Bolo invertido de maçã e nozes
(Rende uma forma redonda de +/- 25 cm)
2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de açúcar
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de farinha de nozes*
1 xícara de leite
1 colher de chá de essência de nozes (opcional)
1 colher de sopa de fermento químico para bolo
Açúcar para caramelizar a forma
2 maçãs grandes
Suco de limão
*A farinha de nozes foi comprada em uma loja de artigos para festas, mas você pode comprar nozes inteiras e passá-las no processador.
Preparando as maçãs: descasque as maçãs, retire o miolo com as sementes e corte em fatias. Regue com suco de limão e reserve.
Preparando a forma: leve cerca de 1/2 xícara de açúcar ao fogo e deixe derreter até caramelizar. Você pode fazer isso em uma panelinha e depois caramelizar a forma do bolo ou pode derreter o açúcar direto dentro da forma. Para esse bolo foi usada a segunda técnica, mas foi mamãe quem fez para mim (sou bebê?).
Preparando o bolo: bata - à mão, como fiz, ou na batedeira - os ovos, a manteiga e o açúcar, até formar um creme liso. Junte a farinha de trigo, a farinha de nozes e misture bem. Acrescente o leite, a essência de nozes e misture bem novamente. Coloque o fermento e apenas misture até ficar homogêneo (não bata nessa hora).
Juntando tudo: na forma caramelizada, acomode as fatias de maçã no fundo. Espalhe a massa do bolo por cima, com cuidado para não retirar as fatias do lugar, e leve ao forno médio-baixo (pré-aquecido) por 40 a 50 minutos. Desenforme ainda quente (deixe amornar um pouco, mas não pode esfriar), passando uma faquinha nas laterais e colocando o prato de bolo em cima da forma. Tenha fé e determinação, e vire de uma vez. Se necessário, dê uns tapas no fundo da forma.
Quer ver 1001 dicas para não errar na hora de fazer bolos? Veja AQUI.
A fé era muita, mas talvez a determinação tenha sido pouca: algumas maçãs rebeldes ficaram grudadas na forma. Uma colher e elas foram transferidas para o lugar de onde nunca deveriam ter saído, o bolo!
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Hum... tem um pedaço para mim?
ResponderExcluirbjo
Adri querida adoro esse tipo de bolo, com abacaxi, maçãs ou bananas, sempre ficam deliciosos. Adorei seu comentário em relação a fé e determinação ao virar o prato, ja tentei de tudo e até promessa fiz, mas não tem jeito sempre alguma fruta fica grudada, o jeito é usar a colher como vc fez hehehe. Ficou linda miga. Bjocas ótima semana
ResponderExcluirAlém de lindo deve estar delicioso. Maçã e nozes combinam tão bem né? Manda um pedacinho aqui...
ResponderExcluirBjos :)
Tania
Adri querida, que delícia, que maravilha!
ResponderExcluirA gente poderia fazer assim: eu faço mosaico pra ti, e tu faz bolo pra mim! rsrsrsrs
Ia ser bom se a gente morasse perto, né?
Beijosssssssss
Vero
Fê, fiz esse bolo na casa da minha mãe, com todo mundo reunido. Adivinha se sobrou algum pedaço? Rs. Beijos!
ResponderExcluirJosy, a hora de virar esses bolos invertidos é um problema! Mas nada tão grave que uma colher não resolva, rs. Beijinho!
Tania, combinam muito! Sou suspeitíssima, adoro receita com maçã, caramelada então... Beijos!
Vero, tá fechado! Começamos quando? Hehehe. Beijão, querida!
Dica:Para nâo grudar,passe margarina no fundo da forma e forre com folha de alumínio e passe um pouco de manteiga na folha de alumínio e jogue a calda de caramelo e acomode as fatias de maçã no fundo. Espalhe a massa do bolo por cima.
ResponderExcluirObrigada pela dica! Gostei, é uma tática boa para que o topo do bolo saia inteiro :) Beijos.
Excluir