Vamos, excepcionalmente, pular para o final da história: só para você saber que, quando essa terrine chegar à mesa, todo mundo vai pensar que foi um negócio muito elaborado para preparar. Deixa assim, deixa pensar. Só eu e você vamos saber que não deu trabalho nenhum! Sério, é uma das receitas mais para iniciantes do blog. Vai agradar em cheio quem gosta de um sabor agridoce mais delicado, a combinação de ingredientes fica sensacional. A cremosidade do cream cheese, o azedinho terroso da jabuticaba e o crocante da castanha-do-pará fazem par (trio!) perfeito e vão fazer você feliz para sempre. Veja como preparar!
Essa invenção dos deuses é da chef Dani Padalino, da Banqueteria, e chegou até mim pelo Encontro Gourmet. Toda edição teve um exemplar dessa entradinha e sempre é sucesso. Marido apenas ama. Aliás, o que eu faço quando quero provar que é de fácil execução? Coloco na conta do marido! Ele fez uma versão maior para a gente receber amigos e deu tudo certo. Não vai ao fogo, não vai ao forno e, se você for da malandragem, não tem que cortar nada.
Na versão original da chef, a terrine acompanha chips de batata-roxa, banana e caqui. Coisa de louco de bom! Por aqui fiquei na torradinha, que também recebe a terrine lindamente e faz uma entradinha muito gostosa. Também abstraí um pouco das quantidades pedidas, fiz do meu jeito.
A original |
Terrine de cream cheese
(Rende uma porção para duas pessoas)
150 g de cream cheese (1 pote)
3 colheres de sopa de geleia de jabuticaba
40 g de castanha-do-pará triturada
Torradinhas o quanto baste para sua gula
Forre um ramequim - ou pote qualquer, pode ser vidro ou plástico, deve ter altura - com plástico filme, deixando sobras para o lado de fora. Usei um ramequim de 9 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Separe o cream cheese em três partes e espalhe uma delas no fundo do ramequim, nivelando bem com uma colherzinha. Faça uma camada de geleia, não muito grossa, e salpique castanha por cima, camada fina. Repita as três camadas: cream cheese, geleia e castanha. Cubra com o restante do cream cheese e feche o potinho com as sobras de plástico firme. Dê uma apertadinha muito de leve com a palma da mão. Leve à geladeira por algumas horas. "Ajudei" no freezer por 30 min e depois desci para a geladeira por 1 hora, ficou estável. Para desenformar, tire o plástico de cima do ramequim e dê umas puxadinhas no plástico pelas laterais, para soltar um pouquinho. Vire a terrine em cima de um prato, cuide para o plástico filme não ficar embaixo. Retire o plástico filme e coloque as torradinhas em volta. Coloque o que tiver restado da geleia por cima e salpique mais castanha.
Recomendo vivamente a fazer a receita, mesmo se você não tenha exatamente a geleia de jabuticaba (comprei de uma marca conhecida, no supermercado!) ou a castanha pedida. Essa combinação de sabores é perfeita, de verdade, mas acho que a ideia também dá margem a variações de geleias e castanhas. Geleia de laranja com castanha de caju, geleia de frutas vermelhas com nozes... a chance de sair bom é enorme! Olha outra dica: a versão grande foi feita com aquele requeijão que vem na latinha - que agora é de plástico. Ele é bem firme e dá supercerto na receita.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Entradinha chiquetê e fácil: terrine de cream cheese.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Chique e deve ser deliciosa! Muito legal! bjs, chica
ResponderExcluirÉ fácil de fazer, faz bonito e fica delícia! Beijão :*
Excluir