verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Ninho de chocolate para a Páscoa

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ninho de chocolate para a Páscoa


Se você quer fazer uma graça na mesa de Páscoa com uma decoração diferente, esse ninho de chocolate vai surpreender. Não é nada difícil de se fazer, só existe um pulo do gato para se conseguir montar o ninho de forma quase instantânea. "Técnica" aplicada, você pode encher o ninho com amêndoas confeitadas, como na foto, ovinhos de chocolate, mashmallow ou mesmo colocar uma bola de sorvete. O ninho de chocolate ainda é uma ótima decoração para fazer um charminho na sobremesa de Páscoa. Quer aprender a fazer? Acompanhe as instruções, já adianto que não requer nenhum utensílio especial.

Vi essa ideia de fazer ninhos de chocolate e colocar amêndoas dentro em vários lugares na internet, com os ninhos sendo feitos com diferentes ingredientes. O modo de fazer os ninhos está em outros tantos sites, mas a maioria teve como fonte um passo a passo que saiu no programa mais você, que usava cachaça para operacionalizar a coisa toda. Fiquei pensando se não daria certo com água. Testei e funcionou, porque não se desperdiça se brinca com cachaça assim.

Ninho de chocolate para a Páscoa

Você vai precisar de:

Chocolate em barra (com 100 g fiz um ninho até grandinho, dá para fazer até dois)
Água
Gelo
Saco para congelamento

Em um recipiente - precisa ter bordas altas, usei de inox, para "segurar" melhor a temperatura -, coloque água e gelo, até encher. Essa água precisa ficar estupidamente gelada, coloquei umas 10 pedras de gelo em uns 350 ml de água. Se você for usar um recipiente de inox, pode deixá-lo um pouco no congelador antes de colocar a água, ajuda.



Deixe a água gelando e derreta o chocolate (em banho-maria ou no micro-ondas). Usei um chocolate que não precisa de temperagem, vem dizendo na embalagem. Se não for o caso, você precisa fazer a temperagem. Deixe o chocolate esfriar pouca coisa, só até ficar menos líquido, e coloque-o em um saco de congelamento. Sabe aquela água com gelo? Jogue as pedras de gelo que restaram fora, e parta para o próximo passo imediatamente, para a água não esquentar. Faça um furinho na ponta do saco com o chocolate e aperte-o dentro da água gelada, rapidamente e fazendo movimentos circulares, para dar o formato de ninho. O chocolate vai endurecer imediatamente em contato com a água.



Retire o ninho com cuidado, de preferência com uma colher e evitando ao máximo manipular com as mãos. Seque o ninho de leve com papel toalha e guarde na geladeira em pote fechado até o momento de usar. Se quiser fazer mais ninhos, coloque mais gelo na água e deixe que a temperatura caia novamente. Só dá certo se, na hora de jogar o chocolate, a água estiver geladíssima.



Indiquei o uso do saquinho de congelamento porque considerei o meio mais fácil, mas você pode fazer um cartucho de papel manteiga, usar uma manga de confeitar descartável ou mesmo uma manga com bico perlê bem pequeno. Faça o ninho baixo, fui querer dar altura ao ninho e, como a água foi esquentando em contato com o chocolate morno, as últimas esguinchadas de chocolate ficaram meio boiando. Assim que você começa a colocar o chocolate na água, ele endurece na hora e vai para o fundo. Não demore muito nesse movimento, é coisa rápida.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: ninho de chocolate para a Páscoa.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------------

ESSA é a receita do ninho feita no Mais Você. Porque eu considero muito importante dizer de onde você tirou a ideia, só para não parecer que saiu da sua cabeça iluminada.

6 comentários:

  1. Lindo e deve ficar um delírio de bom! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. muito legal, gostei da dica e vou tentar fazer...
    bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Que fofinho seu ninho de Páscoa Adri, adorei a idéia e sua criatividade. Além de poder comer e se deliciar. Gostei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Meninas, que bom que gostaram! E não é nada difícil de se fazer, fica bem bonito para decoração e como base de sobremesas (frutas picadas, suspiros etc). Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...