verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Semana de Natal: torta de chocolate com doce de cupuaçu

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Semana de Natal: torta de chocolate com doce de cupuaçu


Está procurando uma receita de sobremesa diferente para o Natal ou Ano Novo e que, de preferência, não dê muito trabalho? A torta de chocolate com doce de cupuaçu celebra a brasilidade com ingredientes típicos do Norte do Brasil e tem um preparo muito simples, com poucos ingredientes e descomplicado. Um aviso: a combinação de chocolate com cupuaçu, além de ser especialíssima, digna de festa, é uma das coisas mais perfeitas que você já colocou na boca. Ainda tem um truque para desenformar bonito usando uma forma comum, sem ser aquelas de fundo falso, que nem todo mundo tem.

A torta de chocolate com cupuaçu está participando da blogagem coletiva Receitas para o Natal, organizada pelo Blogs de Culinária e que reúne várias sugestões doces e salgadas para sua ceia natalina. Blogs de culinária unidos por um Natal mais gostoso :)

Por falar em Natal mais gostoso (e mais bonito, prático e criativo), essa semana que antecede o Natal será especial aqui no Casa, Coisas e Sabores: a partir de hoje e até sábado você terá uma nova postagem todos os dias - eu disse todo dia! - com sugestões de receitas, presentes e dicas. Não perca nossa Semana de Natal!


Torta de chocolate com doce de cupuaçu
(Rende cerca de 8 pedaços - forma de 22 cm)

1 e 1/2 pacote de biscoito maisena
Cerca de 4 colheres de sopa de margarina
2 barras de chocolate meio amargo (350 g)*
1 caixa de creme de leite
200 g de doce de cupuaçu**
1/2 xícara de água
Castanha-do-pará triturada grosseiramente

*Usei uma barra de 180 g e outra de 170 g, mas atualmente é difícil encontrar barras com o primeiro peso. Use duas barras, no stress.
** Pode substituir por geleia de cupuaçu.

Triture o biscoito maisena no processador ou no liquidificador aos poucos. Passe cada porção triturada pela peneira e volte com os pedaços que ficaram retidos para o liquidificador/processador. No final, você terá uma farofa fininha. Em um recipiente, misture o biscoito triturado com a margarina, coloque essa última aos poucos e vá misturando com as mãos, quando você conseguir uma farofa úmida que pode ser moldada com as mãos, é hora de parar com a margarina. Forre o fundo e as laterais de uma forma com a farofa de biscoito (não precisa untar nem nada) e leve ao forno médio preaquecido por  5-10 min, só até dourar. Reserve essa base. No micro-ondas ou em banho-maria, derreta o chocolate e, após totalmente derretido, misture com o creme de leite. Reserve. Leve ao fogo o doce de cupuaçu com a água, para dissolver o doce e obter uma geleia fluida (se você já for usar a geleia de cupuaçu, pode pular essa etapa).
Montagem: coloque a mistura de chocolate (fria) sobre a base de biscoito, leve à geladeira. Na hora de servir, espalhe a geleia de cupuaçu por cima do recheio de chocolate e salpique a castanha-do-pará. A dica é já deixar tudo no esquema na geladeira.



Truque da forma: eu não tenho forma pequena com fundo falso e não queria fazer uma torta gigante, então usei uma forma redonda menor de fundo fixo. É só forrar a forma com papel alumínio - deixe uma boa sobra para fora da forma e dobre - antes de colocar a farofa de biscoito. A base não pode ficar com espessura muito fina e deve ser distribuída mais ou menos por igual. Faça todo o processo da receita e, antes de colocar a geleia de cupuaçu, retire a base da forma puxando pelas sobras de papel alumínio. Com cuidado, apoie a base no prato e vá levantando e puxando o papel alumínio do fundo. É mané, mas dá certo.

O azedinho da geleia de cupuaçu, o chocolate amargo, mais intenso, e o crocante da castanha-do-pará são uma combinação campeã.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Semana de Natal: torta de chocolate com doce de cupuaçu.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------

Achei poucas opções para comprar o doce/geleia de cupuaçu on-line, uma delas é ESSA (nunca comprei na loja, deixo claro). Se alguém souber de outros lugares para comprar on-line ou onde vende no Rio de Janeiro, de preferência, mas também em outros estados fora do Norte, deixe sua dica nos comentários. Viciei, preciso de mais.

8 comentários:

  1. Deve ficar maravilhosa! Adoro cupuaçu, aliás o sorvete e suco deles, um delírio...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que é cupuaçu, mas adorei o aspecto dessa torta :-)

    ResponderExcluir
  3. oi Adri,deve ser uma delicia essa mistura de chocolate e cupuaçu bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Ficou super apetitosa Adri!! Obrigada por participar da blogagem coletiva de Natal!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Bem simples e super deliciosa!!
    Beijinho e Boas Festas!

    ResponderExcluir
  6. Adri, cupuaçu é de um sabor único. Conheci com minha sogra, que é amazonense, há muitos anos. Aqui só consigo comprar a polpa congelada, mesmo assim dá pra fazer a geleia e tenho certeza que essa mistura de ingredientes fica boa demais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Chica, o sorvete de cupuaçu é maravilhoso! Uma pena que não encontro os produtos de cupuaçu aqui com tanta facilidade :( Beijos!

    Fê, essa combinação é mesmo uma tentação, gostosa demais! Beijo!

    Alcina, o cupuaçu é uma fruta amazônica, tem um sabor azedinho e é usada para fazer doce, geleia, suco, sorvete...é muito gostosa! Pelo azedinho, combina muito com chocolate :) Beijos!

    Rosinha, a mistura fica deliciosa :) Beijos!

    Andréa, adorei participar! Um beijo!

    Sandra, essa torta é bem simples de fazer e de efeito, gosto muito de receitas assim :) Beijos!

    Gina, por aqui tem a polpa também, mas não é essa facilidade toda...descobri pela Andréa que tem um lugar perto especializado em produtos do Norte, mas ainda não fui lá. É perto, mas não fica no meu caminho habitual. Um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...