verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta de limão ao estilo de Key West

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Torta de limão ao estilo de Key West


Posso prometer, de olhos fechados, que essa receita de torta de limão vai ser sucesso. Só por ser torta de limão e ter essa mistura infalível de doce com o azedinho da fruta já conta muitos pontos, mas também porque a receita que mostro a seguir tem um toque a mais. E que faz toda a diferença! A receita de Key lime pie é um clássico de Key West, cidade do famoso conjunto de ilhotas conhecido como Florida Keys (EUA). Torta de limão é um assunto muito sério por lá, bastante tradicional. E essa ainda é a receita preferida de um especialista (?) em torta de limão de Key West. Preciso concordar com ele, a textura do creme é incrível e o sabor, delicado. Senta que lá vem história. E mantenha os utensílios em punho que lá vem receita!

Quando decidi fazer essa sobremesa para o Ano Novo, poderia ter preparado do jeito que sempre fiz, mas essa não sou eu. Com a ideia já em mente, assisti na TV um dos programas de turismo e viagem - adoro! - e era justamente sobre Florida Keys. Na parte sobre Key West, claro que não podia faltar a menção à famosa Key lime pie. Bingo! Resolvi que daria esse desafio a mim mesma de reproduzir uma receita tradicional de torta de limão. E descobri que o "buraco" era bem mais embaixo... há variações de receitas de massa, creme e cobertura, que, no final das contas, gera uma infinidade de tortas diferentes.

Mas eu queria A tradicional. E descobri que há toda uma "polêmica" sobre isso. Inclusive, haveria em Key West um detentor da receita original, que teria encontrado o papel em uma antiga casa que seria da primeira "dona" que fez esse tipo de torta. Estamos falando do começo do século XX e, naquela, época, leite condensado era uma ideia genial para conservar o leite. Era coisa saudável e recomendado para crianças, olha que maravilha. Também servia como substituto na escassez de açúcar. Olha que maravilha!

O limão também é um caso à parte: nos Estados Unidos, lemon é o que chamamos de limão siciliano, o amarelo, quanto lime são as variedades verdes. A região dos Keys tinha um tipo de limão chamado de Key lime, que se aclimatou muito bem e é primo-irmão do nosso limão taiti, apesar de que o primeiro seria mais ácido ainda, segundo minhas pesquisas. Na maioria dos casos, há uma massa feita de biscoitos: geralmente são do tipo graham crackers, que não temos por aqui. Não são doces, são mais para neutros, e têm um toque de mel e canela. Costumamos improvisar com biscoito maisena ou maria, mas sugiro outro sabor.

Gosto de histórias e receitas, e histórias de receitas. Então, minha torta de limão tem tudo de que gosto. E é deliciosa!



A receita que escolhi para reproduzir é de um restaurante de Key West chamado Pepe's Cafe e tem um toque diferente: o creme recebe um pouco de claras batidas, ficando muito leve e com textura que lembra muito o creme de cheesecake. Na cobertura, vai chantilly, no lugar do merengue.

Torta de limão ao estilo de Key West
(Rende uma forma redonda de 25 cm)

Massa
320 g de biscoito de leite e mel
100 g de manteiga fria em cubos
1 colher de chá de canela em pó

Creme
4 gemas
2 claras
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite (200 g)
1/2 xícara de suco de limão taiti (cerca de 4 limões)
Raspas de 2 limões

Cobertura
Chantilly batido*

*Usei creme vegetal para bater chantilly, pois precisava transportar a torta e, nesse calor de 50 graus do meu Rio de Janeiro, o chantilly de creme de leite fresco não suportaria.

Massa: bata os biscoitos no liquidificador até obter uma farinha. Leve a um recipiente, junte a manteiga e a canela. Misture com a ponta dos dedos, até formar uma farofa grossa e que dê para moldar. Forre uma forma de fundo falso no fundo e nas laterais com a massa. Leve à geladeira por 15 min (principalmente se está muito calor, como no dia em que fiz) e depois leve ao forno preaquecido a 180 °C por 10 min, até dourar de leve. Deixe esfriar completamente.
Creme: bata as claras em neve, reserve. Na batedeira também, bata as gemas, o leite condensado e o creme de leite, por uns 5 minutos, até o líquido ficar grosso. Acrescente o suco de limão e as raspas, bata até homogeneizar. Fica ainda mais grosso. Misture as claras em neve delicadamente com o creme de limão. Tem que ficar homogêneo, não deixe grumos. Coloque o creme obtido na base da torta e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 20 min, até o topo dourar de leve e o creme ficar firme. Deixe esfriar na geladeira e depois cubra com chantilly.



Fico devendo a foto da fatia, na confusão da hora de comer, me esqueci de tirar...

Para quem gosta de aprender mais sobre os sabores e a cultura por trás deles, recomendo com força a leitura do artigo The Curious Case of Key Lime Pie (em inglês).


Quero convidar também para minha próxima aula de Bolos Caseiros no ateliê Bendita Panela!



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Torta de limão ao estilo de Key West.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------

A receita original do Pepe´s Cafe é ESSA, fiz alterações de leve.

4 comentários:

  1. Olá, querida Adri
    Meu filho tá querendo comer uma e vou testar a sua... deve ter ficado muito boa...
    Bjm festivo de 2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roselia! Depois conta se o filhão gostou :) Espero que seu 2015 esteja maravilhoso e continue assim ;) bjs!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Diana, faça sim, a textura fica bem diferente, delícia mesmo! Beijos :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...