verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de chocolate funcional (sem leite, sem manteiga, sem ovos)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Bolo de chocolate funcional (sem leite, sem manteiga, sem ovos)




Com sabor intenso de chocolate, úmido e econômico no açúcar (com a quantidade indicada, o paladar é mais para o "chocolate amargo"), esse bolo de chocolate é um alento para o paladar e para a saúde. Se é para comer bolo, que ele traga algum benefício, não é? Nem sempre, nem sempre. Cheio de fibras e com os antioxidantes do cacau, essa receita ainda é perfeita para quem tem restrições à lactose e aos ovos. E é bolo de chocolate gostoso, minha gente. Apesar de hoje ser sexta-feira, vamos colocar o pé bem devagar, para não pisar fundo na jaca.

A aveia e o farelo de trigo garantem fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor e são importantes para os diabéticos e quem combate o colesterol alto. E para todos, vai. O cacau - 100% - é rico em antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres. Terminado o plantão médico, só posso dizer que um bolo de chocolate quente com uma xícara de café (que agora está até bem visto nas pesquisas médicas) é uma das coisas gostosas para o café da manhã ou o lanche. Um prazer que, com essa receita, pode ser aproveitado por muito mais gente :)

Bolo de chocolate funcional (sem leite, sem manteiga, sem ovos)
(Rende 4 bolinhos - veja explicação após a receita)

1/2 xícara de água morna
1/4 de xícara de cacau em pó
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farelo de trigo
1 colher de sopa de aveia
1/2 colher de chá de café solúvel
1/4 de colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/4 de xícara de óleo (usei de milho)
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de vinagre

Não se assuste com a quantidade de ingredientes, mesmo sem os itens que estão em vermelho, você ainda terá seu bolo de chocolate, sem problemas. O preparo é rápido e rasteiro: misture a farinha de trigo, o açúcar, o farelo, a aveia, o gengibre, o bicarbonato e o sal em uma tigela. Misture o cacau na água morna, até dissolver, e junte essa mistura na tigela com os ingredientes secos. Junte também o óleo e a baunilha. Misture tudo muito bem, com uma colher de sopa mesmo, nem precisa batedeira. Por último, junte o vinagre e misture bem. Coloque em forma untada e enfarinhada ou em forminhas de papel para cupcakes e leve ao forno médio-baixo por 15 a 20 minutos (bolinhos) ou 25 a 30 minutos (bolo maior). Fique de olho e faça o teste do palito para ver se está assado. Passou no teste, pode tirar do forno.

Veja aqui como fazer o teste do palito.



O paladar é bem comedido no açúcar, no caso das crianças eu colocaria 1/2 xícara de açúcar, pois na quantidade original o bolo pode não agradá-las. Pessoalmente, gostei do sabor mais amargo. O milagre do crescimento acontece nesse bolo, por isso recomendo que não ultrapasse os 3/4 das forminhas de cupcake, senão o monstrinho explode para fora, como aconteceu nos meus. No final, gostei do resultado. Assim sendo, respeitando esse limite, dá para fazer até 6 bolinhos com essa receita.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de chocolate funcional (sem leite, sem manteiga, sem ovos).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------------

A receita original, sem leite, sem manteiga e sem ovos, ganhou a adição de alguns itens para ficar mais enriquecida. A base do bolo de chocolate veio do blog The Cookie Shop, veja AQUI.

Um comentário:

  1. Ficaram bem apetitosos. Quero um, please...
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...