verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Carpaccio de beterraba - salada diferente e prática

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Carpaccio de beterraba - salada diferente e prática






Essa receita de salada leva poucos ingredientes e, se não podemos dizer que é rápida, por causa do tempo do cozimento da beterraba, garanto que é muito prática. O carpaccio de beterraba não requer muitas habilidades culinarísticas e todo mundo pode preparar. É uma salada fresca, leve, mas que, ao mesmo tempo, não vai deixar ninguém com fome, pois a beterraba preenche o estômago com propriedade. Assim, você pode preparar como prato único vegetariano, entrada ou mesmo acompanhamento para carne/arroz/feijão do dia a dia. É versátil, é fácil, é leve, é gostoso. E ainda tem uma apresentação bem bonita, pode colocar à mesa em um jantar mais caprichado, sem problemas. Veja como preparar.

Beterraba é um dos vegetais que mais fazem sucesso por aqui. Eu adoro, pelo sabor e pela cor, uma das mais lindas da natureza! Inclusive você pode aproveitar esse corante natural para muitas coisas na cozinha. Pelo mesmo motivo, a beterraba é absoluta nas receitas: deixa tudo rosa perto dela, inclusive suas mãos, suas roupas... nada que luvas e avental não resolvam. Assim, costumo preferir deixar esse lindo vegetal reinar absoluto nas receitas, porque no fim das contas só vai dar ele mesmo. O carpaccio de beterraba é uma dessas receitas em que "a rosinha" é a estrela. Poucos ingredientes, sabor bem presente da beterraba em estado puro. Depois dessa "ode" ao legume, que serviu para explicar porque gostei tanto dessa receita, só resta correr para a cozinha!

A ideia de carpaccio de beterraba não é inédita, certeza que já vi zanzando por aí pela internet. Mas, para fazer essa versão, não segui nenhuma receita específica, fui só me guiando pelo que achei que combinaria e pelo que costuma ter em carpaccios de carne.

Carpaccio de beterraba
(Rende 4 porções - como acompanhamento)

1 beterraba grande
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de creme de ricota (ou iogurte natural, ou maionese)
1 colher de sopa de azeite
Pimenta do reino
1 colher de sopa de alcaparras

Cozinhe a beterraba inteira, com casca, em água fervente. Quando estiver macia, deixe esfriar um pouco, retire a casca e faça fatias bem finas. Usei uma mandolina para isso. Disponha as fatias de forma circular em um prato ou travessa grande, bem espalhadas, e leve à geladeira. Na hora de servir, espalhe as alcaparras por cima e coloque colheradinhas do molho preparado com a mostarda, o creme de ricota, o azeite e a pimenta do reino. É só juntar tudo e misturar. Se ficar muito grosso, acrescente uma colher de água. Pode salpicar flor de sal (ou sal comum) por cima, se quiser.



Você pode cozinhar a beterraba na água, como fiz e levou uns 50 minutos - a beterraba era bem grande. Dá também para assar, fica um sabor bem apurado e delicioso. Corte a beterraba ao meio, com casca e tudo, enrole cada pedaço em papel alumínio e leve ao forno médio até, ao furar com o garfo, ficar macio. Coisa de 50 minutos a 1 hora dependendo da beterraba. Dá pra levar ao micro-ondas também, mas nunca tentei, preciso testar um dia desses.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Carpaccio de beterraba - salada diferente e prática.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...