verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo gelado de laranja e coco

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Bolo gelado de laranja e coco


Quem não se lembra dos bolos de aniversário de antigamente, embrulhados no papel alumínio? Inesquecíveis. Fácil de servir, gostoso de comer, gelado e molhadinho... pode até ter ficado brega servir assim nas festas, mas que era uma boa ideia... ah, isso era! Sempre que faço bolo gelado é um sucesso, então recomendo fortemente pensar nessa opção para lanches ou festinhas. O toque de laranja faz a diferença e casa muito bem com o coco, já tradicional quando se pensa em bolo gelado. Dá para fazer o bolo um dia antes - é até recomendado - para servir no dia seguinte, pois ele fica ainda melhor de sabor e absorve bem a calda. Bolo gelado é muito prático e sou fã declarada. Dá para pensar em opção melhor para servir quando está calor? Para levar ao piquenique também é uma boa, pois é fácil na hora de comer. Por todos esses motivos, melhor não perder tempo e correr para a cozinha. Veja como fazer!


Fiz esse bolo para levar ao trabalho e opção mais prática não há. Já cortei em quadradinhos, coloquei no pote e, na hora de servir, cada um já tinha acesso ao seu pedaço sem precisar ficar cortando. Se você optar por embrulhar cada pedaço no papel alumínio - um clássico -, fica mais fácil ainda de transportar e você pode servir em qualquer lugar, no melhor esquemão "pegou, comeu". Amamos.

A massa é de bolo comum, para ficar bem fácil, e a calda é preparada apenas misturando os ingredientes. Nível facílimo de execução! Salpicou o coco ralado por cima e a decoração está pronta.

Bolo gelado de laranja e coco
(Rende uma forma retangular de 35 x 25 cm - cerca de 20 pedaços)

2 xícaras de açúcar
100 g de manteiga
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de suco de laranja
Raspas de uma laranja
1 caixa de creme de leite (200 g)
1 colher de sopa de fermento para bolo

Calda
1 e 2/3 de xícara de leite
1 lata de leite condensado
1 garrafinha de leite de coco (200 ml)

1 pacote de coco ralado (100 g, úmido e adoçado)

Calda: apenas misture todos os ingredientes, até ficar homogêneo. Reserve.
Massa: bata (à mão ou na batedeira) o açúcar com a manteiga até formar um creme. Acrescente os ovos um a um, batendo entre cada adição. Junte o suco de laranja e as raspas da casca da fruta. Acrescente, alternadamente, a farinha de trigo e o creme de leite. Coloque o fermento para bolo e misture brevemente, apenas até ficar homogêneo. Coloque em forma untada e enfarinhada e eleve a forno preaquecido a 180 ºC por 30 a 40 minutos. Sem tirar da assadeira, fure o bolo ainda quente com um garfo e derrame por cima cerca de 1/3 da calda. Cubra e leve à geladeira, assim como o restante da calda. Com o bolo gelado, corte em quadradinhos e banhe cada um no restante da calda. Passe o topo do bolo (ou todas as faces do bolo, se quiser) no coco ralado. Volte os quadrados de bolo para a geladeira, para servir gelado.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo gelado de laranja e coco.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. É uma delícia imaginar este bolo na nossa geladeira. Fácil de fazer, sem complicações. Recomendo assar em forma de fundo removível, pois facilita na hora de retirar os pedacos da assadeira para umedecer e rolar no coco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, esse bolo é sucesso, facinho e o pessoal adora :) Faço sempre na assadeira comum, untada e enfarinhada, e não tenho problemas em tirar os pedaços, solta fácil. Fora que, na hora de derramar a calda por cima do bolo ainda na forma, pode ser que derrame se for de fundo removível, nem recomendo. Sabe forma de fundo falso já antiga que fica meio empenada? Olha o risco de lambança, rs. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...