante e doce na medida. Enfrentar o calor assim é muito mais gostoso.

A receita do mate suíço de maracujá é do Rei do Mate, uma rede conhecida por ter um sem fim de variações de mate em combinações tanto geladas quanto quentes. É sabido que mate bem gelado é paixão do carioca e poucos dispensam umas gotas de limão na bebida, tradição na praia. Diferente do chimarrão gaúcho, tomado quente (mas não vamos esquecer o tererê, que é gelado) e feito da erva-mate verde, o mate carioca é feito da erva torrada, comprada a granel (em caixa) em qualquer supermercado. Também há a opção dos sachês, mas não recomendo, a infusão feita do mate a granel é bem melhor.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Biscoitos decorados com glacê


Quer fazer uma graça no aniversário, chá de bebê, chá de panela e festinhas em geral? Esses biscoitos decorados são feitos da forma mais simples possível, utilizando um glacê que, bonito por si só, nem requer grandes habilidades na decoração. Cobriu, fez umas gracinhas, uns pontinhos? Já fica lindo. Nem se preocupe em preparar massa, modelar e assar biscoitos. Vamos simplificar a vida, porque, quando o tempo é pouco, também é bom ter opções.

A base desses biscoitos decorados com glacê é o biscoito Maria, aqueles redondinhos que são ótimos para criar também outras guloseimas. Você pode comprar outro tipo de biscoito, mas o Maria é uma "tela" perfeita para sua decoração, é fácil de achar e bem firme, não vai ficar molenga com o glacê.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Frigideira de bacalhau com quiabo


Bacalhau com quiabo é uma combinação inusitada e que dá muito certo, certíssimo! Liberte seu quiabo da companhia do frango - uma dupla campeã, sem dúvida - e experimente colocá-lo junto com outros tipos de carne. A frigideira de bacalhau com quiabo é daqueles mexidinhos que não dão trabalho nenhum (comprei o bacalhau já dessalgado, mão na roda), bem temperados e com ingredientes muito simples. E ainda tem um truque que aprendi com a chef Roberta Sudbrack. Sou chique? Comprei o quiabo a centavos o quilo, baratinho.

O que seria um camarão com quiabo, virou uma frigideira de bacalhau com quiabo, pois, uma vez no supermercado, tudo pode mudar. Para essa receita, usei o bacalhau que se compra congelado e já dessalgado, uma mão na roda para um jantar para dois. Paguei R$ 10 em uma embalagem de 1/2 kg, a diferença de preço para o bacalhau seco nem foi tão absurda. É tirar da embalagem e usar, nota 10 em praticidade. Vou falar do truque do quiabo ao longo da receita, vi a chef Roberta Sudbrack dando a dica no programa Mais Você e resolvi testar em casa: o quiabo não perde a baba (que eu adoro), mas também não fica melequento, fica uma textura ótima. Faça o teste e veja se também lhe agrada, que o assunto "baba do quiabo" é coisa muito pessoal :)

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tabule de beterraba


Se a gente acrescentar a colorida e adocicada beterraba à campeã receita de tabule, leve, fresca e aromática? O resultado é um tabule de beterraba de cor linda e sabor delicado, que ganha um toque a mais com a leve doçura do legume. O sabor da beterraba combinou muito bem com a receita (quase) tradicional do tabule. Assim, você ganha uma opção diferente e muito saborosa de salada, que é quase uma refeição completa: o trigo ajuda a dar saciedade e segura a fome até a próxima refeição.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Bolo cappuccino


Quem guarda tem. Aqui, no nosso caso, quem faz tem. Garanta seu bolo para o café da manhã da semana, que começar o dia com um bolinho quentinho - nada que uns 15 segundos de micro-ondas não resolvam - faz tudo ficar muito melhor. O bolo cappuccino levou essa bebida querida para dentro do nosso amado bolo. Você pode acompanhá-lo de chá preto, que combina demais com chocolate e afins, ou o chá que queira. Ou pode preparar seu café preto ou com leite e reforçar os sabores do bolo cappuccino.

O cheiro desse bolo assando é coisa de louco. Sabe perfume de quando se está passando café? Misture isso com o aroma de bolo assando e é algo como isso que vai sair da sua cozinha e atiçar toda a vizinhança. Se você quiser acrescentar uma bebidinha, um licor, um rum à vera, uma honesta cachacinha, é capaz de realçar o sabor dos outros ingredientes. Fui na essência de rum, mas depois fiquei arrependida de não ter elevado o teor alcóolico do bolo.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Guia para comer bem em São Paulo


E se você pudesse pegar dicas de restaurantes e lugares para comer bem com o Amaury Jr.? A Editora Boccatto, parceira do blog através da Livraria Gourmet, traz um lançamento editorial que deixa você mais perto das dicas do Amaury Jr. O guia The Best Restaurants - São Paulo - by Amaury Jr. reúne restaurantes selecionados entre os favoritos e recomendados pelo apresentador, uma mão na roda para quem quer conhecer os melhores da capital paulista.

O livro The Best Restaurants - São Paulo busca atender não só aos paulistanos, mas a turistas de todo o Brasil e estrangeiros. A edição é bilíngue, com texto em português e em inglês. Os restaurantes estão organizados no guia por região e por tipo de cozinha (italiana, francesa, contemporânea etc.), o que deixa muito mais fácil procurar uma opção de acordo com o local onde se está e com o que se deseja comer.

Plágio não - 1 ano

Imagem: Tulio Sousa, do Macho Gourmet
Há exatamente 1 ano, vários blogs de culinária/gastronomia se uniram em uma ação para alertar sobre a cópia não autorizada de conteúdo. Continuo me perguntando qual a graça/objetivo/razão de se ter um blog exclusivamente para reproduzir conteúdo alheio. Relembre AQUI o post publicado no ano passado, pois as considerações continuam mais válidas que nunca, e fique de olho hoje nos seus blogs preferidos, muitos trarão novamente o assunto à tona. No mais, fica a dica: não se aproprie do trabalho alheio! Dica para a vida :)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Encontro Gourmet #euvou



O encontro mais esperado da blogosfera gastronômica vai acontecer no final de setembro, em São Paulo. O 1º Encontro Gourmet (o primeiro de outros, assim esperamos!) reunirá blogueiros e blogueiras de todo o Brasil no lindíssimo Clube Nacional. Em comum aos participantes, a paixão pela gastronomia, o gosto por cozinhar e compartilhar suas experiências, e a vontade de aprender sempre um pouco mais. No mais, vegetarianos, confeiteiros e chefs profissionais, "chefs" da sua própria cozinha, pessoas para as quais a comida é seu negócio e outras que levam tudo "à brinca", muito séria, por sinal...todos juntos, na maior concentração de amantes da comida por metro quadrado.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dicas para limpar, guardar e manter folhas por mais tempo


Tenho certeza que você não quer ver o alface das compras da semana ficar murcho em poucos dias, mas como proceder? Comer tudo em dois dias pode parecer saudável, mas um pouco inviável no caso de famílias pequenas. Essas dicas são de como limpar, guardar e, assim, manter as folhas para a salada mais frescas e prontas para consumo por mais tempo. Além de fazer com alface - lisa, crespa, americana -, você pode usar os mesmo procedimentos para espinafre, rúcula, hortelã, agrião etc.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...