verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pão rápido de aveia (e cerveja preta) da Nigella

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pão rápido de aveia (e cerveja preta) da Nigella




Já adiantei no título da postagem alguns ingredientes deste pão express: aveia e cerveja preta. Pense em um pão rústico, fibroso e com o sabor marcante que a cerva escura deixa. Cheio de personalidade esse pãozinho. E o melhor de tudo, sempre: muito, mas muito fácil de fazer. Sem sova, sem eletrodomésticos, apenas com um recipiente para colocar tudo dentro e algo para mexer, apetrechos que nossos ancestrais arranjariam mole. A parte do forno requer um pouco mais de tecnologia, mas no geral a receita tem o selo Nigella de praticidade. Ando redescobrindo as receitas da diva inglesa, que não gosta de perder tempo na cozinha para comer bem. Temos isso em comum. E só isso mesmo.


O pão rápido de aveia da Nigella, apresentadora inglesa de programas de TV de culinária, tem um quê de scone, mas usa ingredientes diferentes para suas porções de gordura e líquido. Vi a receita no programa da Nigella que passa no GNT e fui à moda antiga: de papel e caneta na mão, anotando tudo.

Veja a receita de scones, pães fajutos e rápidos

Pão rápido de aveia da Nigella
(Rende 6 pães pequenos)

1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo*
1/3 de xícara de farelo de trigo*
1/3 de xícara de aveia em flocos
1 colher de chá de bicarbonato
200 ml de cerveja preta**
2 colheres de chá de óleo
2 colheres de chá de mel
Sal

*A receita original pede farinha de trigo integral, use 1 e 2/3 de xícara.
**Tinha uma garrafinha de cerveja preta aberta, com apenas 150 ml. Completei o restante com água, mas usei menos de 50 ml.

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes (pode ser na ordem em que aparecem acima, mas tanto faz) e misture com uma colher. A consistência fica meio pegajosa, mas possível de se modelar levemente com as mãos. Peguei as porções às colheradas e fui "ajeitando" com as mãos, de leve. Coloque os pães em uma assadeira untada e leve ao forno médio preaquecido por cerca de 15 minutos.

Dica: vá colocando a cerveja aos poucos e misturando, por aqui usei menos de 200 ml de líquido e ainda tiver que acrescentar umas 2 colheres de sopa a mais de farinha de trigo, mas pode ser devido ao uso do farelo de trigo.
Dica da Nigella: use a colher de chá primeiro para dosar o óleo e depois use a mesma colher para dosar o mel. Como a colher estava besuntada de óleo, o mel vai desgrudar todo da colher e você não perde nada eu já não perdia porque lambia a colher.



Gosto muito de cozinhar com a cerveja preta Caracu, acho que o leve adocicado dá um sabor maravilhoso aos pratos. No entanto, fiz esse pão com a Devassa negra (ale escura), excelente resultado também. Faça com a cerveja preta que quiser ou experimente até com a pilsen, capaz de o resultado ser bom. Sem muita certeza, mas tenho a impressão de que a Nigella falou que o pão tinha uma inspiração irlandesa. Tem mesmo, e a cerveja preta dá um certo amargor ao pão que o deixa perfeito para combinar com a manteiga do Outback, que é levemente adocicada, só fiquei pensando nisso.

Aprenda a fazer em casa a manteiga do Outback

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pão rápido de aveia (e cerveja preta) da Nigella.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...