verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada enroladinho de beringela

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Salada enroladinho de beringela


Você pode picar beringela, tomate, temperar, misturar tudo e obter sua salada. Ou você pode dedicar alguns minutos a mais para apresentar esses mesmos sabores de um jeito mais diferente e bem cuidado. Afinal, não comemos primeiro com os olhos? Sem dúvida um prato bonito abre o apetite. Se estiver saboroso, pode considerar que seu intento gastronômico foi bem sucedido. A salada enroladinho de beringela é dessas coisas simples - mesmo quem não tem muita prática na cozinha consegue preparar - que ficam prontas rapidinho e deixam sua mesa mais bonita.


Salada enroladinho de beringela
(Rende duas porções)

1 beringela média
Cerca de 10 azeitonas sem caroço (ou descaroçadas)
1 tomate pequeno
1 colher de sopa de alcaparras
Manjericão seco
Sal
Azeite

Preparando a beringela: corte a beringela em fatias finas no sentido do comprimento. Uma mandolina (slicer) facilita muito essa tarefa, mas fui na faca mesmo e dá certo. A fatia só não pode ser fina demais para nãso "rasgar". Deixe as fatias de molho em água com vinagre por uns 10 min*. Escorra as fatias de beringela e leve-as para grelhar em frigideira ou grill, salpicando um pouco de sal. Reserve.
Corte o tomate em "palitos". Enrole cada fatia de beringela com um palito de tomate e uma azeitona, acomodando os rolinhos no prato com a emenda para baixo. Espalhe as alcaparras por cima. Tempere com manjericão e regue com azeite. Pode ser servido morninho ou frio. Uns pedaços de muçarela de búfala ou mesmo um parmesão ralado por cima cairiam muito bem, mas aqui estamos em dieta de laticínios.

*Uso o molho no vinagre para tirar o amargor da beringela, mas isso acaba "encharcando" um pouco o vegetal. Dou uma espremida com as mãos quando tiro do molho e sempre faço a beringela assim. Há o truque de "besuntar" sal nas fatias (enxaguando depois) para conseguir o mesmo objetivo, mas acho que fica salgado demais depois para meu paladar.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: salada enroladinho de beringela.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

5 comentários:

  1. Adri,

    Essa sua saladinha é muuuuito italiana.
    Adorei!

    Super beijo.
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  2. Que delicia, adoro esse tipo de prato Adri, podemos varias os recheios, e ese com tomate fica delicioso. Adorei a sugestão, ótima refeição para a minha Segunda Sem Carne.Beijinhos. ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Apetitosa!! A primeira coisa que observei na salada foram as fatias de berinjelas que não escureceram. Será obra do vinagre? Numa refeição, não preciso de mais nada que essa salada e um pãozinho. Pode ser italiano, pode ser francês... acho que fiquei com fome.
    O sal eu uso para cozinhar naturalmente legumes, pois ele dá uma "queimada". Os pescadores antigos faziam isso com os peixes, assim que pescavam, para manter a temperatura e dar uma pré-cozida, já que o tempo que iam ficar em alto mar poderia estragar os peixes in natura.
    Por exemplo, quando faço salada com abobrinhas, corto em filetes e coloco em um escorredor, por cima coloco sal grosso. Deixo um tempo até a água escorrer - ela desidrata enquanto cozinha. Na verdade, o sal queima e por isso dizemos que ele cozinha. Daí basta passar em água corrente e usar na salada.
    Ah, tem uma coisa muito gostosa que faço! Pico bastante cebola em rodelas, macero com sal grosso, até retirar toda a água. Passo em água filtrada e coloco dentro de potes de conserva esterelizados. Completo com azeite e oregano desidratado. Pode deixar na geladeira e ir usando em saladas, mas se for usar no dia, faz com antecedência. É um bom acompanhante para pãezinhos no churrasco e, nessa receita que postou, eu colocaria as rodelas de cebola por cima :) O bom dessa cebola é que não provoca mau hálito!!
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica, Adri. Saladinha light, deliciosa e com uma apresentação linda. Já anotei.

    ResponderExcluir
  5. Carla, acho que a beringela acaba "pedindo" esses toques mais italianos! Uma beringela sem tomate fica muito tristinha, coitada, rs. Beijo!

    Josy, em vez da beringela, podia ser sua abobrinha nessa salada! Fica mais a ideia, os ingredientes podem ser vários :) Beijoca!

    Luma, não como cebola, mas o marido gosta. Adorei a sua dica da conserva de cebola! Vou tentar fazer! Realmente o vinagre, que é ácido, deve ter ajudado a deixar a beringela branquinha. Não gosto muito de usar sal para "secar" os legumes, pois sou chatinha para comida salgada, meu paladar é para menos sal. Mas vou abrir exceção para a cebola! Beijos!

    Monica, ando numa vibe light ultimamente, rs. A beringela tem muita fibra e sacia bem, é uma salada bem boa como refeição :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...