verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pão de forma caseiro da Palmirinha

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pão de forma caseiro da Palmirinha


Já imaginou fazer pão caseiro sem sova, com apenas um descanso e preparando tudo no liquidificador (ou mexendo em uma tigela, como fiz)? A Palmirinha Onofre já tinha pensado nisso e tem entre suas receitas famosas esse pão de forma caseiro que é de uma facilidade que só vendo. Ou melhor, só fazendo. Para melhorar ainda mais a vida, fiz a substituição do fermento biológico fresco pelo seco, pois os pacotinhos podem ser guardados por mais tempo, mais garantido de você ter em casa.

O pão de forma caseiro da Palmirinha fica fofinho, uma delícia, tem sabor de pão feito em casa e é perfeito para o café da manhã ou para fazer sanduíche. Não leva nenhum ingrediente mirabolante, é tudo coisa simples. Não tem forma de bolo inglês? Faz na forma de bolo com furo, essa você tem. Essa receita é para deixar na porta da geladeira, tirando o tempo de descanso (apenas um descanso, minha gente!), você faz pá-pum.

Pão de forma caseiro da Palmirinha
(Rende 1 pão na forma de bolo inglês)

1/2 xícara de leite
1 ovo
1/4 de xícara de óleo
1/2 colher de sopa de fermento biológico (para pão) seco instantâneo*
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de sopa cheia de farelo de trigo (opcional)

*Esse é o fermento de pão seco, de pacotinho. Se for usar o fermento biológico fresco, utilize 1 tablete (15 g).

Em um recipiente, coloque o leite, o ovo, o óleo e o fermento, misture tudo muito bem com um fouet, até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar e o sal, misture novamente. Agora você vai trocar o fouet por uma colher de pau: coloque o farelo de trigo e depois vá colocando a farinha de trigo aos poucos, misturando com a colher. A massa fica com consistência mole, bem diferente da massa de pão. Fica como uma massa de bolo bem consistente. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada, cubra com saco plástico e coloque em um cantinho sem corrente de ar (coloco dentro do forno desligado do fogão), deixe crescer até dobrar de volume. Aqui, ficou 1 hora. Massa crescida, retire o plástico e leve ao forno preaquecido em temperatura média-baixa por 20 min. Depois, aumente a temperatura para média e deixe até dourar, aqui foram mais 10 minutos.


Como não usei o fermento biológico fresco, e sim o seco, misturei os líquidos à mão, com a ajuda de um fouet, e deu tudo certo. Se você for usar o fermento fresco, recomendo bater no liquidificador mesmo. Fiz metade da receita e rendeu um pão de tamanho "normal" encheu minha forma de bolo inglês. Uma receita inteira deve dar um pão gigante, para aquelas formas de bolo inglês maiores, penso eu.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: pão de forma caseiro da Palmirinha.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------------

A receita original é ESSA, quando a Palmirinha ensinou a fazer no programa dela no Bem Simples.

33 comentários:

  1. hummmmmmmm, que delícia Adri! Eu vi essa receita no programa da Palmirinha e já fiquei salivando... aliás, não posso ver pães que já fico assim! kkkkkkk
    Suas fotos e sua explicação estão impecáveis!
    Beijao! :)

    ResponderExcluir
  2. Senti o cheirinho daqui!!Ótima receita!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm dá até para imaginar o sabor, pão feito em casa é muito melhor, né...adoro fazer?! Sem contar que a sova ajuda a desestressar...rsrsrs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Adri,que delicia de pão ia bem uma fatia dessa com um pouco de geleia de pimenta que fiz hoje rsrsr bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  5. Pão caseiro é sempre mais gostoso né Dri? Gosto muito das receitas da Palmirinha, essa ainda não tinha visto, super pratica e deixou seu pão lindo, com uma textura super macia. Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Dri não cutuca! ontem achei que ia dar ferias a maquina mas pelo visto um pãozinho caseiro não é fácil de resistir.

    ResponderExcluir
  7. Carla, as receitas da Palmirinha são ótemas! Resultado sempre nota 10! Também adoro pães, quando vi esse sem sova fiquei toda animada. Adoro fazer pães, mas praticidade é meu ponto fraco! Rs. Beijo!

    Chica, uma delícia esse pão! O cheirinho dele assando...é mesmo irresistível :) Um beijo!

    Rachel, a sova ajuda mesmo a desestressar, mas esse pão é "no stress" em outro sentido: quase nada de trabalho, tão zen...rs. Beijos!

    Rosinha, com geleia de pimenta fica perfeito! Hummmm...beijos!

    Josy, essa receita é muito boa, o pão fica macio e com sabor ótimo :) Um beijo.

    Xiii, Teresa, já cutuquei! Volta com a máquina para a mesa de trabalho, mas para fazer outros pães, que esse aqui não precisa de máquina! É só misturar tudo na mão ou usar o liquidificador :) Beijos.

    ResponderExcluir
  8. adoroooooooooooooooooooooooooooooooooo a palmirinha



    ResponderExcluir
  9. Uma DELÍCIA...confesso que não resisto... feito por quem dedica seu tempo ensinando essa arte (PALMIRINHA)...seguindo direitinho a receita e colocando amor, fica mais gostoso ainda...desejo poder experimentar outras receitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla, as receitas da Palmirinha são maravilhosas, receitas caseiras e que são batata, dão certo! Com certeza, o amor não pode faltar :) Beijos!

      Excluir
  10. Bom dia!
    Você fez apenas meia receita, que é para ser assada em forma de bolo inglês, pequena. O pão de forma, e a receita inteira, é para ser assado em FORMA APROPRIADA , sendo o seu tamanho normal para este pão. Não se trata, portanto, de uma forma gigante, é normal. Sugiro que dobre a receita para que possam obter um pão de tamanho normal, mais apropriado para um sanduíche. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A forma de bolo inglês que tenho em casa é daquelas que compramos em lojas de departamento e até em supermercados, das mais comuns e que as pessoas costumam ter em casa. Prefiro utilizá-la como referência nas receitas para que todos possam fazer. Em lojas especializadas, há dessas formas de vários tamanhos, das mini até as bem grandes. Querendo um pão grande e mais alto, mais parecido com o formato do pão de forma industrializado, com certeza é só dobrar a receita e utilizar uma forma de bolo inglês maior. Abraço!

      Excluir
  11. boa tarde. Primeiramente, o seu site é um fofo e as receitas são ótimas. Agora a pergunta, já fez esta receita com uma parte de farinha integral? Acha que daria certo? Um beijo, Lidiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lidiane! Fico feliz que goste do blog :) Não costumo utilizar a farinha integral, geralmente uso farinha branca mais o farelo, mas acho que vc pode usar farinha integral em parte da quantidade - não sei se fica bom substituindo totalmente. Beijos.

      Excluir
  12. Muito boa essa receita!!
    Coloquei linhaça e gergelim e ficou "bótema"!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, que delícia esse pão integral caseiro! Vou seguir sua dica da próxima vez que fizer, adoro mastigar grãozinhos junto com o pão :) Beijos.

      Excluir
  13. Gente, fiz esse pão e ficou uma delicia! Substitui o leite por agua quente,usei o fermento em pacotinho, seco, até sobrou a metade. É uma maravilha, leve vai com qualquer acompanhamento, o único defeito é ter gosto de "quero mais"...Maria Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luiza, adorei saber que dá para usar água! Obrigada por vir compartilhar sua descoberta :) Amo as receitas da vovó Palmirinha, esse pão é mesmo maravilhoso! Beijos.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela receita! O meu pão ficou com cara de BOLO, rsrs, meio achatado, mas o gosto é de PÃO mesmo, bem fofinho! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Adorei sua descrição do pão, rs. Cara de bolo e gosto de pão... então deu super certo! Rsss. Que bom que gostou :) Beijos!

      Excluir
  16. ola, achei seu blog honte a noite. E hoje de manha fui correndo preparar esse pao ,com cara de bolo e sabor de bolo.Acho que a farinha aqui dos USA e muito diferente das vendidas ai no Brasil. Voce so fez 1/2 receita e eu tambem. Porem na hora de agregar a farinha ,so uma Xicara foi suficiente !! O pao cresceu bem,ficou macio e delicioso. meu marido Ken comeu quase todo o pao. Resultado,vou ter que fazer novamente. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adele! Que bom que o pão fez sucesso na sua casa! Ele é tão facinho que você vai querer fazer mais vezes :) As farinhas são mesmo diferentes, por aí os tipos são mais variados (cake flour, bread flour, all-pourpose flour), aqui geralmente só tem um tipo. Eu que agradeço por ter vindo contar como ficou :) Bjs!

      Excluir
  17. Ficou horrivel!!! Não cresceu...fiz igualzinho mas ficou péssimo!! Não recomendo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberta! Vários fatores podem levar o pão a não crescer, fermento velho - às vezes já trazemos do supermercado assim -, algo que inibiu a ação dele, tempo frio que demanda mais tempo de descanso... A receita é boa, vovó Palmirinha que o diga. Se eu fosse condenar toda receita que fiz 1 vez e não deu certo... muitas vezes o erro foi meu mesmo.

      Excluir
  18. Boa tarde Adri, será que eu conseguiria fazer ele recheado em formatos de bolinha....tipo pães de batata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina! Essa massa de pão fica mole demais para modelar, não vai dar certo. Aqui no blog tem uma receita de pão que não é tão prática como essa, pois precisa de sova, mas ainda assim é simples e fica ótima para fazer recheada: http://www.casacoisasesabores.com.br/2011/11/bicho-padeiro-massa-basica-para-pao.html
      Beijos!

      Excluir
  19. Boa tarde, fiz a receita e saiu maravilhoso! Massa leve e saborosa.
    Muito fácil e pratico de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Essa receita da vovó Palmirinha é boa demais. Fico feliz por ter apresentado essa receita para você :) Vai querer fazer muitas vezes, igual a mim rs. Beijos!

      Excluir
  20. Olá. A receita é MARAVILHOSA. Quando está muito frio, minha mãe me ensinou a colocar na boca do fogão e colocar no fogo baixo rapidinho. E cobrir com um pano branco. Da super certo. Bjs e parabéns....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Adorei a dica, só precisa ter cuidado com o pano no fogo, rs. Imagino que seja acender a chama um pouquinho, apagar e depois cobrir o pão. A forma aquecida ajuda a massa a crescer :) Que bom que gostou da receita! Aproveite bastante! Bjs

      Excluir
    2. Oi, Lu! Adorei a dica, só precisa ter cuidado com o pano no fogo, rs. Imagino que seja acender a chama um pouquinho, apagar e depois cobrir o pão. A forma aquecida ajuda a massa a crescer :) Que bom que gostou da receita! Aproveite bastante! Bjs

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...