(Rende duas porções)
Massa
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher de sopa de fermento biológico seco
1/3 de xícara de água morna
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo*
Recheio (sugestão - não coloco quantidades porque aproveitei as sobras para a torta)
Peito de frango em cubos temperado com sal e pimenta
Gengibre ralado
Molho inglês
Tomate pelado (pedaços e suco - pode ser molho de tomate pronto)
Cenoura em rodelas
Abobrinha picada
Vinho tinto (cerca de 1 colher de sopa, coisa pouca)
*Usei uma farinha de trigo especial (Dona Benta reserva especial - e isso não é publicidade), pode ser que você precise de um pouco mais de farinha se usar a comum. Coloque farinha até a massa deixar de ficar grudenta.
Massa: em um recipiente, coloque o óleo, o azeite, o açúcar, o sal e o fermento, misture. Junte a água morna, misture novamente. Vá colocando a farinha aos poucos, até que a massa esteja desgrudando das mãos. sove um pouco a massa, apenas para que ela fique lisa.
Recheio: em uma panela ao fogo, doure os cubos de frango em um pouco de gordura (óleo, azeite, manteiga), junte o gengibre e o molho inglês, e deixe mais um pouco. Acrescente o tomate pelado com o suco e a cenoura. Quando a cenoura estiver mais macia, junte a abobrinha e o vinho tinto. Deixe apurar. O ideal é que o recheio fique bem "seco".
Montagem: abra a massa com um rolo ou com as mãos em formato de disco, coloque o recheio bem no centro (evite colocar o molho do recheio). Vire as bordas da massa para dentro, fazendo umas pregas e apertando a massa bem nesses pontos. Pincele com leite ou gema de ovo e leve ao forno médio (pré-aquecido) por cerca de 20 minutos.
Você pode - e deve - aproveitar sobras de carnes e legumes cozidos para utilizar como recheio dessa torta. Se quiser ralar um queijo parmesão ou muçarela por cima antes de levar ao forno, é capaz de ficar bem bom.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: torta rústica de frango e legumes.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este

Linda e deve ser ótima essa torta. Também não sou nada com medidas.Faço à olho,rsrs beijos,lindo fds,chica
ResponderExcluirFicou linda sua torta, Adri! Lembrei da galette , que tem esse formato.
ResponderExcluirBj e bom fim de semana,
Lylia
Gosto das receitas de reaproveitamento, principalmente na segunda-feira em que a geladeira está lotada de comida pronta. Tenho um lombinho que vou reservar para aproveitar na segunda :) Vou aproveitar também a sugestão de temperar com gengibre, mas não vou colocar cenouras, por que o danadinho do meu pequeno agora invocou com o legume. Já estou cá pensando nas possibilidades de uso de outro legume. Pensei em batata baroa, mas acho que será muito carboidrato.
ResponderExcluirDri, você tem alguma receita com feijão branco?
Bom fim de semana!! Beijus,
Chica, quem tem costume de cozinhar vai muito no "olho", mas vou confessar que às vezes me dou mal, rs. Beijos!
ResponderExcluirLylia, será que fiz uma galette e não estava sabendo? Rs. Bem, ficou boa de todo jeito :) Obrigada! Beijos!
Luma, a dica do gengibre é ótima para ensopados de carne e frango, virei fã, saio colocando em tudo, rs. Um chuchu vai bem no lugar da cenoura, ou mesmo a beringela, que combina bem com abobrinha :) Vixe, adoro, mas nunca fiz feijão branco (acho que nunca nem comprei, rs), marido não gosta. Mas vi uma receita num blog que acompanho que parece muito boa, olha só: http://www.cucinaartusiana.com/2012/08/feijao-branco-e-marlena-de-blasi.html Beijão!
Que tort linda!!!! Parabéns pela criatividade e pelas fotos. Bjs
ResponderExcluirObrigada, Roberta! Um beijo :)
Excluir