verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Falso pãozinho de ervas integral

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Falso pãozinho de ervas integral


O pãozinho pode até ser meio falso, mas a intenção é a melhor possível. Esse pãozinho de ervas integral não é feito com massa de pão, mas massa de bolo. Esqueça sova, descanso e fermento biológico, a praticidade é a mesma de se bater um bolinho. Misturando ingredientes integrais - para garantir o nutritivo da coisa - e ervas para dar sabor, essa receita faz a função do pão no café da manhã ou no lanche. Pode e deve ser consumido bem quentinho com um naco de manteiga derretendo por cima,

As ervas indicadas na receita são apenas uma sugestão, você pode usar as que estiverem disponíveis. Alho e cebola desidratada também podem entrar para dar sabor. Recomendo usar temperos secos, para que a durabilidade do pãozinho seja maior.


Falso pãozinho de ervas integral
(Rende cerca de 20 pãezinhos)

1 ovo
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farelo de trigo
2 colheres de sopa de aveia
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de sopa de linhaça em grãos
1 colher de café de sal
3/4 de xícara de leite
1 colher de café de cada erva: manjerona, manjericão, orégano e tomilho (todos secos)
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó (para bolos)

Bata - à mão ou na batedeira - o ovo, a manteiga, o azeite e o açúcar. Junte a farinha de trigo, o farelo de trigo, a aveia, a farinha de linhaça, a linhaça e o sal, misture. Junte o leite e misture bem*.  Acrescente as ervas e o fermente, apenas misture para ficar homogêneo. Coloque colheradas de massa em forminhas de empada untadas e enfarinhadas, leve ao forno médio-baixo (pré-aquecido) por cerca de 25 minutos.

*Talvez você precise de um pouco mais de leite, comece com essa quantidade e veja a consistência da massa, o ideal é que seja maleável, mas não líquida, deve demorar para escorregar da colher. Estou usando a farinha de trigo especial da Dona Benta e notei que ela se comporta um pouco diferente da farinha comum, por isso faço essa ressalva, pois nessa receita devo ter usado 1 xícara de leite.


Coloquei a massa dos pãezinhos em forminhas de papel para minicupcakes, com a ideia de não ter que lavar forminha a forminha depois. Usei o decorador de bolos (AQUI) para encher as forminhas, pois ficou bem mais prático do que usar a colher. O que parecia ser uma ideia muito boa não deu tão certo: as forminhas de papel acabaram ficando meio grudadas nos pãezinhos, não sei o motivo e, até descobrir, não recomendo.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

7 comentários:

  1. Hummm deu até pra sentir o cheirinho desse pãozinho.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, estou sentindo o cheirinho, que delícia.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. só não gosto falso gente, o resto sempre tem um aliado bom, kkkkk adorei a receita.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Adriana! Adoro essas receitinhas fáceis e saborosas!
    Manda uns pra cá :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  5. Ah, esses pãezinhos de falso não tem nada...rsss

    Ficaram sim, muito gostosos e a ideia de um bem quentinho com manteiga não me cairia mal não...

    Abraço,
    Parabéns pela delícia!

    ResponderExcluir
  6. Hummm adoro pãezinhos com ervas Adri, ficaram tão bonitinhos. Tenta colocar diretamente nas forminhas de cupcake untadas que com certeza não vão grudar. Provavelmente seja porisso. Gostei muito da receita, saudáveis, saborosos e nutritivos. Vc também está de dieta? Estou doida atrás do Tio Google pra fazer uma dieta de calorias, queria muito saber qtas calorias tenho que ingerir e pegar algumas receitas gostosas pra ajudar. Também tenho evitado doce, tudo que faço nem estou experimentando. É cruel né miga! Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Tamires, cheiroso, gostoso, fácil de fazer, integral...esse pãozinho é meio falso, mas é tudo de bom, rs. Beijos!

    Fê, não tem coisa melhor que cheirinho de bolo/pão assando! Beijos!

    Teresa, de pãozinho falso a gente até gosta, né? De resto, que a falsidade passe longe da gente, hehe. Beijo!

    Tania, até mandaria, se tivesse sobrado! Os dois monstrinhos aqui de casa (eu e marido) comeram tudo, hehe. Beijo!

    Renata, nem é tão difícil fingir que é pão, a manteiguinha então, ajuda que é uma beleza :) Beijos!

    Josy, morro de preguiça de lavar as formas de bolinhos, as minhas são separadas, tenho que lavar uma a uma. Aí fico tentando usar formas de papel para não sujar tanto, só que dessa vez me dei mal, hehe. Se você tiver a opção, o ideal é procurar uma nutricionista para montar a dieta para você, mas cortar aquelas coisas que a gente já sabe que não pode (fritura, gordura, açúcar) já ajuda muito :) Beijinho!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...