verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Semana de Natal: bolo de café natalino

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Semana de Natal: bolo de café natalino


Para mostrar que algumas receitas que não são tipicamente natalinas também podem ganhar "cara" de Natal, o bolo de café ganhou elementos que o deixaram com o jeito da festa mais gostosa do ano - com todo o respeito ao Ano Novo. A parceria do blog com a editora Bocatto/Cooklovers, através da Livraria Gourmet, colocou em minhas mãos o livro Bom Dia Trancoso! e, com ele, essa receita de bolo de café surpreendente. Bolo de café de sabor intenso, fofo e molhadinho, uma perdição que foi incrementada para você colocá-la entre suas delícias da mesa de Natal.

O livro Bom Dia Trancoso! traz receitas do famoso café da manhã da Pousada Capim Santo, que fica em Trancoso-BA. Sente o drama: queijadinha, bolo de tapioca, pão de queijo, bolo de cenoura... receitas de um café da manhã nada frugal e que servem de lanche para qualquer hora do dia. São os clássicos, simples, bem feitinhos e com toques especiais.




Também recebi o livro Mini Quiches e Tortas, com receitas salgadas e doces em versões reduzidas, e o Pequeno Atelier Cupcakes, um mimo em forma de minilivro e forminhas de silicone, reunidos em uma caixa e ótimo para presentear quem gosta de ir para a cozinha - para fazer os amados minicupcakes, melhor ainda.



Bolo de café
(Rende 12 porções)

2 xícaras de café coado
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 xícara de manteiga
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico em pó para bolos*
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de cravo em pó**

*Usei a farinha de trigo para bolos, que já vem com fermento, então dispensei esse ingrediente.
** Não tinha, usei 1 colher de chá de canela em pó.

Em uma panela, leve ao fogo o café, o açúcar e o chocolate em pó, quando começar a ferver, coloque em fogo baixo e deixe 10 minutos. Sua cozinha será invadida por um cheiro delicioso. Passado esse tempo, ficará uma calda bem líquida, deixe esfriar antes de usar. Em outro recipiente, bata bem a manteiga, os ovos - coloque-os um a um - e a baunilha. Junte a calda de café e, a partir desse momento, o melhor é misturar tudo com uma colher de pau. Acrescente a farinha de trigo, o fermento, o sal e o cravo em pó, misturando bem. A consistência da massa fica bem mole, quase massa de panqueca. É isso mesmo, prossiga. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio preaquecido por 40 min.
A cara do Natal: desenforme e coloque passas e frutas cristalizadas em cima do bolo, polvilhando toda a superfície com açúcar de confeiteiro. Se você quiser decorar o bolo só com passas ao rum, vai ficar bonito e combinar muito com o café do bolo.

Fonte de consulta: Bom Dia Trancoso!




Fiz meia receita do bolo de café, mas o indicado acima na lista dos ingredientes é a receita inteira. Mesmo com a receita completa, não é de um bolo grande, acredito que caiba em uma forma de bolo inglês. Fiquei com medo quando vi a consistência da massa, mas justamente é isso que vai deixar o seu bolo tão molhadinho e diferente dos outros que você conhece. Sobre o tempo de forno: passados 25 minutos, fiquei com medinho de queimar o bolo - meu bolo era metade da receita, bem pequeno - e a massa ainda estava muito líquida, então baixei a temperatura para o médio-baixo e decidi só tirar o bolo quando estivesse firme. Ficou mais 15 min no forno, cravando os 40 min no total. Desenforme e corte quando o bolo estiver mais para morno, quente o bolo fica meio "instável".

Todos os livros estão na Livraria Gourmet.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Semana de Natal: bolo de café natalino.



Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

6 comentários:

  1. O bolo parece ótimo além de lindo! E o livro de Trancoso, maravilha!! Que lugar lindo e tantas coisinhas ótimas por lá! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. oi Adri,com certeza esse vai para minha lista bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Ai que coisa boa Adri, fico aqui imaginando o sabor e aroma dessa delicia. Lindo. Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia de vestir para o natal coisa simples e cotidianas, arrasou. Este bolo parece delicioso.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Lurdes, é um bolo de café especial, vale a pena :)Beijos!

    Chica, Trancoso é um sonho. Já pensou a gente lá com uma fatia desse bolo na mão? Perfeito! Rs. Beijos!

    Rosinha, faça e depois me conte, ele tem uma textura bem diferente, fica bem gostoso :)

    Josy, não sei se o sabor é melhor que o cheirinho. E a calda de café no fogo? Certeza que "perturbei" os vizinhos, rs. Beijo!

    Fê, a gente se veste para o Natal, as comidas também! Por que abrir mãos das coisas que a gente gosta, coisas simples, porque não são natalinas? Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...