verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Calda de chocolate para bolos caseiros

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Calda de chocolate para bolos caseiros


Nem precisa ser bolo de chocolate. Pode ser de limão, de laranja, de coco... tenho certeza de que muitas pessoas compartilham da ideia de que uma calda de chocolate deixa bolos caseiros de qualquer sabor, muito melhores. Um brigadeiro mole cumpre com louvor o papel, mas quero compartilhar uma receita de calda de chocolate que uso muito e que é tão, mas tão prática que deve ser por isso que sempre vou nela, rs. Os ingredientes são bem simples e o preparo, super rápido. Vai fazer um bolinho simples, de baunilha que seja? Essa calda de chocolate vai deixar seu bolo com uma cara muito mais... hummm... apetitosa! Veja a seguir como fazer.


Por aqui a gente ama bolos, já é sabido e notório. Quando faço para mim, prefiro bolos simples, sem cobertura, para comer de manhã acompanhado de café com leite. Melhor café da manhã. Mas, quando o público é externo, é incrível o efeito de uma cobertura. O bolinho que era simples já fica com cara de festa e altamente atiçador das lombrigas alheias. Os olhos do povo brilham. Essa calda de chocolate é tão fácil de fazer que você vai ver como vale a pena adicionar esse fator surpresa (e gulodice, gordice, alegria) ao seu bolinho!



Essa calda de chocolate fica muito bonita, com um acabamento bem brilhante e escuro, e a consistência é ótima. Não é aquela calda rala que escorre toda do bolo depois que coloca. Fazendo como indico, você vai conseguir cobrir o bolo mesmo. Com o passar do tempo, ela ainda dá uma craqueladinha, por causa do açúcar. É a minha calda de chocolate oficial e também vai ser a sua.

A receita maravilinda que usei de base, com pouquíssimas alterações, é do blog Frango e Farofa. É a calda de chocolate perfeita para o bolo de cenoura, fica a dica.

Calda de chocolate para bolos caseiros
(Rende calda para 1 bolo médio)

1/2 xícara de açúcar refinado
1/4 de xícara de cacau em pó
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 colherinha de café solúvel (opcional)

Misture todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo e deixe mais uns instantes (coisa de 1 minuto), ainda mexendo. Faça o mesmo teste do brigadeiro: raspe o fundo da panela com a colher, você precisa conseguir ver o fundo e a calda deve voltar devagar. Desligue o fogo e continue mexendo por uns dois minutos. Assim, você vai esfriar um pouco a calda - precisa ficar mexendo porque, se ficar parada, pode craquelar na superfície - e deixá-la mais consistente, no ponto para aplicar no bolo.

Aplique a calda no bolo às colheradas, garantindo que tenha a mesma quantidade em todas as partes. Deixe escorrer um pouco e vá cobrindo as laterais também com a calda, com a ajuda da colher. Ou não, aquele efeito escorrido da calda no bolo é lindo!

Uso o cacau em pó nessa receita para dar um sabor mais acentuado de chocolate e ficar menos doce. Pode substituir por chocolate em pó. Não recomendo usar achocolatado, mas tem gente que gosta do sabor da calda feita assim. Se for a sua, saiba que vai ficar bem doce, vale jogar uma pitada de sal para apaziguar a doçura. O ideal é usar manteiga sem sal, mas, na hora do aperto, já fiz com margarina e dá certo - é aquela margarina boa, que tem teor maior de lipídeos. O toque de café solúvel dá um gostinho muito bom, vale a pena experimentar! Mas é totalmente opcional, você pode apenas não colocar.

Usei a calda em um bolo formigueiro, receita de bolo basicona que tem aqui no blog. Indico essa e outras receitas de bolo para você colocar sua calda de chocolate e ser feliz:

Receita de bolo formigueiro
Bolo mármore de cenoura e chocolate
Bolo baiano
Bolo amanteigado de limão

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Calda de chocolate para bolos caseiros.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Que delícia e deixa o bolo com um charme especial! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Chica, esse chocolate todo enfeitiça! Levei para o trabalho esse bolo e a galera não perdoou rsrs. Beijo!

    Diana, essa caldinha em cima de um bolo de maracujá fica perfeito! Olha a dica para te levar pra cozinha, sei que você gosta :) Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...