verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Degustação da cerveja alemã Ayinger na Casa Carandaí (RJ)

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Degustação da cerveja alemã Ayinger na Casa Carandaí (RJ)


E aí a gente diz que não é muito fã de cerveja... até provar algumas de reconhecida qualidade. Diz que não gosta de cerveja de trigo... até provar uma deliciosa, frutada, com notas de banana (!). Continuo sendo dos vinhos, mas tive a oportunidade de experimentar algumas "boas cerva" da alemã Ayinger em uma degustação a convite da Interfood, importadora da marca. O encontro aconteceu na Casa Carandaí (RJ), no dia 6 deste mês, e contou com a presença do executivo da cervejaria Franz Inselkammer. Entre cervejas pilsen, weiss e bock, entre outras cuja minha vã filosofia nem sonhava, veja quais foram minhas favoritas e as harmonizações feitas de cada uma com os pratos oferecidos no jantar.


A Ayinger é uma cervejaria artesanal alemã com mais de 125 anos de história, e sua sede fica na cidadezinha de Aying (Bavária). Seus rótulos já receberam muitos prêmios e, entre as cervejas degustadas, estava a Celebrator, uma doppelbock premiada e com nota 100 (máxima) no Rate Beer (um dos maiores site de avaliação de cerveja do mundo, que descobri a existência lá na hora). Experimentando uma cerveja com esse gabarito todo, descobri que não gosto mesmo de cervejas desse tipo.

A Bairisch Pils é uma cerveja estilo German Pilsen, mais próxima das mais consumidas no Brasil, porém bastante leve e de amargor moderado. Boa para tomar gelada. Foi degustada com frios alemães, combinação campeã de audiência e brasileiríssima - só que alemã. Vai com carnes brancas, queijos leves, saladas etc.

Bairisch Pils

A deliciosa truta defumada com salada de batata (não sou da cerveja nem do vinho, sou da comida!!!) foi acompanhada da Jahrhundert, uma cerveja tipo Dortmunder, que apresenta mais amargor e é mais "maltada". Mais encorpada e rica. Segundo a informação, a característica desse tipo é o equilíbrio entre malte e lúpulo. Acompanha carnes brancas, sopa de cogumelos, pães, aperitivos...

Jahrhundert

As de trigo Brauweisse e Urweisse fizeram trio com um ravióli de bacalhau. A primeira é mais clara e leve, do tipo Weissbier. O paladar suave, fresco e frutado (lembra banana) me agradou muito e desfez um pouco da birra de cerveja de trigo. A Urweisse é mais potente, escura e também frutada, do tipo Dunkelweizen. Esse é um tradicional estilo alemão de cerveja de trigo, leva mais trigo que uma Weiss e o malte de cevada é torrado, por isso a cor escura. Aprendi tudo isso. A Brauweisse é indicada como um estilo bem versátil, acompanha sushi, saladas, torta de legumes e pratos alemães. A Urweisse vai bem com aves com molho de ervas e linguiças.

Brauweisse
Urweisse

Ravióli de bacalhau

A Altbairisch é uma cerveja estilo Munich Dunkel, escura, de cor acastanhada, sabor potente e que se recomenda beber em temperatura mais alta: de 7º a 9º C. Encara a parada de acompanhar carnes vermelhas, lasanhas, feijoada (!) e carne de porco. Experimentamos acompanhada de pernil suíno com molho rôti e lentilhas.

Altbairisch
A premiada Doppelbock Celebrator é das bem escuras, tem sabor intenso e adocicado. As doppelbock são mais intensas que as bock, fica a dica. Com toque defumado e aromas de uva-passa e ameixa. Acompanha presunto cru, carnes vermelhas com molho de mostarda, pato e sobremesas com chocolate amargo. Esse último foi justo a escolha para a degustação: experimentamos com a torta mud cake de chocolate.
Celebrator


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Degustação da cerveja alemã Ayinger na Casa Carandaí (RJ) .

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...