verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolinho de feijão

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bolinho de feijão


A ideia para fazer o bolinho de feijão foi inspirada pelo blog Pitadinha, e já fiquei de olho em um pote de feijão que estava congelado. Em vez de ser apenas aquecido, aquele feijão teria destino mais nobre (nem posso dizer que mais gostoso - sou suspeita, adoro feijão).

Mas, claro, esbarrei no problema que é a grande fonte de inspiração, praticamente o modus operandi desse blog: não tinha todos os ingredientes para fazer a receita tal qual. Você já sabe: isso não me desanima. E (quase) sempre o resultado fica bem bom.

Bolinho de feijão

3 xícaras de feijão cozido e temperado
Pimenta a gosto (opcional)
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de rosca
Queijo minas (ou outro da preferência)
Farinha de rosca para empanar

Amasse o feijão, pode ser com um garfo, amassador de batatas ou passando no processador. Eu acabei usando o mixer. Essa é a hora de corrigir ou incrementar o tempero, eu acabei colocando um pouquinho de pimenta Tabasco. Junte a farinha de trigo e misture bem, até aí você terá uma massa bem molenga. Vá colocando a farinha de rosca e misturando - achei mais fácil fazer isso com as mãos -, até chegar ao ponto de enrolar. Abra um disco de massa na mão, coloque um pedaço de queijo e feche, formando a bolinha. Passe na farinha de rosca e leve ao forno, jogando um fio de azeite por cima dos bolinhos. Levei ao forno médio-alto por cerca de 20 min, mais para ficar crocante. Rende bastante, por aqui foram 15 bolinhos grandes.

Achei que fiz meus bolinhos muito "maçudos", pois coloquei pouco recheio. Da próxima vez, pretendo fazer bolinhos menores, para a massa ficar mais fina. Aí a receita rende uns 30 bolinhos de bom tamanho. E nada me tira da cabeça que uma rodela de linguiça fina (aceito doações de linguicinha mineira) combina demais para rechear o bolinho.

-----------------------------------------------------

Os bolinhos podem ser fritos, tranquilamente. Escolhi assá-los para economizar óleo (no meu corpo). No caso dos assados, fica uma sugestão: como eles ficam mais sequinhos, um molho para ir mergulhando o bolinho enquanto vai comendo é ótima pedida. Recomendo fortemente ESSE molho de pimenta cremoso.

A receita do blog Pitadinha que inspirou a minha é ESSA.

Quer mais petiscos fritos que podem ser assados? Olha ESSA batata frita.


8 comentários:

  1. Querida,
    desculpe a passagem rápida, mas é só para lembrar da BCFV!
    Depois volto para rever seu bolinho de feijão.
    Beijo.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Adri querida!Que delicia esse bolinho de feijão !Ótimo destino para aquele feijão esquecido no congelador...hahha A idéia de assar ao invés de fritar foi bem legal tb porque dá para comer mais sem tanta culpa! hihih Beijos

    ResponderExcluir
  3. Leandro Monteiro, você é muuuito suspeito! Hehehe.

    Rute, ainda bem que você lembrou! Minha participação já está lá (não perco uma!). Beijos.

    Tereza, pois é, achei ótimo porque tinha poucas opções para reaproveitar o feijão. E meu lema é: se dá para assar, porque fritar? Hehe. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ficou delicia! Cabei de fazer e comi tudo hehe (com uma receita reduzida, claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitor! Legal que gostou e veio contar :) Vou te dizer que a receita inteira foi para apenas duas pessoas, deixa quieto, rs. Abraço!

      Excluir
  5. Salvou meus potesde feijão congelados.! Têm muitos e o povo não come! Ótima receita. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katita! Essa receita é ótima pra aproveitar feijão rolando na geladeira! Se preferir, pode fritar por imersão e acompanhar de cerveja gelada, duvido se o povo não vai comer rsrs. Beijos, obrigada pela visita ;)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...