verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Olho de sogra light

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Olho de sogra light






Esqueça o leite condensado. Esqueça o coco - sim, o coco ficou de fora! Nesta versão, o tradicional docinho de festa conhecido como olho de sogra ficou mais leve, mas nem por isso menos gostoso. Truques à parte, a ameixa seca continua lá, firme e forte, deixando nossa vida mais doce de uma forma mais natural e com fibras. Você pode fazer só o recheio e servir como sobremesa, facilmente. Difícil é resistir à combinação desse docinho tão amado e às memórias das festinhas da infância.

Não sou nutricionista nem nada, nem tenho a menor pretensão de calcular as calorias das receitas, mas como substituí o leite condensado e o coco por ingredientes menos hardcore, considero que posso sim chamar esse olho de sogra de light. O abacaxi é o segredo do sucesso dessa receita. Ficou gostoso e a culpa diminuiu sensivelmente.

Olho de sogra light
(Rende 8 unidades)

8 ameixas secas sem caroço

Recheio
1/2 xícara de abacaxi maduro picado
1/2 colher de sopa de açúcar*
1/4 de xícara de água
2 colheres de sopa de leite desnatado
1 colher de café de amido de milho
1 colher de café de essência de coco

*Atualização: o açúcar da receita pode ser substituído por adoçante que possa ir ao fogo (adoçante culinário) para reduzir ainda mais as calorias. Geralmente, a substituição é pela mesma quantidade, mas não deixe de consultar a embalagem do produto.

Em uma panela, leve ao fogo baixo o abacaxi, o açúcar e a água. Deixe ferver. O abacaxi deve cozinhar até ficar bem macio, desmanchando. Apague o fogo e amasse o abacaxi dentro da panela com um pilão ou com um amassados de batata. Volte ao fogo e junte o leite misturado com o amido e a essência de coco. Deixe o creme engrossar e "secar" bem, mexendo sempre. O creme deve ficar bem enxuto. Com a ajuda de uma colher pequena, recheie as ameixas com pequenas porções do creme de abacaxi.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Olho de sogra light.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

5 comentários:

  1. Oi, Adri!
    Não tenho certeza, mas acho que já comi esse docinho em uma festa que fui. Lembro de ter gostado bastante. Será que dá para substituir o açúcar por sucralose? Meu enteado adora abacaxi, só que é diabético, por isso a pergunta.
    Bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, às vezes tem docinho de abacaxi nas festas, bem capaz de alguém ter pensado em colocar dentro da ameixa! Não tenho muita experiência com substituição de açúcar, mas, se a sucralose puder ir ao fogo, acredito que dá certo sim. Só precisa ver qual a proporção para substituir. Beijos!

      Excluir
  2. E a substituição não é tão mirabolante assim, acredito que deve ter ficado delicioso porque o abacaxi deixa tudo gostoso! Nham,nham.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, coisa bem simples, né? Acho o abacaxi um bom substituto para o coco porque ele tem textura fibrosa, lembra o "bagaço" do coco :) Beijos!

    Êba! Bom que gostou, Rosinha :) Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...