verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Peixe (pescadinha) com vinho e laranja

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Peixe (pescadinha) com vinho e laranja


Peixe já é uma bem carne leve e saudável. Quer deixá-la ainda mais leve e fresca? Agregue a seu peixe o sabor da laranja e um toque de vinho, e segure para não sair voando: é muita leveza no seu prato. Você pode usar o tipo de peixe de que mais gostar, o ideal é que seja uma espécie de carne bem branquinha e sabor suave. Os ingredientes são muito básicos, mas o sabor é bem delicado. O visual é um caso à parte e, para ficar perfeito, só faltou a praia ao fundo.

Sim, descobri os cítricos nos últimos tempos. A verdade é que o preço de laranjas, limões e tangerinas andam bem convidativos e é difícil para mim não trazer uma boa porção dessas frutas, que andam lindas, para casa. Além de serem ótimos ingredientes de bolos e sobremesas, as frutas cítricas dão sabor a carnes mais leves, como peixes e aves. Receitas à parte, experimente deixar seu franguinho nadando alguns minutos no suco de laranja antes de grelhar e você já verá a diferença.


Peixe (pescadinha) com vinho e laranja
(Rende 3 porções)

3 pescadinhas inteiras e limpas*
1 laranja (para raspas, suco e rodelas)
1/2 cebola em rodelas
1/4 de xícara de vinho branco
Pimenta do reino branca
Sal
Azeite

Retire as raspas de metade da casca da laranja. Corte a outra metade da fruta em rodelas bem finas e retire o suco da metade da laranja da qual você raspou a casca. Reserve tudo (separado). Acomode o peixe em uma assadeira e regue-o com uma mistura de suco de laranja e vinho branco. Tempere o peixe com sal, pimenta e as raspas de laranja. Regue o peixe com um fio de azeite. Disponha as rodelas de laranja sobre os peixes e, por cima, coloque as rodelas de cebola. Cubra a assadeira com papel alumínio e deixe o peixe descansar por 20 min a 1 h (quanto mais, melhor). Leve a assadeira ao forno médio e, após 20 min de forno, retire a cobertura de alumínio. Deixe por mais 20 min no forno, aproximadamente, para dourar de leve e secar o líquido.

*A pescadinha é um peixe barato e muito saboroso, foi meu escolhido porque estava bem fresco. Você pode usar o tipo de peixe que quiser.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: peixe (pescadinha) com vinho e laranja.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

6 comentários:

  1. Parece delicioso!!!Ótima receita!!beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Sou super fã de uma pescadinha Adri e com laranja e vinho, que delicia. Ficou linda e douradinha do jeito que gosto. Beijinhos ótima semana miga

    ResponderExcluir
  3. Peixe com esse calor combina tão bem né?
    Adorei a receita com laranjas! Sempre acabo usando o bom e velho limão, mas vou ousar na próxima vez, pois parece delicioso :)
    Bjs
    Tania

    ResponderExcluir
  4. Adri minha amiga passei aqui só pra te falar que fiz uns cupcakes ontem e publiquei o decorador de bolos da Avon que vc me indicou. Menina do céu ele é uma mão na roda pra rechear cupcakes, vc já experimentou? Amei Adri, esse decorador foi um verdadeiro achado miga kkk.Bjos obrigada mais uma vez e qdo tiver mais uns auxiliares desses na cozinha, me avisa por que sou super fã de coisas práticas de usar, visto que sou uma negação para paciencia na cozinha kkkk. Bjoca e um excelente final de semana

    ResponderExcluir
  5. Chica, leve e gostoso (a vida não deveria ser assim, sempre? Rs). Beijos!

    Fê, peixe assado é tudo de bom! A laranja e o vinho deram aquele toque :) Beijo!

    Josy, em relação a peixes, tenho um gosto "de pobre" e um gosto "de rico" (haha), meus preferidos são sardinha e salmão! E a truta, que aprendi a gostar recente. Beijinho!

    Tania, o limão no peixe é um clássico! Peixe fresquinho, não precisa de nada além de sal e limão para ficar maravilhoso. Mas tente a ousadia da laranja, é um toque quase igual, mas diferente :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...