Taí dois legumes que eu amo. A abóbora tem uma cor linda, cozinha rápido e é muito versátil, pode virar salada, molho, doce, nhoque... só cozida e temperada já fica uma delícia. Essa abóbora assada cria uma crostinha dourada que só experimentando. Use abóbora bem madura e você verá essa caramelização no forno. Usei abóbora japonesa (cabotiá), mas pode usar de qualquer tipo
O quiabo... bem, o quiabo já é mais controverso. Eu AMO de paixão o quiabo de todo jeito, dos mais babentos aos mais sequinhos. Mas sei que o objetivo do povo costuma ser tirar a baba do quiabo, pois a maioria não gosta. Vou contar um segredo: fazer o quiabo dessa forma, assado, deixa o quiabo bem sequinho, sem colocar nada (vinagre, suco de limão) para isso. Além do processo de assar, um dos pulos do gato é cortar o quiabo o mínimo possível. Por isso, siga as recomendações da receita e seja muito feliz com o quiabo.
Abóbora e quiabo assados
É mais uma dica de modo de preparo do que uma receita com quantidades definidas, pode usar a quantia que tiver. É só ficar de olho no tempo de forno. Usei a abóbora japonesa. Fatie a abóbora, molhe os pedaços e leve ao micro-ondas por uns 4 minutos. Corte as extremidades do quiabo e abra cada um ao meio, pelo comprimento. Coloque os legumes em uma assadeira grande.Como a minha é antiaderente, não coloquei nada no fundo, mas, se for o caso, vale untar com azeite ou forrar com papel alumínio. Não tempere, não faça nada. Leve ao forno médio-alto por cerca de 25 minutos, até os legumes ficarem tostados por baixo. Em uma travessa grande, coloque molho shoyu e azeite. Coloque o quiabo nesse molho e misture. Em outra travessa, coloque um fundinho de shoyu e azeite e passe as fatias de abóbora no molho. Pode regar os vegetais com mais um pouco de azeite e salpicar sal por cima (de leve, o shoyu já é salgado). Os legumes ficam supersaborosos desse jeito tão simples e o quiabo perde quase toda a baba que muitos não gostam, a textura fica deliciosa.
As quantidades podem variar, o mais importante é o modo de preparo em si. Só para referência, usei 500 g de abóbora e 500 de quiabo, mais ou menos. É importante deixar os pedaços espalhados na assadeira, então, se fizer grande quantidade, precisa de uma assadeira grande. Dá para colocar alguns pedaços em cima de outros, mas não mais que isso, nada de fazer várias camadas.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Abóbora e quiabo assados.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Boa noite. Sou uma das pessoas que adora quiabo e minha mãe me ensinou fazer. Quais legumes posso usar além desses dois ?? Adorei o jeito saudável e vira uma refeição ou acompanhamento delicioso. Adoro suas postagem. Beijos e boa semana. Cláudia.
ResponderExcluirBoa noite. Sou uma das pessoas que adora quiabo e minha mãe me ensinou fazer. Quais legumes posso usar além desses dois ?? Adorei o jeito saudável e vira uma refeição ou acompanhamento delicioso. Adoro suas postagem. Beijos e boa semana. Cláudia.
ResponderExcluirOi, Cláudia! Que bom que gostou! A maioria dos legumes fica boa de se fazer assado, aqui no blog tem receita de inhame assado, ratatouille (mix de legumes assados), berinjela (antepasto) e até chuchu assado! É só colocar na busca que fica na coluna da direita do blog e aproveitar ;) Beijos!
ExcluirBoa noite, querida Adri!
ResponderExcluirNunca os comi assados... deve ser bom pois gosto dos dois...
Um abençoado Duo Pascal pra vc e seus amados!
Bjm muito fraterno
Oi, Roselia! Fica uma delícia, experimente um dia desses :) Espero que sua Páscoa tenha sido maravilhosa também, beijo grande!
Excluir