verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Blogagem coletiva: macarronada e lembranças da infância

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Blogagem coletiva: macarronada e lembranças da infância


Quem não tem um prato, alimento ou mesmo uma situação envolvendo comida que o faz viajar para o passado? O blog Brie com Goiabada fez um convite às lembranças das refeições da infância, para que todos participassem de uma blogagem coletiva. Não tive dúvidas em escolher a macarronada, meu prato preferido quando criança e que sempre terá um lugar especial no meu estômago e no meu coração, foi o que descobri preparando a receita para essa postagem.

Receita boba essa de macarronada. O prato de que eu mais gostava quando criança não tem nada de especial: macarrão espaguete cozido e molho à bolonhesa. Sem queijo, sem nada. Minha mãe sempre comenta que se lembra de uma vez que eu desfilei na escola e, na hora das perguntas, eu respondi que Malhação era meu programa de TV favorito (ainda era uma academia naquela época, abafa) e que meu prato preferido era macarronada. Acho que até minha mãe achou que era um prato bobo que só para ser meu preferido. Mas ela sabia que eu adorava. Quando chegava em casa da escola e o almoço era macarronada, eu fazia a maior festa, comia um pratão, repetia, lambia os beiços...
Um detalhe é que meu pai não gosta de massas e minha mãe não gosta desse tipo de molho para macarrão. Então era macarrão cozido em uma panela, carne moída com molho em outra, carne moída sem molho separada e ainda arroz e feijão etc. para meu pai. Parecia um buffet. E minha mãe fazia direto, porque eu (e minha irmã também) adorava. Pelo meu gosto, almoçava e jantava macarronada todo dia.

Apesar dos meus esforços e de ter ficado bem boa, não ficou igual à macarronada da minha mãe, nunca fica. Fiz a receita do jeito que era, a mais simples possível. E comi um pratão, desejando repetir no dia seguinte. Desejando chegar em casa da escola e ter macarronada me esperando para o almoço.

Macarronada (espaguete à bolonhesa)
(Rende 3 porções)

Cerca de 300 g de espaguete
Cerca de 300 g de carne moída
1 colher de sopa de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 caixa (240 g) de molho de tomate pronto
Azeite
Pimenta do reino
Molho inglês
Sal
Orégano fresco (opcional)

Para o molho: em uma panela em fogo médio, coloque um fio de azeite e a cebola, deixe até dourar. Acrescente o alho e refogue rapidamente. Junte a carne moída e refogue, mexendo sempre, até a carne ficar cozida e formar pelotinhas pequenas. Coloque molho inglês, pimenta do reino e sal, deixe refogando mais, coisa pouca. Junte o molho de tomate e o orégano, deixe o molho apurar por alguns minutos.
Ferva uns 3 litros de água, quando estiver borbulhando coloque 1 colher de sopa de sal. Coloque o espaguete para cozinhar, até ficar al dente. Veja na embalagem o tempo recomendado de cozimento e prove um fio: ele deve estar firme, mas não duro. Escorra o macarrão e jogue-o na panela do molho. Misture e sirva.

>> Veja todas as participações da blogagem do Brie com Goiabada

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: blogagem coletiva: macarronada e lembranças da infância.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

13 comentários:

  1. Bife e batata frita, definitivamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, bife com fritas é um clássico dos clássicos de infância! Difícil alguém que não goste, dos 8 aos 80 anos :) Um beijo!

      Excluir
  2. oi Adri,muito bacana suas lembranças bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri,
    LInda história, linda lembrança.
    Eu acabei de colocar minha participação.O melhor são as lembranças que vem na nossa cabeça.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Adri, hoje é dia de emoção, pelo visto.
    A Fabíola fez bem em promover essa coletiva justamente quando estamos tão sensibilizados com o final do ano e tudo que envolve o balanço que normalmente fazemos.
    Engraçado, ontem fiz um talharim de espinafre e incrementei o molho com alguns ingredientes. Nada de sofisticado, mas ficou tão gostoso e colorido, que tive que fotografar!
    Muito bom recordar..
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adri, queria muito te agradecer pelo participação. É verdade que macarrão é algo que faz parte da infância de todos nós! Sei lá se porque é algo fácil de fazer, ou se a mistura dos ingredientes agrada muito... é sempre festa quando tem aqui em casa. Minhas filhas são como você era, se deixar comem macarrão em todas as refeições!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  6. Adri querida, a macarronada é sem dúvida nenhuma também uma das minhas recordações de infância, minha mãe sempre fazia e eu amava. Aos domingos era lei,tinha que ter macarronada. A sua ficou super apetitosa. Deu fome tá. Gostei muito da sua participação.
    Ah! Continuo sim, fazendo os crostolis nos meus Natais, mamãe foi uma grande mestra. Eles não podem faltar. rsrs Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Acho que macarronada é quase que uma unanimidade,quando criança eu gostava, meus filhos quando criança também adoravam e com os meus neto não é diferente.
    O que sua mãe fazia pra driblar o gostos de todo mundo eu faço aqui por causa do meu marido.
    Seu macarrão está com uma cara ótima!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Pois não é...macarrão é muito bom...até brinco lá no blog quando vem receita de macarrão...de novo...rs, acho que é o ítem que mais tem receita!
    Deu até vontade agora...à bolonhesa é o preferido do marido...para mim, de qualquer jeito tá valendo!
    Excelente sua participação Adriana e deu água na boca!!!

    ResponderExcluir
  9. Adri, parabéns!!! Você foi a sortuda da Blogagem! Estou te mandando um e-mail.
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Adri!!!
    Muito boa essa blogagem... assim nos conhecemos! Já visitei seu Blog e site, adorei o seu trabalho!
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marli! Adorei conhecer seu blog também! Pode ter certeza que voltarei por lá outras vezes :) Um beijo.

      Excluir
  11. Meninas, obrigada por todas as mensagens! Essa blogagem foi uma viagem nas lembranças nossas e dos outros, adorei participar. parabéns a nós e à Fabiola, que organizou a blogagem e nos deu essa bela oportunidade. Agradeço também aos comentários das meninas que vieram apenas prestigiar :) Um grande beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...