verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Workshop de azeites da Gallo no Rio de Janeiro

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Workshop de azeites da Gallo no Rio de Janeiro


Azeite comum ou extra virgem, nível de acidez, blend de azeites... recentemente eu acabei revendo vários conceitos ligados a esse tão usado óleo. Sabia que o Rio de Janeiro é o maior consumidor de azeite do Brasil? Influência portuguesa na veia, ora pois! Eu e outros blogueiros fomos convidados, no último dia 4, para um workshop sobre escolha de azeites no qual conhecemos também o mais recente lançamento da Gallo. A novidade foi apresentada aos blogueiros antes de a campanha ser anunciada ao público. Além de aprender um pouco mais sobre o mercado do azeite e o que influencia no sabor, ainda pudemos desfrutar de um excelente jantar no restaurante e vinoteca Cavist, em Ipanema (RJ).


O lançamento aposta na intensidade de sabor para a escolha do azeite e traz também um novo produto para a categoria de "azeites do dia a dia". A ideia é que o consumidor possa levar para casa o azeite de acordo com o paladar que deseja ou com a ocasião de uso. Os produtos são classificados como extra suave, suave, original e intenso. De produto novo mesmo tem-se o Suave, pois, nos demais casos, os já existentes azeite tipo único, extra virgem e reserva é que foram classificados nesta escala de intensidade. Segundo os representantes da Gallo nos informaram, a campanha publicitária entra ainda esta semana no ar na TV e os produtos com o selo de intensidade devem estar disponíveis nas prateleiras. Cabe ao consumidor experimentar (ou não!) e chegar ao veredicto sobre se as variações de sabor valem ou não valem!



Um especialista da Gallo esteve à frente do workshop, com explicações sobre a história da marca e a cadeia de produção do azeite. Entre os fatores que influenciam o sabor do azeite, ele indicou o tipo de azeitona, se a fruta é utilizada mais para verde ou madura e a combinação que é feita com diferentes tipos de óleos para alcançar características de sabor (o blend feito por especialistas). A questão da acidez como critério foi ressaltada como um mito, já que isso não determina o sabor ou o odor do azeite, é um parâmetro químico e - segundo normas internacionais - pode variar dentro de valores máximo e mínimo para aquele azeite ser considerado extravirgem, por exemplo.

Copinhos da degustação. Azeite puro goela abaixo!
Fizemos também uma degustação muito "peculiar". Talvez você já tenha degustado vinhos, cervejas... mas, no caso de azeite, foi minha primeira vez! Experimentamos dois dos azeites em questão (suave e reserva), seguindo as orientações do especialista, e pudemos sentir as nuances de sabores adocicados, picantes e amargos de cada um deles. Sim, demos algumas boas goladas em azeite puro! Ainda bem que, em seguida, veio o jantar para contrabalançar aquele tanto de azeite no estômago, rs.

Entre os beliscos, esse era o melhor: carolinas caramelizadas
recheadas com gorgonzola. Surpreendente!
Carpaccio de rosbife com mostarda e cebola caramelizada.
A foto tá feia, mas a entrada do jantar estava bem boa

Depois do prato principal, o escalope de mignon au poivre com
purê de grana padano da foto que abre a postagem, veio a sobremesa:
panacotta com calda de frutas vermelhas. O creme tinha pimenta do reino e o
comentário é: exótico.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Lançamento de azeites Gallo no Rio de Janeiro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Essa degustação deve ter sido bem legal! Mas dar goles de azeite? rs Ainda bem depois veio o jantar!

    Usamos muto aqui em casa e vai bem com tudo! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...