verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Macarrão com molho de calabresa picante

sexta-feira, 22 de março de 2013

Macarrão com molho de calabresa picante


Que jogue a primeira pedra quem nunca se rendeu a um macarrão rapidinho na hora do aperto do almoço ou jantar. Mas isso não significa se contentar com uma refeição sem graça. Muito pelo contrário, como você pode ver nas receitas de massa do blog. O macarrão com molho de calabresa picante resgatou um clássico da cozinha improvisada, mas com toques de sabor e preparo cuidadoso. Não se preocupe, a receita ainda é  vapt-vupt. O segredo do sucesso é ter os ingredientes certos na despensa. Quer saber quais são?


Acredito bastante nesse que é o mantra de muitos cozinheiros famosos da atualidade: uma boa cozinha se faz com bons ingredientes. E isso não é necessariamente sinônimo de ingredientes caros. Um molho feito de tomates frescos é coisa deliciosa. Mas o bom é que as latas de tomate pelado estão aí para nos salvar.

Macarrão com molho de calabresa picante
(Rende 2 porções)

200 g de macarrão (água e sal para cozinhar)
1 xícara de linguiça calabresa picada
1 colher de sopa de cebola picada (usei roxa)
1/4 de xícara de vinho tinto
1 lata de tomate pelado (ou molho de tomate)
Pimenta calabresa
Azeite
Molho pesto de manjericão*

*Sempre que ponho a mão em manjericão fresco, acabo fazendo um pouco de pesto, pois é uma maneira de conservar as folhinhas por mais tempo. Fora que é gostoso que só, adoro. Assim, vira e mexe tenho um pouco na geladeira. Aqui no blog tem ESSA receita de pesto de rúcula, é só fazer igual usando manjericão.

Primeiro passo: coloque uma panela com 2 litros de água para ferver. Aguarde e confie. Em outra panela, frite a linguiça e a cebola em um fio de azeite. Acrescente o vinho e deixe evaporar um pouco. Esmigalhe os tomates da lata e coloque-os na panela junto com o suco. Junte um pouco mais de azeite e a pimenta, e deixe o molho apurar. Prove o sal e corrija se achar necessário, como a linguiça já é bem salgada, para meu paladar fica bom sem acrescentar mais nada de sal. Sabe aquela água que ficou fervendo? Jogue 1/2 colher de sopa de sal e coloque o macarrão. Siga as instruções da embalagem quanto ao tempo e vá provando. Quando estiver al dente, escorra a massa direto para a panela do molho - vou fazendo isso com uma escumadeira. Misture e sirva com o molho pesto por cima.



Se puder, se quiser, use um macarrão grano duro, um tipo que fica com consistência melhor depois de cozido. Pode ser o próprio rigatoni ou qualquer outro formato. Use uma linguiça calabresa de marca de boa qualidade ou, se for acessível, um embutido artesanal. Tem umas linguicinhas finas mineiras que são tudibão.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Macarrão com molho de calabresa picante.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

8 comentários:

  1. Só tenho uma palavra...excelente!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, essa receitinha salva bonito o almoço/jantar :) Beijos!

      Excluir
  2. Que delícia!!! tenho uma dúvida, por quanto tempo o molho pesto pode ficar guardado na geladeira??

    Abraços
    Poliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Poliana! Aqui em casa fica uma semana na geladeira, mas acho que ficaria até mais, é que acaba antes, rs. Se você quiser fazer em grande quantidade de uma vez só, é só colocar em potes de vidro esterilizados. Até o momento de abrir, dura uns três meses - recomendo deixar na geladeira também. Ainda dá para congelar também, aí dura ainda mais. Na hora de usar, é só deixar descongelar em temperatura ambiente :) Beijos!

      Excluir
  3. Pronto, vou ter que fazer. Arrasou.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Adoro massa rápida, mas essa ficou especial!
    bjss e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. obrigada querida por essa receita prática e saborosa vou fazer amanha para o almoço bjs
    e um otimo final de semana beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Fê, faça e depois me conta o que achou :) Beijos!

    Marta, as massas rápidas fazem o maior sucesso aqui em casa, sempre na correria, rs. Beijos!

    Cileni, e aí, o pessoal aprovou? Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...