verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Utensílios que amamos: cesto para cozinhar a vapor

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Utensílios que amamos: cesto para cozinhar a vapor

O cozimento de legumes, principalmente, no vapor garante que eles mantenham melhor seus nutrientes, que não se perderão na água do cozimento. Considerando que o próprio ato de cozer o alimento já implica perda nutricional, evitar mais perdas é boa coisa.

Esse cesto de aço inox é justamente para cozinhar alimentos no vapor, e já o vi à venda em vários lugares. Apesar de existirem outros apetrechos para isso, como panelas de cozimento a vapor elétricas, e de ser possível lançar mão de "gambiarras", como usar a espagueteira ou a cuscuzeira para cozer a vapor, esse cesto é muito prático.

Fechado, ele fica bem pequeno, facílimo de guardar em qualquer cantinho. Para usá-lo, é só abrir e encaixar dentro de uma panela, colocando os alimentos sobre o cesto. Ele tem uns "pezinhos" que o deixam acima do nível do fundo da panela, pois justamente você vai colocar um pouquinho de água e esta não entrará em contato com o alimento, que receberá apenas o vapor.

Como é retrátil, o cesto se adapta a panelas de vários tamanhos e, depois do uso, você lava em 2 segundos, seca, guarda no cantinho e espera a próxima. Uso bastante para cozinhar brócolis e couve-flor, porque acho que esses legumes, especialmente, ficam "encharcados" quando cozidos em água. A beterraba no vapor também fica muito mais rosada, pois não tem a água para "descorar" o legume.

Já percebeu que esse é um utensílio que amo? Acho que você também vai gostar.

-----------------------------------------------------

Comprei meu cesto no catálogo de artigos para casa da Avon. Ele pode ser encontrado na internet, como AQUI, e já o vi também em algumas das grandes lojas de departamentos e artigos par o lar.


18 comentários:

  1. Eu uso muito o cesto para fazer legumes ao vapor,

    O sabor é muito superior ...

    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bela dica Adri, ontem mesmo fiz umas abobrinhas recheadas e as coloquei no vapor antes de serem recheadas e assadas, tenho um mas não bonito assim. Adorei...bjinhos uma ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Olá Adri!!
    Saudades querida.
    Obrigada pela visitinha sempre tão simpática.

    Olhe, adoro legumes cozidos ao vapor mas acabo por fazer pouco pois demoram mais. Mas concordo com vc, ficam deliciosos, sem comparação para os outros.

    Nunca fiz beterraba cozida ao vapor. A minha preferência vai para repolho-branco ripado que depois misturo com esparguete já cozido, com um molho de tomate por cima e assim como menos hidratos de carbono. Vou experimentar a beterraba e depois te digo!

    Beijinhos (muitos)
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Sempre com dicas preciosas...
    paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Adri, realmente cozinhar a vapor é muito bom pois não perde o valor nutricional do alimento! Tenho um desses em casa mas o meu é mais simples rrsrs Ou então cozinho na cuzcuzeira que aqui no Nordeste achamos facilmente !! Adorei o post! beijos

    ResponderExcluir
  6. Daniel, o cozimento no vapor evita que o sabor se perca na água, fica bem mais saboroso mesmo! Beijo.

    Josy, bonito ou nem tão bonito, o importante é que cozinhe e te atenda, certo? Rs. Nunca tentei abobrinha, curti a dica :-) Beijos.

    Rute, estava sentindo falta da sua visita :-) Os legumes mais duros demoram bastante mesmo, eu também costumo fazer os mais "moles" no vapor. Esse seu jeito de comer repolho deve ficar muito bom! Beijos!

    Bel, que bom que gostou! Um beijo.

    Tereza, a cuscuzeira quebra um galhão e não deixa nada a dever! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adri, acredita que não tenho um? Já adicionei na minha lista de compras! rs beijos

    ResponderExcluir
  8. Adri, preciso mesmo de um desse!
    Toda vez que cozinho legumes fico com a maior dó de jogar aquela água fora...
    beijinhos e obrigada por compartilhar.
    Ro

    ResponderExcluir
  9. Tenho 2 cestos destes. E adoro. Só que não sei onde adquirí-los.Faz tempo que não os vejo nas lojas e estou querendo para presentear. SE puderem ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tem um link no final da postagem para comprar on-line, coloquei mais para mostrar que dá para comprar pela internet, mas nunca comprei com esse vendedor.

    Tem também o cesto no Mercado Livre http://lista.mercadolivre.com.br/cesto-vapor-inox

    Sou do Rio, e sei que por aqui tem esse cesto na loja Multicoisas. Comprei o meu na Avon, mas acho que nunca mais veio na revista.

    Tomara que encontre, é um ótimo utensílio e vai ser um presente muito útil :-)

    ResponderExcluir
  11. boa noite. por favor, alguém sabe me dizer se este cesto pode ir em uma panela elétrica de arroz? è que minha mae comprou errada a panela elétrica de arroz achando que vinha o suporte, mas não veio. Pensei que este utensilio pudesse resolver meu problema.
    Aguardo e muito obrigada,
    joseliana

    ResponderExcluir
  12. Joseliana, confesso que não tenho e não conheço bem essas panelas de arroz elétricas, mas achava que todas elas já viessem preparadas para cozer ao vapor, que chato que a sua não veio. Vamos ver se alguém sabe te dizer alguma coisa. Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Loja da Isaura vende essa cesta para cozimento a vapor por 6,99 www.lojadaisaura.combr

    ResponderExcluir
  14. POR FAVOR. COMO ABRIR ESTA GERINGONÇA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se o seu modelo for igual ao meu, ele vem fechado como se fossem pétalas de rosa, é só pegar pelo centro, perto da argola, e puxar para fora, em direção às laterais. Não precisa forçar nem nada, abre bem facilmente, se o seu está "duro" ou com dificuldades de abrir, pode ser até que esteja quebrado :( Abraço!

      Excluir
  15. Onde eu acho pra comprar?
    Pela internet seria interessante, pq na minha cidade não tem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valéria! Como disse na postagem, comprei a minha no catálogo na Avon de coisas para a casa, mas não sei se ainda está vindo. Na minha cidade encontro em lojas de departamentos também. Tinha colocado depois da postagem um link para compra na internet, mas ele não está funcionando mais. Tenta busca na internet por "cesto vapor" ou algo do tipo. Abraço!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...