verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Aromatizador de ambientes natural

sexta-feira, 15 de março de 2013

Aromatizador de ambientes natural


Essa é uma daquelas ideias simples e geniais que você encontra na internet. Assim que vi, fiquei com vontade de reproduzir em casa a ideia do aromatizador de ambientes natural. Mais do que uma boa ideia, é realmente fácil, charmoso demais, deixa um aroma bem gostoso e suave,  e pode - e deve - ser uma opção de reaproveitamento de um monte de coisas. Fiquei apaixonada pelo aromatizador de ambientes natural e acho que você também vai ficar. Acompanhe as instruções para fazer igual na sua casa.


Vi a foto desse aromatizador de ambientes natural no Facebook do O Móvel, da querida Jussara, que por sua vez havia compartilhado a ideia do The Yummy Life. A autora desse "faça você mesmo" (DIY) explica com detalhes como fazer, dá opções, sugestões e algumas combinações de fragrâncias. Recomendo a visita, deixo o link após a postagem. Acabei fazendo minha própria combinação, pois uma das sugestões - que para mim deve ser a regra - é usar ingredientes que estão começando a ficar "passados" para comer. A seguir, mostro como fiz o meu, indico algumas sugestões do Yummy e outras minhas, que observei na prática.

Aromatizador de ambientes natural
(Maçã, limão e alecrim - pote de 200 ml)

Material
1/4 de maçã em fatias finas
1 limão pequeno em rodelas
1 galho pequeno de alecrim fresco
Água para cobrir
1 pote de vidro
1 aparelho de fondue de cerâmica

Como fazer
Acomode a maçã, o limão e o alecrim no pote de vidro. Despeje sobre eles água quente (um pouco antes de ferver) - independente do método de aquecer, a água a colocar com as ervas é sempre quente. Acenda a velinha do aparelho de fondue e acomode o pote destampado em cima - com cuidado, o pote vai estar quente. Você também pode usar o pote de cerâmica que vem com o aparelho no lugar do pote de vidro. Pronto! à medida que for aquecendo, a fragrância do aromatizador de ambientes natural vai sendo liberada. Atenção: não deixe o aparelho aceso e vá passear, o conjunto precisa ficar sob monitoração, afinal, estamos lidando com fogo.






Reaproveite - nem coloco como sugestão, mas como regra usar ingredientes que iriam para o lixo. Sabe aquele pote de vidro de conserva que você lavou e guardou? É ele que você vai usar. Limões, laranjas, maçãs maduras demais, ficando passadas, vão para a mistura. Inclusive as cascas dessas mesmas frutas são ótimas para usar no aromatizador natural, prefira. Temperos vencidos perdem muito do sabor, mas ainda dão um cheirinho especial. O gengibre ressecado, que ficou tempo demais à espera de uma receita, também é perfeito para ser utilizado.

Combine - No meu caso, tinha uma maçã meio assim, assim. Achei que uns pedaços de maçã combinariam um leve adocicado ao cítrico do limão. Para fechar, o galhinho de alecrim garantiu um amadeirado muito de leve. Para meu olfato, gostei bastante da combinação, mas você pode usar outras:

Adocicados: maçã, extrato de baunilha, extrato de amêndoas.
Cítricos: laranjas, limões, tangerina, em rodelas ou a casca.
Amadeirados: grãos de pimenta do reino, canela em pau, folhas de louro, alecrim, manjericão, noz moscada.
Frescos: folhas de hortelã, folhas de eucalipto.
E outros, como pimentas várias, gengibre, anis-estrelado, cravo-da-índia...arrisque sua própria combinação!

O The Yummy Life sugere essas combinações: a) laranja, canela, cravo, pimenta da Jamaica e anis; b) limão alecrim e baunilha; c) limão siciliano, tomilho, hortelã e baunilha; d) limão, gengibre e extrato de amêndoas; e) folhas de pinho, folhas de louro e noz moscada.



Armazene - Segundo a autora, você pode colocar os ingredientes no pote, cobrir com água, tampar e manter na geladeira por 1 a 2 semanas. Também dá para congelar - por cerca de 1 mês, acredita ela - os potes tanto com água quanto sem água. Só se certifique que o pote usado aguenta o congelamento (alguns podem trincar).

Aqueça - Utilizei um aparelho de fondue de cerâmica, desses para chocolate que vêm com uma velinha. É uma opção charmosa para colocar à mesa ou em ambientes pequenos, porque ele não esquenta tanto e, quanto mais quente, mais o aroma se espalha. Aliás, essa suavidade do aroma foi um dos pontos altos do aromatizador natural, então para mim o aparelho fez bem o trabalho. No entanto, para aquecer, você pode recorrer a um aparelho de fondue mais robusto (deixe o pote de vidro lá dentro com um dedinho de água, em banho-maria, o fogo é mais quente para colocar o pote direto sobre a chama. Ou então coloque a mistura já na panela de fondue), a uma panela elétrica ou levar seus ingredientes a uma panela com água ao fogão. Diz se o princípio desse último não é o mesmo da dica para eliminar cheiro de fritura?



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: aromatizador de ambientes natural.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------------

Recomendo vivamente conferir a postagem original AQUI de The Yummy Life. As fotos estão bem bonitas e há mais imagens explicativas. Está em inglês, mas o Google Tradutor está aí para isso :)

13 comentários:

  1. Que idéia genial Adri! Vou experimentar!
    Adoro cheirinho na casa :)
    Bjos
    Tania Minatel

    ResponderExcluir
  2. Adorei e com a combinação que fez, deve ter a casinha com um aroma bem agradável!!!
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  3. otima ideia mas fogo, agua quente e mariana...axo q nao vai rolar!!kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Rs. Criança por perto, nem pensar, nem que seja uma criança calminha como a Mari #soquenão Rsss. Beijos!

      Excluir
  4. Ola....


    É minha primeira visita aqui... E me deparei com essa dica sensacional!!!

    Quero fazer hj já!!

    Adoro esses cheirinhos...
    Gravei e levei!


    Obrigada.

    Ps: qnd puder adoraria receber sua visita lá no meu blog
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda! Que bom que gostou da dica, experimenta que vai gostar :) Beijos!

      Excluir
  5. Meninas, fica um cheiro gostoso e suave, também adorei descobrir essa dica! Beijos, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. O pote de vidro não estoura com o calor do fogo? Já estourei vários desses potes esquentando papinha em banho maria, não sei se a temperatura é a mesma mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graziela. O calor do rechaud a vela desse aparelho de fondue que usei é bem fraquinho. De qualquer forma, tenho costume de esterilizar potes para conserva em água fervente e nunca estourei nenhum. Caso você utilize o processo do banho-maria para esquentar o aromatizante, coloque o pote antes da fervura (fogo baixo). O pote deve estar aberto, sem tampa, para não estourar e para poder liberar o aroma. Se os potes de papinha que você utiliza costumam estourar, recomendo não usá-los. Esse que usei é de geleia, tem a camada de vidro grossa. Bjs.

      Excluir
  7. Ola Adri, voce sabe me dizer onde encontro estes aparelho de fondue??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esse é um bem simples que comprei nas lojas americanas, mas já faz bastante tempo, é da marca Classic Home e foi bem barato :) bjs!

      Excluir
  8. Adorei a dica , fica um aromatizador natural e barato , com certeza vou fazer.
    Eu gostaria de saber quanto tempo dura esses ingredientes na água .

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...